Muito se fala sobre as taxas do empréstimo consignado, ditos como os juros mais baixos para empréstimo de pessoa física. Além disso, os prazos de pagamento também são bem vantajosos, mas por que será que as taxas são baixas?

Hoje no blog da Emprestimofacil.com vamos listar 5 motivos que fazem os juros serem mais baixos.

Acompanhe no nosso índice e vá direto ao assunto de interesse.

Juros mais baixos, através da taxa máxima

O primeiro motivo que destacamos que ajuda a segurar a taxa de juros do crédito consignado é o teto estipulado pelo governo. Hoje, de acordo com o Banco Central, a taxa de juros para o empréstimo consignado não podem ultrapassar 2,14% a.m.

No caso do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, o governo limitou o juros menor que os demais, ficando em 2,08 ao mês.

Saiba aqui sobre as siglas utilizadas pelos bancos.

No site do banco Central você confere os juros de todos os bancos. Veja aqui!

Este é apenas o primeiro, ainda temos outras 4 motivos, acompanhe o nosso texto.

Desconto direto no seu recebimento

O segundo motivo é sobre os descontos das parcelas, como são feitos os pagamentos dos empréstimos consignados.

Descontado direto no seu recebimento (benefício ou contracheque), o Banco tem a segurança que as parcelas serão pagas. O beneficiário ou servidor público no momento da contratação do empréstimo, já está ciente que todo mês terá aquele desconto e que receberá o salário, menos o valor da parcela.

Se o pagamento é feito direto no seu recebimento não existe inadimplência, correto? Infelizmente, não! Existe inadimplência sim. Mesmo que sejam mais baixas que o normal.

Saiba mais sobre o assunto no próximo tópico.

Baixa inadimplência no consignado

Mesmo descontando no recebimento do aposentado, pensionista ou servidor público, ainda assim pode acontecer o não pagamento de parcelas. Mas isso diminui muito a inadimplência do consignado. Por isso as taxas são bem mais baixas se compararmos com outras modalidades de crédito, como o crédito rotativo ou o empréstimo pessoal por exemplo.

Veja aqui o nosso post onde comparamos várias taxas.

A inadimplência acontece em alguns casos específicos, os mais comuns são:

  • Redução do salário/benefício, logo redução da sua margem consignável.
  • Novo desconto no recebimento (como desconto de Pensão Alimentícia).

Mesmo em caso de falecimento do titular, o empréstimo é segurado, ou seja, o banco recebe o valor da seguradora. Dessa forma é possível ter os juros mais baixos, pois dificilmente o banco terá prejuízo nessa operação.

Mas não é só isso que permite a operação ter as taxas baixas, veja as duas últimas razões a seguir.

Concorrência entre os bancos

Nada melhor do que pagar a menor taxa para o banco e com o menor índice de juros. No mercado de empréstimo consignado, existe a taxa máxima, mas não temos a taxa mínima. Ou seja, as instituições financeiras podem colocar os juros que decidirem, claro que respeitando o teto.

E por que isso é bom? Porque os bancos e os correspondentes bancários, querem que você contrate o empréstimo com eles. Dessa forma reduzem ao máximo suas taxas e facilitam a contratação da sua operação.

Na uConecte por exemplo, facilitamos ainda mais para você, pois aqui é possível simular o empréstimo em vários bancos ao mesmo tempo e ainda fazer a contratação de forma digital, 100% online.

Veja o nosso post sobre o nosso simulador aqui, e sobre o empréstimo consignado online!

Nosso último motivo é a segurança no processo. Acompanhe o próximo tópico.

Segurança na operação

Crédito na conta do titular! Essa é a principal ferramenta que dá segurança no empréstimo consignado, mas não é a única!

Veja a mais recente aqui!

Os bancos utilizam de mesas de análise. É necessário que elas sejam extremamente rigorosas, para assim evitarem fraudes. Verificam todos os documentos, comprovantes de endereços, contratos assinados, dados bancários e se acharem necessário ainda te ligam. Tudo para que não realizem um empréstimo sem o consentimento do titular. Esses procedimentos, também são realizados pela equipe da Emprestimofacil.com, dessa forma, a uConecte é plataforma confiável!

Com toda essa segurança, os bancos conseguem reduzir ainda mais os juros, pois sabem que a proposta procede e que não terá problema para receber o pagamento dela.

Simule conosco! Aproveite taxas baixas

Você já aprendeu o porquê do empréstimo consignado ter os juros mais baixos, então aproveite para simular uma operação na uConecte. Verifique também as possibilidades de realizar um refinanciamento ou um cartão de crédito.

Se ainda não possui conta conosco, acesse aqui e faça o seu cadastro. Já somos quase 200 mil pessoas!

SIMULE AGORA


Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Dicas

Empréstimo consignado indevido, saiba o que fazer!

Nada mais chato que olhar o seu benefício e ver que tem um desconto de um contrato de empréstimo consignado indevido. Na hora ficamos extremamente chateados, achamos um absurdo, de como o banco pode descontar Leia mais…

Crédito Consignado

Como calcular margem para empréstimo consignado?

Um dúvida bem comum entre os servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS é como calcular a margem para empréstimo? Já sabemos que o crédito consignado é uma das opções de mercado com menores taxas Leia mais…

Empréstimo Consignado

Aposentado por invalidez pode fazer empréstimo consignado inss?

Desde 2016, muitos benefícios começaram a ser revistos pelo governo. O aposentado por invalidez é um dos alvos nessa revisão. Dessa forma, muitas pessoas acabaram perdendo o valor da aposentadoria e tiveram que voltar ao Leia mais…