Provavelmente muitos aposentados e pensionistas do INSS não sabem que podem acessar o seu benefício e bloquear o pedido de empréstimo consignado nele. E é sobre isso que vamos falar no nosso texto hoje.
Mas antes, caso alguém não saiba, o crédito consignado é um dos produtos financeiros mais comercializados pelos Bancos. Através dessa operação, beneficiários do INSS, e servidores públicos realizam empréstimos que são descontados diretamente na sua folha de pagamento. Dessa forma as taxas de juros é uma das mais baixas do mercado, já que a inadimplência é menor.
A seguir vamos saber o motivo de bloquear o benefício para empréstimo.
Por que bloquear empréstimo consignado junto do seu benefício?
Existem basicamente duas situações na qual o beneficiário solicita o bloqueio do seu benefício.
- O aposentado ou pensionista não tem previsão para realizar um empréstimo, provavelmente está com as suas contas bem equilibradas e prefere realizar o bloqueio do benefício.
- O beneficiário já foi vítima de algum golpe, onde utilizaram os dados dele para realizar um empréstimo consignado sem o seu consentimento. Para isso não acontecer novamente, ele solicita junto ao Dataprev o bloqueio do seu benefício para novas operações. (Veja aqui o nosso texto com dicas para realizar um empréstimo online com segurança).
No próximo tópico, vamos listar a Regra IN 100, aprovada no ano passado que envolve novos beneficiários do INSS.
Instrução Normativa 100/2018
Para tratar do bloqueio do benefício INSS para novas operações, vamos falar um pouco sobre o Instrução Normativa 100/2018.
A IN, como é chamada, é uma regra que entrou em vigor em 2018. Nela diz que todo novo beneficiário não pode receber nenhuma propaganda ou oferta de crédito consignado durante os primeiros 90 dias. Nos primeiros 30 dias, estes aposentados e pensionistas não podem realizar nenhuma operação de crédito consignado, mesmo que queiram, estão bloqueados no INSS. A partir do dia 31, o titular do benefício ou o seu representante legal pode realizar a autorização e desbloquear o benefício no Portal Meu INSS.
Passado o tempo do bloqueio inicial para empréstimos consignados, seu benefício ficará desbloqueado para realizar operações de crédito. Daí em diante, caso queira realizar o bloqueio do benefício, será preciso abrir um requerimento.
A seguir, vamos apresentar um método para abrir o requerimento e solicitar o bloqueio ou o desbloqueio do INSS.
Como bloquear o empréstimo consignado no seu benefício?
Atualmente, a solicitação de bloqueio ou desbloqueio do benefício pode ser realizada pela internet, vamos aos passos:
- Primeiro você acessa o Site do Meu INSS;
- Acesse com os seus dados (caso ainda não tenha o cadastro, aprenda aqui como fazer);
- Ao acessar, escolhe a opção Agendamentos/Requerimentos;
- Clique em adicionar “Novo Requerimento”, e localize a opção de “bloqueio” ou “desbloqueio”;
- Você pode acompanhar o andamento do seu pedido através da opção Agendamentos/Requerimentos.
Se houver dúvidas no requerimento, entre em contato com a previdência social através do telefone 135, ou veja aqui o nosso texto com um passo a passo ainda mais detalhado.
Empréstimo consignado é na uConecte!
Seu benefício está habilitado para realizar um empréstimo consignado? Acessa a uConecte, realize o seu cadastro e faça uma simulação. Você também pode realizar uma solicitação de cartão de crédito consignado. Além disso pode consultar a possibilidade de realizar um refinanciamento.
Caso ainda esteja com o benefício bloqueado para operações de crédito ou se você não é beneficiário do INSS, também pode realizar uma operação conosco. Temos a opção do empréstimo pessoal. Com todo o processo 100% digital!
SIMULE AGORA