Porque existe essa variação dos juros entre os bancos nas mesmas linhas de crédito? Já vimos aqui no blog da Emprestimofacil.com que existe uma taxa máxima determinada pelo Banco Central.

Por exemplo, hoje o juros máximo de um empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS é de 2,08% ao mês, para os servidores públicos as taxas variam de acordo com o órgão, municipal, estadual ou federal.

Então voltamos a dúvida, porque um banco tem juros mais baixos? Vamos descobrir esses motivos ao longo do nosso texto.

Navegue pelo nosso índice:

Taxa máxima no crédito consignado

O empréstimo consignado para beneficiários do INSS são limitados pelo Banco Central e as Instituições Financeiras não podem praticar taxas acima de 2,08%. Mas podem aplicar taxas menores!

Isso é que os bancos fazem, variam a taxa entre 1,90% a.m. até o teto máximo. Alguns correspondentes bancários ainda tentam uma taxa menor, de acordo com o seu perfil e valor que estiver realizando.

Lembramos que a variação dos juros e a taxa máxima vão depender do seu órgão também. Cada convênio possui o seu próprio limite.

Os Bancos públicos também são importantes nesse processo, acompanhe a seguir.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Variação dos juros do empréstimo consignado entre os Bancos

Variação dos juros e os bancos públicos

Na guerra dos juros, as instituições financeiras públicas (o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal) são extremamente importantes para puxar as taxas para baixo.

O governo utiliza esses bancos exatamente pra isso, eles forçam as instituições privadas a reduzirem os juros para não deixarem de realizar as propostas.

Cada banco reduz as suas taxas de acordo com suas regras e políticas. Vamos conhecer mais abaixo.

Política de crédito

As normas dos bancos influenciam diretamente na variação dos juros. Onde cada instituição escolhe as suas regras.

Para determinados convênios, o banco pode utilizar a taxa máxima permitida pelo governo. Já para outros, pode colocar os juros bem mais baixos. Tudo vai depender do banco, qual órgão e produto desejam focar.

Outro fator que vai influenciar na variação dos juros é a margem que você possui. No próximo tópico falamos sobre isso.

Banner Simule seu cartão consignado! - post Variação dos juros do empréstimo consignado entre os Bancos

Influência da margem consignável e da margem de segurança

A margem consignável é única para todos os bancos!

Quem determina o percentual do seu salário/benefício que pode ser comprometido para operações de crédito consignado ou cartão de crédito consignado é o governo. Ele determina essa taxa para controle de gastos dos tomadores de empréstimos, isto porque quanto mais ele se compromete em empréstimos, menor será a sua renda para consumo.

Ela não vai interferir na variação dos juros entre os bancos, interfere somente no valor máximo que será liberado para você.

Saiba aqui outras curiosidades a respeito da sua margem consignável e aqui como ela pode interferir no seu empréstimo consignado!

A margem de segurança, também não vai variar a taxa de juros. Ela vai interferir direto no valor liberado, já que cada banco utiliza uma percentual ou valor de segurança. O valor dela é determinado pela política de cada instituição.

E como escolher a melhor proposta ou a de menores juros?

Escolha a melhor proposta!

Enquanto os bancos brigam entre taxas de juros e valores liberados, a gente mostra todos os detalhes em apenas uma simulação! Para isso, basta acessar a uConecte e realizar o seu cadastro.

Além de informa a taxa de juros dos bancos, o nosso simulador indica a agilidade e a facilidade do processo de cada um, com comentários de outras pessoas que realizaram operações naqueles bancos.

Também destacamos as propostas que são 100% online, onde você faz todo o processo pela internet.

SIMULE AGORA

Variação dos juros do empréstimo consignado entre os Bancos
5 (100%) 1 voto[s]

Baixe Materiais GratuitosPowered by Rock Convert

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

2 Comments

Avatar

Gaspar Fernando Teixeira Lopes · 11 março, 2019 às 17:18

Fazer portabilidade do meu empréstimo consignado para juros menores

    Saulo Domingos

    Saulo Domingos · 12 março, 2019 às 14:33

    Olá Gaspar, infelizmente no momento não estamos realizando a portabilidade, somente o empréstimo consignado novo, refinanciamento e cartão de crédito consignado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Federal

Aprenda a tirar o Informe de Rendimentos para o IR 2019 pelo SIGEPE

A Declaração do Imposto de Renda (IR) 2019 já está disponível ao cidadão. Se você é Servidor Público Federal, pode emitir seu Informe de Rendimentos para o IR 2019 pelo SIGEPE. Todo ano a Receita Leia mais…

Empréstimo Consignado

Regras Para Empréstimo do INSS – O que Mudou e o que Continua Igual?

Em abril de 2019 entrou em vigor a Instrução Normativa 100. Saiba se as regras para empréstimo do INSS mudaram ou se elas permaneceram as mesmas!

Federal

SIGEPE Mobile – O que é, Como Acessar e Como Atualizar

Saiba o que é o SIGEPE Mobile e como atualizar o aplicativo para fazer a consulta da prévia do seu contracheque, margem consignável, férias e muito mais. O SIGEPE – Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos Leia mais…