Saiba como quitar o empréstimo consignado antecipadamente. Vale a pena quitar? Tem desconto? Quando é recomendado e quando não é? Saiba tudo!

Quem faz um empréstimo consignado tem as parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento ou da aposentadoria. Porém, dá para antecipar o pagamento deste empréstimo, caso você receba um dinheiro extra ou melhore a sua condição, por exemplo.

Quitar a dívida antes vale a pena, pois o banco tem que seguir as normas e descontar os juros das parcelas que iriam vencer no futuro. Ou seja, você acaba pagando menos do que pagaria se quitasse no prazo combinado em contrato.

Saiba agora como funciona a quitação antecipada do empréstimo consignado, como você pode fazer a sua e quando é mais recomendado.

Como funciona a quitação antecipada do empréstimo consignado?

Na quitação antecipada é realizado o pagamento das prestações do empréstimo contratado, antes que elas vençam. Assim, a dívida é amortizada.

Você pode quitar o empréstimo consignado de modo total ou parcial, dependendo da sua disponibilidade e condição financeira. Essa operação é muito comum e não deve ser restringida pelos bancos e nem cobrada.

Assim, desde que o titular da dívida tenha o desejo e disponibilidade financeira, o contrato poderá ser liquidado antes do seu vencimento original.

Isso ocorre, com o pagamento do saldo devedor que está aberto ainda no banco. Ou seja, do total devido, quanto ainda não foi pago.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Preciso de um empréstimo?

O empréstimo consignado pode ser quitado antecipadamente?

Sim, é possível quitar o empréstimo consignado antecipadamente. A quitação antecipada é válida para qualquer tipo de contrato de empréstimo consignado: Consignado INSS (aposentados e pensionistas), Consignado Público (servidores públicos federais, municipais e estaduais) e Consignado Privado (CLT).

Quitar o empréstimo consignado antecipadamente tem desconto?

quitar emprestimo consignado

A quitação antecipada torna o valor pago menor do que aquele que seria quitado no prazo final de vencimento do contrato. Isso porque o banco precisa descontar os juros das parcelas que ainda iriam vencer, na hora do acerto.

Portanto, o valor a ser pago será menor que o da dívida total (já considerando o CET).

É importante saber que o desconto sobre os juros das parcelas é um direito previsto no Código de Defesa ao Consumidor. Segundo o artigo 52, a redução proporcional dos juros e demais acréscimos são assegurados na quitação antecipada total ou parcial.

Resolução 3.516/2007 do Banco Central veda a cobrança de tarifa com a liquidação antecipada de contratos de crédito. Ou seja, é possível antecipar o pagamento sem que seja cobrada taxa extra.

O primeiro passo para fazer a quitação antecipada do consignado é descobrir o saldo devedor do contrato atual.

Para conseguir o valor do saldo devedor atualizado do empréstimo consignado basta ir até a instituição financeira em que o contrato foi realizado.

Como quitar o empréstimo consignado?

Entre em contato com o seu banco ou financeira onde você contratou o empréstimo consignado e diga que quer quitar o empréstimo antecipadamente. O banco ou financeira vai emitir o boleto com o valor total das parcelas que faltam, com o desconto dos juros que seriam cobrados.

Antecipar o pagamento de um empréstimo é um direito seu, assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor. Nenhum tipo de taxa adicional pode ser cobrada por isso.

Quando a quitação antecipada é recomendada?

A quitação antecipada do empréstimo é recomendada para quem conseguiu guardar o valor necessário ou está com algum dinheiro extra.

Também é indicada para quem deseja liberar o seu limite de crédito e a sua margem consignável.

Quem não tem o recurso financeiro disponível mas, ainda assim, deseja reduzir o valor das parcelas pagas mensalmente, pode avaliar a possibilidade de fazer um refinanciamento. No refinanciamento do empréstimo consignado, o contrato atual é negociado novamente, no mesmo banco, geralmente estendendo o prazo para pagamento da dívida original.

A operação pode liberar um troco, que é como um novo empréstimo, para quem precisa de crédito.

Lembrando que você pode fazer o refinanciamento do seu empréstimo consignado através da uConecte.

Em quais casos a quitação antecipada não é recomendada?

A quitação antecipada do empréstimo não é recomendada se o valor pago à vista desequilibrar o seu orçamento.

Essa opção também não se mostra tão vantajosa, quando o contrato já está próximo do seu vencimento.

Empréstimo Consignado e Refinanciamento é na uConecte

Está no aperto? Simule seu empréstimo consignado na uConecte. Lá você simula, compara diversos bancos e indicadores e contrata a melhor proposta pra você.

Lembrando que lá você também consegue refinanciar um empréstimo já em andamento.

SIMULE AGORA

 


Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Dicas

Empréstimo consignado indevido, saiba o que fazer!

Nada mais chato que olhar o seu benefício e ver que tem um desconto de um contrato de empréstimo consignado indevido. Na hora ficamos extremamente chateados, achamos um absurdo, de como o banco pode descontar Leia mais…

Empréstimo Consignado

Aposentado por invalidez pode fazer empréstimo consignado inss?

Desde 2016, muitos benefícios começaram a ser revistos pelo governo. O aposentado por invalidez é um dos alvos nessa revisão. Dessa forma, muitas pessoas acabaram perdendo o valor da aposentadoria e tiveram que voltar ao Leia mais…

Empréstimo Consignado

Quanto tempo demora para liberar empréstimo consignado INSS

Grande parte das pessoas que precisam de dinheiro, querem o quanto antes. Mas infelizmente a aprovação não é tão rápida assim. Vamos falar no nosso texto de quanto tempo demora para liberar um empréstimo consignado. Leia mais…