Sempre que há uma dificuldade financeira, é preciso solicitar um crédito com as instituições financeiras para pagar dívidas e equilibrar as contas. Mas quando essa “tempestade” passar, você pode ficar sem saber como quitar o empréstimo. É aí que vamos te ajudar! No nosso texto vamos focar na opção do crédito consignado.

O empréstimo consignado possui uma das menores taxas de juros e um prazo bem interessante, podendo variar até 72 X para beneficiários do INSS, e até 96 X para os servidores públicos.

Mas, vamos voltar ao assunto do nosso texto, como quitar o empréstimo? Será que vale a pena? Vamos analisar isto nos próximos tópicos.

É possível quitar o empréstimo consignado?

Ao realizar o empréstimo consignado, independente do prazo que realizou, algumas pessoas pensam que é necessário manter a dívida durante todo o período. Tendo as parcelas descontadas todos os meses até a última. Porém, o que muitos não sabem, é que é possível pagar adiantado as últimas parcelas e até mesmo quitar todo o empréstimo antes do fim dele.

Mas, por desconhecimento, surge àquela dúvida, vale a pena? Uma vez os empréstimos consignados possuem uma das menores taxas de juros do mercado. Iremos conferir isto no próximo tópico.

Será que vale a pena quitar antecipadamente o empréstimo consignado?

A resposta dessa pergunta, vai depender de sua própria condição financeira. Se você tem outras dívidas com as taxas de juros mais altas, é melhor dar a preferência para essas dívidas, quanto antes quitá-las, melhor. Deixa o seu empréstimo consignado para quitar em um segundo momento.

Para aqueles que estão com suas contas em dia sem dívidas, com certeza vale a pena pagar o consignado! Ou apenas adiantar as últimas parcelas do seu contrato. Pagar antecipadamente o seu crédito consignado fará com que o valor da sua divida reduza, portanto, pagará menos por isto.

Há também aquelas pessoas que precisam da liberação da margem consignável para solicitar outro empréstimo, por exemplo. Nestes casos, também vale a pena, principalmente se o novo empréstimo possuir uma taxa menor que o atual.

Veja aqui o nosso texto exclusivo onde falamos mais sobre esse assunto!

A seguir, vamos apresentar um método que é utilizado para a antecipação das parcelas do seu consignado.

Como funciona o cálculo para quitar o empréstimo consignado?

Para efetuar o cálculo da quitação antecipada do seu empréstimo consignado, é preciso observar algumas variáveis, tais como:

  • Número de parcelas que ainda faltam pagar.
  • Taxa de juros utilizados no contrato.
  • Valor da prestação do seu empréstimo.
  • Dia do vencimento das prestações.
  • Data de interesse para quitar o consignado.

Conseguindo todas estas informações, é possível utilizar ferramentas disponibilizadas pelos PROCONS regionais e Ministério Público. É possível acessar uma destas ferramentas por exemplo no site do Ministério Público de Santa Catarina, veja aqui.

Depois de calcular o desconto para quitação antecipada e ter uma ideia do valor aproximado, será preciso seguir os procedimentos para realizar esse pagamento. No próximo tópico vamos te orientar com um passo a passo.

Quais os passos para o pagamento antecipado?

Para liquidar o empréstimo consignado, você primeiramente deve saber se será pago parte do valor ou o total. Vale lembrar que é um direito do consumidor, prevista pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), o direito de antecipar seus respectivos empréstimos realizados nas instituições financeiras.

Para iniciar o processo de quitação do seu empréstimo consignado, será preciso acionar a Instituição Financeira de origem, aquela que liberou o dinheiro para você e todo mês desconta a parcela do seu salário, lembramos que a uConecte é um correspondente bancário. Através deste contato, eles irão aplicar o desconto pela antecipação do seu contrato. O processo de quitação poderá acontecer através de boleto bancário ou até mesmo débito em conta, a depender de cada instituição. Para ambos, o banco irá debitar ou gerar boleto com a data de vencimento que foi acordada entre as partes e com o desconto proporcional dos juros referente as parcelas que ainda iriam ser pagas.

Se houver interesse em quitar o empréstimo para realizar um novo, é interessante avaliar a possibilidade de realizar um refinanciamento ou mesmo a portabilidade. Com essa operação, a proposta retornará para a primeira parcela e liberar um valor para você.

Simule e contrate seu empréstimo

Agora você já sabe que há possibilidade de antecipar as parcelas de seu contrato e qual o melhor momento para fazer. Agora, se você tiver alguma dificuldade financeira, e precisar de crédito, conte com a gente!

É muito simples, você realiza o cadastro na uConecte, faz a sua simulação, compara as propostas disponíveis, contrata e ainda acompanha todo o processo dentro, tudo online, 100% digital! Lembramos que além do empréstimo consignado, temos a opção do cartão de crédito e empréstimo pessoal.

SIMULE AGORA

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Dicas

Viva tranquilamente com a sua aposentadoria. Veja 3 dicas!

Todos querem ter uma vida financeira sem grandes sustos, por isso, separamos hoje 3 dicas para você que já é aposentado, viva tranquilamente com a sua aposentadoria. Mas sabemos que as contas nunca param. Muitas Leia mais…

Dicas

Planejamento para solicitar um empréstimo! Veja o que você deve fazer

Toda operação financeira deve ser bem pensada para tomar a decisão correta! Isso não deve ser diferente no momento de contratar um crédito consignado. Para te ajudar nesse momento, vamos falar sobre o planejamento para Leia mais…

Dicas

Cédula de Crédito Bancário, você sabe o que é isso?

Muitos beneficiários do INSS ao realizarem um empréstimo consignado acabam recebendo várias orientações dos correspondentes, pedindo para assinarem o contrato. Alguns dizem apenas para assinar a Cédula de Crédito Bancário, mas não explicam para as Leia mais…