Em agosto de 2016, começou a temida revisão do Benefício do INSS. O governo convocou para a perícia médica mais de um milhão de pessoas que recebem auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
Vamos falar hoje no nosso texto o motivo dessa revisão feita pelo governo. Também vamos entender porque os Bancos suspenderam as operações para essas pessoas convocadas pela perícia. Acompanhe o Menu abaixo:
Programa de revisão;
Benefícios suspensos;
Suspensão dos bancos;
Retorno das operações.
Revisão dos benefícios
Os beneficiários que recebem auxílio-doença e os aposentados por invalidez que não realizaram perícia nos últimos 2 anos, entraram no grupo de revisão.
Para os servidores públicos, não aconteceu nenhuma revisão de aposentadoria ou pensão.
Todos passaram por novas perícias médicas para confirmar que realmente necessitam do beneficio e que não podem trabalhar devido a uma doença ou acidente sofrido. Com exceção aos beneficiários com mais de 60 anos ou aposentados por invalidez com 55 anos de idade e que recebem o benefício do INSS há pelo menos 15 anos!
Até o final de 2018 a revisão dos benefícios será finalizada e está economizando aos cofres públicos mais de R$ 13 bilhões!
As pessoas perderam os seus benefícios? Vamos descobrir a seguir.
Benefício do INSS suspenso
Muita gente perdeu o seu benefício após a nova perícia médica. Algumas pessoas nem mesmo foram ao INSS realizar o procedimento. Para falar no Dataprev e confirmar se você foi convocado para a revisão, você pode ligar no telefone 135 ou acessar o Meu INSS.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, até o dia 25/10/2018, foram realizadas mais de um milhão de perícias (1.124.789). Os benefícios cancelados somaram de 686.224, sendo 73.722 por não comparecimento a perícia.
Uma redução de pouco mais de 60%, economizando para 2019 somente com aposentadorias mais de R$ 7,7 bilhões.
Mas o que aconteceu com as propostas de crédito consignado nas instituições financeiras? Verifique no próximo tópico.
O banco parou de realizar operações para esses benefícios
Os bancos com as informações sobre o pente fino para aposentados e pensionistas do INSS suspenderam as operações para os benefícios que passariam pela nova perícia.
Já aquelas pessoas que possuíam descontos na folha de pagamento, sejam eles de empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado, continuaram a serem descontadas em seu recebimento, até o benefício ser validado. Nos casos de benefícios suspensos ou cancelados, os bancos procuram outras formas de receberem o pagamento das parcelas.
De acordo com o contrato de empréstimo, o banco pode descontar o valor da parcela direto em sua conta corrente. Caso não tenha saldo na conta, pode enviar boleto para a regularização. Na pior situação, pode colocar o seu nome em órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa ou SPC.
Alguns bancos já voltaram a realizar para os benefícios convocados a revisão, confira!
Simule conosco e confira quais bancos já estão realizando
Com a perícia sendo finalizada pelo governo, muitos bancos já voltaram a realizar a operação para esses beneficiários. Um dos bancos que já está realizando essas propostas e você pode simular na uConecte é o Banco Pan.
Vale lembrar que todas as proposta são analisadas pelo Banco, INSS e Emprestimofacil.com e que o valor liberado vai variar de acordo com a sua margem consignável.
Então, acesse a uConecte, crie a sua conta e simule o empréstimo consignado, refinanciamento ou cartão de crédito consignado e compare a taxa de juros entre todos os bancos representamos.