Acredito que todos que acessam o blog da Emprestimofacil.com já sabem (ou pelo menos conhece um pouco) sobre o empréstimo consignado e o cartão de crédito consignado. Já falamos também sobre margem consignável e margem de segurança, cuidados na contratação de linhas de crédito, taxa de juros e sobre o custo efetivo total. Hoje o assunto é o prazo máximo do crédito consignado.

O empréstimo consignado é aquele que as suas parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários do INSS ou dos servidores públicos.

Vamos descobrir as vantagens e desvantagens de contratar o empréstimo no prazo mais longo e no mais curto. Quais são os prazos máximos dos órgãos e como a idade pode interferir na contratação.

Utilize o Menu abaixo para ir direto na sua dúvida:

Conheça as vantagens do prazo máximo

Quando realizar uma simulação na uConecte, você deve informar o prazo que deseja realizar e analisar qual situação é melhor. Mas então, realizar um empréstimo consignado no prazo máximo é melhor? Ou em um prazo menor é mais vantajoso?

Para te ajudar a tomar essa decisão, vamos citar 5 vantagens e 5 desvantagens do prazo máximo.

Vantagens:

  1. A sua margem consignável irá liberar um valor maior no prazo mais longo;
  2. Para um mesmo valor liberado, a parcela será menor no prazo mais longo se comparado ao prazo mais curto;
  3. No prazo máximo, a sua margem consignável comprometida será menor (caso não utilize o valor total dela), ficando um valor disponível para uma nova operação de crédito, caso seja necessário.
  4. No prazo maior, é possível que consiga uma taxa de juros inferior a contratada nos prazos inferiores.
  5. No prazo máximo, talvez seja o único que você consiga pegar o valor desejado.

Desvantagens:

  1. No prazo máximo, o valor a pagar de juros é um pouco mais alto que no prazo menor, já que a instituição financeira percebe o risco menor do valor emprestado em menos parcelas;
  2. A sua idade irá limitar a quantidade de parcelas que pode realizar;
  3. Você também leva mais tempo para quitar esta dívida.
  4. No prazo máximo irá demorar a realizar o refinanciamento, pois é preciso que tenha aproximadamente 30 % do empréstimo pago para realizar essa operação. No prazo menor você pode refinanciar aumentando a quantidade de parcelas.
  5. Também terá dificuldades em trocar dívida de um banco para outro (fazer portabilidade). Quando o contrato original possui prazo longo, o valor liberado é menor, ou as vezes nem se consegue realizar a operação pelo saldo devedor estar alto.

Você já conhece algumas vantagens e desvantagens do prazo máximo, agora vamos destacar o INSS e seus prazos. Siga no próximo tópico.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Prazo máximo | Saiba quantas parcelas pode realizar no consignado

Prazo máximo e mínimo do INSS

Praticamente todos os aposentados e pensionistas do INSS já sabem que o prazo máximo do empréstimo consignado são 72 parcelas. Todos os bancos utilizam essa regra.

Hoje na uConecte, temos o menor prazo de 6 parcelas (dependendo da idade do beneficiário). Ao contrário do máximo que é definido pelo governo, o prazo mínimo vai variar de cada banco. Para o mínimo temos o banco Cetelem que realiza em 6 parcelas, e outros que o menor prazo são 12 meses. Em outros casos, há também por exemplo o banco Safra, que possui apenas o prazo de 72 parcelas.

Tudo bem, esses prazos são para o INSS, vamos descobrir abaixo como funciona para os outros órgãos.

Prazos do Siape e outros órgãos

Assim como no INSS, os prazos máximos dos demais órgãos são limitados pelo governo, mas o mínimo é definido pelos Bancos.

No Siape (Servidores Federais) temos o maior prazo do consignado, 96 meses (ou 8 anos). Os demais órgãos vão variar de acordo com o banco, sendo o prazo mais comum de 72 parcelas.

Destacamos que para todos os produtos, a idade vai interferir diretamente na proposta, saiba mais a seguir.

Banner Simule seu cartão consignado! - post Prazo máximo | Saiba quantas parcelas pode realizar no consignado

Simule conosco

Já aprendeu sobre o prazo máximo, aproveite agora e faça uma simulação na uConecte. Você escolhe o prazo que deseja simular e a nossa equipe oferece todos os valores e bancos disponíveis para a sua contratação.

Toda a contratação é feita através da internet, de maneira cômoda e fácil.

SIMULE AGORA

Prazo máximo | Saiba quantas parcelas pode realizar no consignado
5 (100%) 2 votos

Fique por dentro das novidades!


Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

4 Comments

Nilva Mendes De Oliveira Diva · 29 novembro, 2018 às 16:03

Saulo Domingos o cartão de crédito consignado pagando só o mínimo em Folha exite um tempo que o cartão é seja quitado?

    Saulo Domingos · 29 novembro, 2018 às 17:37

    Olá Nilva! Se deixar apenas o desconto do valor mínimo, o cartão de crédito consignado será quitado sim. Se você for aposentada ou pensionista do INSS, ele será quitado no máximo em 72 parcelas. Se tiver sacado somente parte do limite, provavelmente o saldo devedor será quitado bem antes desse prazo.

Marisa · 18 novembro, 2018 às 9:33

Tenho empréstimo já mas tem um terminando ,posso fazer uma portabilidade dele Só falta 9 parrcelas

    Saulo Domingos · 19 novembro, 2018 às 14:41

    Olá Marisa, sugiro que faça uma simulação de refinanciamento antes. As propostas de portabilidade demora muito.

Deixe seu comentário!

Posts Relacionados

Empréstimo Consignado

FGTS como garantia para empréstimo consignado | Saiba mais!

Em dezembro de 2003 foi criada a lei do empréstimo consignado. Desde então, os aposentados, pensionistas, servidores públicos e também funcionários contratados no regime CLT podem solicitar esse tipo de crédito (ainda não vinculado ao… Continue lendo FGTS como garantia para empréstimo consignado | Saiba mais!

crédito consignado

Juros mais baixos | 5 razões pelo qual o consignado possui as menores taxas

Muito se fala sobre as taxas do empréstimo consignado, ditos como os juros mais baixos para empréstimo de pessoa física. Além disso, os prazos de pagamento também são bem vantajosos, mas por que será que… Continue lendo Juros mais baixos | 5 razões pelo qual o consignado possui as menores taxas

Dicas

Pagamento do empréstimo consignado! Precisa se preocupar?

Aprender como é feito o pagamento do empréstimo consignado é fundamental! Entender quais políticas e práticas podem ser feitas, quais são ilegais e aquelas que não são permitidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) são informações necessárias para… Continue lendo Pagamento do empréstimo consignado! Precisa se preocupar?