Como é feito o pagamento das parcelas do seu empréstimo consignado?

Muitas pessoas realizam o empréstimo consignado, mas ficam com a seguinte dúvida: “Como será o pagamento das parcelas?” A Emprestimofacil.com aproveita o Blog para tirar essa dúvida e explicar um pouco mais sobre o pagamento da operação.

Primeiramente, você deve estar ciente que, ao assinar o contrato de um empréstimo consignado você se compromete a pagar o valor total da operação, mais os juros informado nele.

A forma de pagamento

Os descontos acontecem direto na sua folha de pagamento e é feito mensalmente. Todas as parcelas são fixas, ou seja, o mesmo valor é descontado mensalmente da sua folha de pagamento durante o prazo escolhido do empréstimo.

Lembre-se! Essas informações básicas sempre devem aparecer no seu contrato como: valor da parcela, prazo e juros, além do valor líquido que será liberado para você.

Veja aqui nosso post sobre taxa de juros do consignado e também sobre os seus direitos ao contratar um empréstimo consignado.

Simule, compare e contrate seu empréstimo consignado online!

Mas se sua margem diminuir o que acontece com sua parcela?

Como já informamos em um post anterior, o valor da sua margem consignável pode variar.

Verifique aqui o texto que explicamos detalhadamente sobre o assunto.

Se sua margem consignável diminuir, o banco “PODE” (nem todos aceitam) readequar a parcela à sua nova margem. Fazendo isso, provavelmente irá aumentar o prazo do seu contrato, até que todo o saldo devedor seja quitado.

Se acontecer da sua margem reduzir tanto e impossibilitar o desconto, o ideal é que entre em contato o quanto antes com o banco que realizou o empréstimo. Dessa forma, o pagamento das parcelas devem ser feitos através do boleto bancário ou débito em conta (claro que será em uma conta que você é o titular).

Importante lembrar!!!

Como qualquer outra conta, você deve pagar as parcelas em dia e se não realizar o pagamento, o banco irá cobrar encargos dos valores em atraso.

Além da multa, que vai variar de banco pra banco, o seu nome pode acabar “sujo” parando no SPC ou Serasa. Também pode (provavelmente) ser gerada uma restrição na instituição bancária que estiver em atraso. Isso certamente vai te atrapalhar para solicitações de novos empréstimos.

Dicas

Para não chegar ao ponto de ficar sem margem e ter que pagar as parcelas diretamente ao banco, correndo o risco de atrasá-las, vamos listar algumas dicas para você.

  • Quanto paga de empréstimo? Saiba os valores que são descontados em seu recebimento e tenha o controle deles. Caso altere algum desconto, procure saber o o que ocorreu.
  • Quantos descontos tem? Acompanhe sempre a quantidade de descontos ao receber seu salário.
  • Qual o valor bruto da sua margem consignável? Sabendo o valor dela, você consegue identificar qual valor máximo pode manter descontado do seu recebimento.
  • Tem pedido de empréstimo em andamento? Aguarde o final do processo da operação que está em andamento no banco, seja ela um novo empréstimo, refinanciamento ou mesmo uma portabilidade de crédito.
  • O empréstimo que cabe no seu orçamento! O mais importante é saber se o desconto cabe no seu orçamento, independente da sua margem consignável.

Veja aqui outras dicas para te auxiliar no momento de contratar o seu empréstimo consignado.

Esperamos que esse texto seja esclarecedor para você! Caso tenha mais dúvidas sobre esse ou outros assuntos, podem entrar em contato conosco. A Emprestimofacil.com + uConecte está à disposição para auxiliá-los.

SIMULE AGORA

 


Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

2 Comments

Avatar

Fatimacarvalho · 14 março, 2018 às 7:59

Oi bom dia meu nome é Fátima queria fazer um empréstimo mas só que eu não trabalho de carteira assinada trabalho avulso meu telefone é 98533-0619

    emprestimofacil.com

    emprestimofacil.com · 14 março, 2018 às 10:10

    Oi Fátima, acesse a uConecte e cadastre o seu perfil como Autônomo. Depois faça uma simulação, que deverá aparecer as oportunidades dos nossos parceiros para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Dicas

Pagamento das parcelas do empréstimo consignado está suspenso?

Este período de quarentena e afastamento social deixou quase todos preocupados. E como se só isso não bastasse, ainda existem várias informações que mudam de um dia para o outro. Trazendo para o lado do Leia mais…

Empréstimo Consignado

Refinanciamento de empréstimo consignado, como ser aprovado?

O refinanciamento do empréstimo consignado em folha é uma das modalidades de crédito disponíveis para beneficiários do INSS e servidores públicos. Vamos listar nos próximos tópicos como proceder para que a sua proposta tenha mais Leia mais…

Dicas

Fluxo de contratação do empréstimo do SIAPE

O fluxo de contratação do empréstimo do Servidor Siape alterou no início do mês de março. Então, se você é servidor federal, aposentado ou pensionista do Siape e quer realizar uma nova operação, mas ainda Leia mais…