Você solicita um empréstimo ou financiamento e recebe a informação que a sua análise de crédito não foi aprovada…

Essa sensação é muito ruim, não é mesmo? Não sei se já você já teve essa experiência, mas certamente já aconteceu com muita gente que realiza empréstimo consignado ou cartão.

saiba hoje como é feita a verificação dos bancos no caso do empréstimo consignado e o que é necessário para que a sua proposta seja aprovada.

Se preferir, navegue pelo menu abaixo:

A base da análise de crédito

Análise de crédito

A análise de crédito é feita através de vários documentos e dados (pessoais e profissionais) fornecidos por você, como o nome completo, endereço, contatos, onde trabalha, onde recebe….

O banco analisa todo o seu perfil como: idade, órgão, valor e prazo solicitado, dados bancários e até mesmo se possui empréstimo pessoal ou cartão de crédito fora da atual contratação.

Todas as suas informações e documentos são repassados para a instituição e nenhum deles é fornecido à outra instituição financeira a não ser aquela a qual esteja contratando seu empréstimo ou cartão (pelo menos aqui em nossa empresa).

Vamos saber no próximo tópico qual a documentação você deve enviar.

Documentos básicos para contratação

Para o início do processo de análise, é preciso que você envie alguns documentos ao banco ou correspondente bancário, logo que contratar o empréstimo consignado ou cartão.

Para os aposentados e pensionistas do INSS, a documentação básica é a seguinte:

  • Documento de identificação (RG ou CNH válida);
  • Comprovante de residência, conta de consumo como água,energia ou gás;
  • Contrato assinado: pode ser o contrato físico mesmo (papel). No caso dos bancos onde a contratação é 100 % digital, o aceite é feito através de mensagem celular SMS.

Para a análise de crédito dos servidores públicos (federal, estadual ou municipal) ser feita, também é necessário enviar o contracheque mais recente.

Essa é a documentação básica, mas cada banco pode solicitar um determinado tipo de documento extra, como por exemplo no caso de aposentados e pensionistas do INSS, o cartão magnético de recebimento, outro caso exemplo de servidor federalm pode exigir que seja enviado os dois últimos contracheques .

A seguir você vai saber quais os mais comuns.

Banner Simule seu cartão consignado! - post Análise de crédito | O que o banco verifica no empréstimo consignado

Outros documentos que podem ser solicitados

Vivemos em um mundo onde há o perigo de fraude. Isso é uma das maiores preocupações nossa, como correspondente bancário e também dos bancos quando a operação não ser verdadeira. Por isso alguns documentos/dados/arquivos extras também podem ser solicitados para a concessão do crédito consignado, como por exemplo:

  • Selfie segurando o seu RG ou CNH válida;
  • Vídeo confirmando o pedido do empréstimo;
  • Documento de identificação (RG ou CNH válida) de testemunhas;
  • Declaração de endereço, caso o banco não aceite o comprovante enviado por você.

Mas a análise não para por aí. O próximo passo é a validação de todas suas informações.

Confirmação dos dados

Confirmação de dados

Tanto os bancos quanto a Emprestimofacil.com através da uConecte possuem uma análise e confirmação de dados muito rigorosa.

Veja aqui dicas para agilizar o seu empréstimo consignado.

Esse procedimento é feito para aumentar a segurança na operação. Por mais que o empréstimo consignado seja uma operação segura, com as parcelas descontadas em folha, ainda existem algumas tentativas de fraude. Por isso, a nossa equipe faz a confirmação de tudo: De dados pessoais à dados que podem pertencer ao titular que façam o cruzamento com os que este informou ao contratar na proposta..

Mas seria ótimo se fosse somente confirmar os dados e liberar o crédito, não é mesmo?
Uma etapa muito importante da análise é verificar a sua margem consignável.

É preciso ter margem consignável disponível

Sem margem, não tem como realizar um novo empréstimo consignado ou cartão consignado. A margem consignável livre pode limitar o valor máximo que você pode realizar. Nesse caso, você teria apenas a possibilidade de realizar um refinanciamento.

Para verificar se pode realizar o refinanciamento, faça uma simulação na uConecte.

Leia aqui o nosso post onde explicamos detalhadamente o que é margem consignável.

Vamos supor que você tenha margem consignável. Até aí tudo bem, mas isto não basta, porque o banco ainda realiza mais uma análise: a de limite de crédito. Leia a seguir.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Análise de crédito | O que o banco verifica no empréstimo consignado

Quanto pode pegar de empréstimo

O limite de crédito disponível é o valor que o banco vê de risco máximo para empréstimo olhando seu perfil. Ele coloca um teto para que a sua capacidade de pagamento não seja prejudicada.

Essa análise é exclusiva de cada instituição financeira. Ela pode verificar e reduzir este limite se você possui outras operações em andamento como um empréstimo pessoal ou mesmo financiamento de algum bem (como imóvel ou carro).

Ao verificar se o seu novo pedido está dentro das suas condições (de acordo com a análise do banco) o crédito é liberado.

Está tudo de acordo!

Com o limite de crédito aprovado, margem consignável livre, documentos e dados corretos, você pode solicitar o seu empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado.

Se já possuir conta na uConecte, faça uma simulação. Caso ainda não possua, crie a sua conta e experimente!

SIMULE AGORA

Análise de crédito | Veja o que o banco analisa no empréstimo consignado
5 (100%) 1 voto

Fique por dentro das novidades!


Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Bancos

Variação dos juros do empréstimo consignado entre os Bancos

Porque existe essa variação dos juros entre os bancos nas mesmas linhas de crédito? Já vimos aqui no blog da Emprestimofacil.com que existe uma taxa máxima determinada pelo Banco Central. Por exemplo, hoje o juros Leia mais…

Bancos

Banco Pan | Faça aqui seu empréstimo consignado

O Banco Pan e sua principal curiosidade é sobre seu fundador: Silvio Santos! Isso mesmo, o ícone da televisão brasileira. Em nosso blog, já postamos sobre outros bancos que somos parceiros, como o Safra, Bradesco e Leia mais…

Bancos

Banco BMG – Empréstimo Consignado, Cartão Consignado e História

Banco BMG – Saiba tudo sobre o empréstimo consignado e cartão consignado realizados pelo banco, além de conhecer a história. Quando se fala em empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado (BMG Card), um dos Leia mais…