A primeira dúvida ao realizar o empréstimo, é tentar descobrir quanto poderá conseguir, e este post será para te auxiliar a utilizar a calculadora do empréstimo consignado e descobrir o valor limite aproximado que pode realizar.

A seguir, vamos mostrar 2 das principais informações que serão necessárias para realizar a simulação: Margem consignável e taxa de juros.

Margem Consignável

Antes de realizar cálculos do empréstimo consignável, é preciso localizar o valor de margem que possui para realizar operações. Clique aqui para verificar o passo a passo de como consultar a sua margem consignável (ela será o valor máximo que poderá comprometer de sua renda mensal).

Além disso, também será preciso descobrir as taxas de juros que são utilizadas pelas Instituições Financeiras para o seu órgão. No próximo tópico vamos falar mais para você.

Taxa de Juros do Consignado

As taxas de juros do consignado tem sofrido diversas reduções na última década. Isto impacta diretamente no valor da parcela e no crédito liberado em sua conta. Quanto menores são as taxas, menos pagará pelo empréstimo solicitado, ou seja, mais benefícios para você!

Atualmente, as taxas de juros são aproximadas de 2,08 % ao mês para beneficiários do INSS e 2,05 % para os servidores federais SIAPE, os demais órgãos, sugerimos que consulte seu correspondente bancário.

Em seguida, vamos te apresentar a calculadora do cidadão, onde você pode simular o valor que será liberado na taxa de juros que te informaram. Ou até mesmo conferir se a taxa está de acordo.

Como utilizar a calculadora do empréstimo consignado?

Antes de utilizar a calculadora de Financiamento com prestações fixas para descobrir as condições do empréstimo, qual parcela está disposto a comprometer, ou quanto realmente precisa de empréstimo? Estas informações são necessárias para realizar o cálculo de seu empréstimo consignado. Se planeje para que os valores caibam em seu orçamento mensal!

Para auxiliar você no cálculo, você pode utilizar a calculadora do cidadão, desenvolvida pelo Banco Central do Brasil.

Ao acessar, você vai preencher os dados abaixo para descobrir o valor que será liberado para você (Valor financiado):

  • Número de meses (prazo);
  • Taxa de juros mensal (taxa que te informaram);
  • Valor da prestação (valor de parcela que pagará);

Detalhe: Os valores apresentados são aproximados para comparação do empréstimo com o banco de interesse, porque existem outras taxas, tal como de cadastro, que não estão descritas neste simulador, e depende de cada instituição.

Mas se o correspondente bancário te passou somente os valores e prazo, como fazer?

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Calculadora do Empréstimo Consignado: como usar?

Descobrindo a taxa de juros

Se entrou em contato com uma instituição financeira e já te passaram os valores liberados, da parcela e a quantidade de vezes que fará o pagamento, você pode utilizar a mesma calculadora para descobrir a taxa de juros.

Nessa situação, você irá preencher somente os seguintes campos:

  • Nº de meses: quantidade de parcelas que pagará;
  • Valor da prestação: é valor de cada parcela;
  • Valor financiado: é o valor total liberado para você;

Apertando em Calcular, você vai descobrir o Custo Total Efetivo. Conhecido como CET, esse é o percentual de todas as taxas que irá pagar no contrato, sendo provavelmente um pouco maior que a informada pelo banco.

Em seguida, vamos apresentar a calculadora do cidadão, onde você poderá simular quanto consegue, tendo uma base das taxas de juros comercializadas e o máximo de margem que poderá comprometer.

Juros menores que outras modalidades

O empréstimo consignado é uma das modalidades com menor taxa de juros existente. O crédito pessoal, por exemplo, pode chegar aproximadamente a 4,60 % ao mês, nos bancos tradicionais e mais de 12 % a.m. em outras instituições financeiras específicas de empréstimo pessoal.

Consequentemente, quanto maior a taxa de juros, menor será o valor de resgate e maiores serão as parcelas a pagar.

Simule seu empréstimo Consignado

Gostou de saber que o crédito consignado é a melhor opção disponível para você? Acessando a uConecte você nos informa quanto precisa de empréstimo e em quantas parcelas, que fazemos a simulação para você!

Está sem margem para o consignado? Verificamos também a possibilidade de realizar um refinanciamento para você. Venha conferir!

SIMULE AGORA

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Crédito Consignado

Melhor banco para fazer empréstimo consignado! Saiba escolher!

Uma pergunta bem comum que sempre temos que responder em nosso chat ou mesmo em ligação é: Qual o melhor banco para fazer empréstimo consignado? Essa é uma pergunta que não existe uma resposta certa. Leia mais…

Dicas

Como quitar o empréstimo consignado? Aprenda aqui!

Sempre que há uma dificuldade financeira, é preciso solicitar um crédito com as instituições financeiras para pagar dívidas e equilibrar as contas. Mas quando essa “tempestade” passar, você pode ficar sem saber como quitar o Leia mais…

Crédito Consignado

Limite máximo para o empréstimo consignado, existe algum valor?

Umas das dúvidas mais comuns dos beneficiários do INSS e servidores públicos é: qual o limite máximo para o empréstimo consignado? Até qual valor posso realizar? O empréstimo consignado é uma operação de crédito com Leia mais…