Com a nova a Instrução Normativa, as regras para empréstimo do INSS voltaram a gerar algumas dúvidas para os aposentados e pensionistas.

Com o intuito de ajudar vocês, fizemos esse post com algumas dúvidas bem comuns e para relembrarmos algumas regras:

O que mudou no empréstimo consignado com a IN 100?
Quantidade máxima de empréstimo consignado.
Quantidade de cartão de crédito consignado vinculado ao benefício.
Margem consignável.
Simule conosco.

Quais são as novas regras para empréstimo consignado do INSS?

A Instrução Normativa 100/2018 entrou em vigor em abril de 2019, com ela duas novas regras para empréstimo do INSS. Os novos aposentados e pensionistas que tiveram o benefício aprovado a partir de abril vão ficar com impedidos de realizar empréstimo nos primeiros 90 dias. Além disso, nenhuma instituição financeira poderá oferecer crédito consignável para aposentados e pensionistas do INSS nos primeiros seis meses (180 dias) após a concessão do benefício.

Após esse os primeiros 90 dias, ele poderá ser desbloqueado pelo beneficiário para realizar contratos de empréstimos.

Fizemos um post exclusivo ensinando como realizar o desbloqueio do seu benefício no INSS. Veja aqui!

As outras normas para os contratos de empréstimos continuaram as mesmas:

  • Desconto em folha: as parcelas continuam sendo descontadas diretamente no benefício da previdência social.
  • Taxa de juros: o crédito consignável continua com uma das linhas de créditos mais vantajosas.
  • Recebimento do crédito: como antes, o crédito referente a operação, só poderá ser disponibilizado na conta do titular. Caso ele não tenha conta, poderá ser feito o pagamento através de uma ordem de pagamento.

Nos próximos tópicos vamos relembrar algumas outras regras.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Regras para empréstimo do INSS, o que mudou e o que continua igual!

Quantos empréstimos o aposentado pode realizar?

Desde o final de 2017, foi alterada a quantidade máxima de empréstimos consignados que podem ser descontados na aposentadoria ou pensões dos beneficiários do INSS.

Com a nova Instrução Normativa, essa regra não se alterou. A quantidade máxima continua sendo 9 empréstimos consignados por benefício. Portanto se o aposentado ou pensionista possuir mais de um benefício consignável, ele poderá realizar 9 operações de crédito consignado em cada um dele.

Mudou alguma coisa para o cartão consignado?

Também não houve nenhuma alteração. Como regra do INSS, continua sendo permitido apenas um cartão de crédito vinculado a cada benefício. Assim como no empréstimo, caso o beneficiário tenha mais de uma aposentadoria ou pensão, poderá realizar mais de um cartão de crédito consignado. Se já possuir o cartão e ainda tiver margem consignável, poderá realizar um saque complementar referente a essa margem.

Banner Simule seu cartão consignado! - post Regras para empréstimo do INSS, o que mudou e o que continua igual!

Margem consignável até 35%

A margem consignável também não teve nenhuma alteração.

Continua 30% exclusivo para operações de empréstimo consignado, claro que de acordo com a norma de quantidade de empréstimos, que são 9. Mesmo que tenha margem consignável o beneficiário não poderá realizar um novo empréstimo caso já tenha 9 descontos. Nesses casos o mais recomendável é que ele verifique junto ao banco a possibilidade de realizar um refinanciamento agregando a sua margem restante na parcela.

A margem para o cartão de crédito segue 5%. Totalizando o máximo de 35% de margem para operações consignáveis.

Agora que sabe as regras para empréstimo do INSS, simule com a gente!

Você já conhece as regras para empréstimo do INSS, aproveite e conheça a uConecte. Acesse, simule o seu empréstimo consignado e realize toda a sua operação na internet, totalmente online, sem a necessidade de ir até um banco!

SIMULE AGORA

 

REFERÊNCIAS E LINKS EXTERNOS

1) Instrução Normativa Nº 100, de 28 de dezembro de 2018

2) Site Oficial do INSS

 


Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

INSS (Previdência Social)

Aposentado pode perder o benefício se for flagrado na rua?

Em dias de quarentena vemos muitas notícias falsas. Uma delas é que o aposentado pode perder o benefício por tempo indeterminado caso seja flagrado andando na rua. E essa notícia Fake (falso) foi tão divulgada Leia mais…

INSS (Previdência Social)

A Prova de vida foi suspensa para beneficiários do INSS

Todos os aposentados e pensionistas sabem que em todos os anos devem realizar a comprovação que estão vivos ao INSS. Mas também sabemos que 2020 está sendo um ano atípico, em que está tudo diferente! Leia mais…

INSS (Previdência Social)

Ampliação de Margem Consignável do INSS para 35%

Recentemente, a epidemia do Covid-19 se alastrou pelo mundo todo. O Governo, com tentativas de minimizar impactos na saúde e na economia está estudando propostas emergenciais. Uma dessas propostas é a ampliação de margem consignável Leia mais…