Os novos benefícios concedidos pelo INSS a partir de 01 de abril de 2019 terão duas novas regras que devem ser cumpridas. Uma delas, irá acarretar na necessidade de realizar o desbloqueio do benefício para realizar o empréstimo consignado.

No post de hoje vamos explicar sobre esta nova regulamentação que foi publicada em dezembro de 2018. Vamos explicar como você consegue realizar o desbloqueio do benefício com o auxílio do Portal da Previdência, o Meu INSS.

Utilize o nosso índice para ir ao assunto que deseja saber mais:

IN 100/2018 – Instrução Normativa

Até pouco tempo atrás, era bem comum o recém aposentado ou pensionista receber contato de um correspondente bancário ou uma instituição financeira assim que o benefício era concedido pelo INSS. Algumas vezes, até mesmo antes do beneficiário receber o seu pagamento.

Devido a esse assédio financeiro, foi publicada em 28/12/2018 no Diário Oficial da União a Instrução Normativa do INSS 100/2018.

Veja aqui a publicação completa no DOU (Diário Oficial da União).

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Desbloqueio do benefício do INSS para realizar o empréstimo consignado

A IN 100 alterou algo no Empréstimo Consignado?

O Empréstimo Consignado e cartão de crédito consignado não tiveram nenhuma mudança. Continuam utilizando respectivamente 30 % e 5 % de margem consignável.

A mudança ocorrerá quando os novos beneficiários poderão solicitar empréstimos consignados. Veja abaixo as duas novas regras .

Duas novas regras para os beneficiários

As principais mudanças são em relação aos novos beneficiários. Para isso temos as seguintes regras:

1 – Bloqueio do benefício: O novo benefício ficará bloqueado por pelo menos 90 dias. Durante esse período não terá como realizar nenhuma operação de crédito consignado. Lembramos que até essa nova regra entrar em vigor, esse era o principal momento onde as instituições entravam em contato com os beneficiários para oferecer o empréstimo consignado, já que a margem consignável está totalmente disponível.

2 – Contato dos bancos: As instituições financeiras e correspondentes bancários só serão permitidas a entrar em contato com o beneficiário após 180 dias (seis meses) a partir da Data do Despacho do Benefício (DDB), que é a data de quando o benefício foi aprovado.

Mas lembramos que após 90 dias da aprovação do seu benefício, você pode desbloquear ele e realizar um empréstimo consignado. Saiba como desbloquear no tópico seguinte.

Baixe gratuitamente o Ebook "Meu INSS - O Guia Definitivo"

Como Desbloquear o Benefício do INSS?

Siga estes passos para desbloquear o seu benefício através do Meu INSS:

  1. Acesse o Meu INSS com os seus dados. Caso ainda não tenha o seu login, é preciso que faça o seu cadastro no portal.
  2. Você deve localizar a opção “Agendamentos/Requerimentos”.
    Ícone do Agendamentos e Requerimentos
  3. Localize e clique na opção “Novo Requerimento”.
    Meu INSS opção Meus Requerimentos
  4. Você será direcionado para uma tela de atualização de dados, é preciso clicar em “Atualizar” e depois em “Avançar”, conforme a imagem abaixo:
    Meus requerimentos
    Confirmação de dados no meus Requerimentos
  5. Na nova tela, você deve pesquisar qual requerimento deseja realizar, no nosso caso será o Desbloqueio do Benefício para Empréstimo. Então pode procurar apenas pela palavra Desbloqueio.
    Desbloqueio do benefício do INSS, pesquisa de requerimento
  6. Na tela seguinte irá aparecer algumas orientações de como realizar esse requerimento. Você deve ir na opção “Avançar”.
    Orientações para o desbloqueio do INSS
  7. Confirme os seus dados e anexe os documentos digitalizados de acordo com a orientação anterior e vá na opção “Avançar”.
    Confirmação de dados para desbloqueio do benefício
  8. O último passo para o desbloqueio é necessário ser feito pessoalmente. O sistema irá indicar o dia e Agência Da Previdência Social que deverá ir para realizar o desbloqueio do seu benefício.
    Agência para realizar o desbloqueio do benefício

    Atenção: é preciso que leve todos os documentos informados no passo 6.

Desbloqueou o seu benefício, veja a seguir como solicitar um empréstimo consignado de forma rápida e segura!

Realizou o desbloqueio do benefício? Solicite um empréstimo!

Agora que já desbloqueou o seu benefício, você pode solicitar um empréstimo consignado, refinanciamento ou mesmo cartão de crédito consignado.

Acesse a uConecte e faça a sua simulação! Todo o processo pode ser feito através da internet de forma 100 % online.

SIMULE AGORA

 

REFERÊNCIAS E LINKS EXTERNOS

1) Portal Meu INSS

2) Instrução Normativa Nº 100, de 28 de dezembro de 2018

 

Como Desbloquear o Benefício do INSS em 8 Passos [Simples]
5 (100%) 2 voto[s]

Baixe Materiais GratuitosPowered by Rock Convert

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Dicas

Empréstimo consignado ou financiamento de veículo?

Uma dúvida muito comum de servidores públicos, aposentados ou pensionistas do INSS que querem comprar o carro é: Faço um empréstimo consignado ou financiamento de veículo? Qual dessas opções é mais vantajosa? Vamos ajudar explicando Leia mais…

Dicas

Sem margem? Saiba qual tipo de crédito pode realizar!

Muitas pessoas chegam até a Emprestimofacil.com querendo fazer um empréstimo consignado. Mas logo nos informam que não possui margem consignável. Ou mesmo que o seu órgão não possui convênio ativo com as Instituições Financeiras que Leia mais…

Dicas

4 Formas Simples de Calcular a Taxa de Juros do Empréstimo

Aprenda como calcular a taxa de juros do seu Empréstimo Consignado com a Calculadora do Cidadão e saiba porque deve comparar as taxas em vários bancos.