O ano de 2022 nem começou ainda, mas já temos algumas notícias que não são nada agradáveis. A mais recente é de ontem (dia 06/12/21) quando tivemos a informação da alta dos juros para o empréstimo consignado do INSS.
Vamos falar exatamente sobre isso no nosso texto. Por qual motivo depois de vários anos sendo reduzida, a taxa de juros subiu agora? Quais as expectativas para os beneficiários do INSS para o ano de 2022?
Taxa atual do Empréstimo Consignado
Depois de vários anos sendo reduzido, inclusive chegando a um percentual historicamente baixo em 2019, o Conselho Nacional de Previdência Social permitiu a alta dos juros para o próximo ano.
O teto dos juros para o consignado do INSS é de 1,80% e foi aprovado para que o percentual máximo seja de 2,14%.
Mas por que dessa alta dos juros agora? Logo depois de dois anos tão conturbados que tivemos devido à pandemia? Vamos saber mais a seguir.
Por que elevaram a taxa de juros?
A pandemia ainda não terminou, mas ela já está afetando diretamente na taxa de juros. Se no começo dela o governo tomou algumas medidas para facilitar o crédito, reduzindo as taxas e até suspendendo o IOF, agora o movimento da economia do país é ao contrário.
Veja aqui as medidas que o governo tomou para facilitar o acesso ao crédito consignado.
Com a alta da inflação (praticamente 10% no ano), alta da taxa Selic, que também está se aproximando dos 10% ao ano, ficou inviável manter o consignado na taxa que estava.
A taxa Selic interfere tanto nas outras taxas de juros, pois ela serve de referência para todas as outras. O seu percentual é utilizado pelos bancos para que eles emprestem dinheiro entre si. Como os bancos não podem fechar o dia no negativo, eles emprestam o dinheiro um para o outro utilizando essa taxa.
Além da alta dos juros, temos outras expectativas para 2022
A notícia mais recente é sobre a alta dos juros, elevando o teto para o empréstimo consignado passando de 1,80% ao mês para 2,14%.
Esse aumento da taxa também vai atingir os cartões de crédito consignado, suas taxas vão passar de 2,70% ao mês para 3,06%.
Obs.: Lembramos que mesmo com essa alta dos juros, as taxas praticadas no consignado (seja empréstimo ou cartão de crédito) são muito menores se compararmos ao empréstimo pessoal e o cartão de crédito convencional.
Outra notícia que é praticamente certa para o ano de 2022 é sobre o fim da margem emergencial. Em março de 2021 foi aprovada a Lei que aumento a margem consignável para empréstimo consignado de 30% para 35%, mas essa lei tem uma data de validade que vai vencer no último dia do ano. Essa margem só será mantida se tiver alguma alteração na lei, mas infelizmente não vimos nenhum tipo de movimentação para que isso aconteça.
Depois de duas notícias ruins, vamos para as notícias boas. A primeira notícia boa para o próximo ano é sobre o novo salário mínimo. A previsão é que o salário mínimo acompanhe a inflação e o seu aumento seja pelo menos o mesmo percentual dela, chegando em R$ 1.210,00.
A última notícia é sobre o 14º salário. Ainda está aguardando a confirmação, pois terá que ser votada no Senado e depois sancionada pelo presidente, mas quando isso acontecer, já tem até a data de pagamento definida.
Veja aqui o nosso texto exclusivo sobre o 14º salário do INSS.
Aproveite antes que os Juros aumentem! Acesse a uConecte e contrate a sua proposta
Antes da alta dos juros, convidamos você a acessar a uConecte, fazer o seu cadastro e realizar uma simulação.
Aproveite as taxas atuais para contratar o seu empréstimo consignado, refinanciar algum contrato que possuir ou contratar o seu cartão de crédito consignado.
Lembramos que além das opções consignáveis, também temos outras alternativas para quem está sem margem ou não é servidor público, aposentado e pensionista. Essas opções são:
- Empréstimo pessoal com o celular como garantia: disponível para todos que possuem um aparelho celular que esteja dentro dos parâmetros da financeira parceira;
- Crédito com garantia de imóvel: está disponível para todos que possuem um imóvel em seu nome que esteja dentro dos parâmetros do Banco que trabalhamos;
- Empréstimo com garantia do FGTS: Também chamado de antecipação do saque aniversário do FGTS, essa alternativa pode ser contratada por todas aquelas pessoas que possuem saldo disponível em suas contas do FGTS, mesmo que a conta esteja inativa.
Está aguardando o que? Acesse a uConecte e realize a sua simulação!
SIMULE AGORA