As pessoas que acessam a uConecte em busca de um crédito rápido e fácil, acabam com a seguinte dúvida:

“Quanto posso realizar de empréstimo consignado?”

Essa é uma dúvida tão comum, que hoje vamos te ajudar a entender o que pode interferir no valor do seu empréstimo consignado.

Já publicamos vários textos no blog da Emprestimofacil.com sobre esse tema.

Vamos conhecer alguns fatores que vão influenciar diretamente no valor que será liberado. Escolha qual desses deseja conhecer mais:

Valor que recebe de salário ou benefício;
Limite de crédito do banco;
Descontos obrigatórios que possui em seu recebimento;
Descontos facultativos que possui em seu recebimento;
Margem de segurança;
Margem consignável;
Simule e descubra o valor que pode realizar!

Valor do salário

O primeiro influenciador que vamos destacar é o valor que você recebe. Ele vai limitar o valor do seu empréstimo consignado.

O formato de valor máximo para empréstimo consignado é feito reduzindo do salário, os descontos obrigatórios (vamos falar sobre ele mais a frente, em outro tópico), em seguida, fazendo uma multiplicação de até 30%, e por fim, subtraindo os empréstimos consignados já realizados. O resultado final é a margem possível de empréstimos.

Banner Simule seu cartão consignado! - post O que pode interferir no valor do empréstimo consignado?

Limite no banco

O valor máximo permitido pelo banco é um dos fatores que vai interferir no seu empréstimo consignado. Mesmo que tenha uma renda considerável e que ela se enquadre no valor que deseja realizar, o valor não poderá ser maior que o permitido pela instituição financeira para o seu perfil.

Descontos obrigatórios

São aqueles descontos que são debitados em seu recebimento todos os meses. Os descontos mais comuns são:

  • Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF);
  • Contribuição sindical;
  • FGTS;
  • Desconto de INSS.

Estes descontos vão influenciar diretamente no valor do seu empréstimo, pois ele vai reduzir a sua margem consignável, como conseqüência o valor total do empréstimo. Mas não existe somente os descontos obrigatórios, também existem aqueles que não são obrigatórios, veja a seguir.

Descontos facultativos (não-obrigatórios)

São os descontos que você escolhe e permite que aconteça no seu recebimento. Alguns exemplos são:

  • Seguro de vida;
  • Plano de saúde;
  • Empréstimo consignado;
  • Vale transporte;
  • Vale Alimentação;

De todos os descontos facultativos, somente o de empréstimo consignado vai interferir no valor que poderá realizar na operação de crédito, pois a soma deles compõem sua margem consignável, logo se você já utilizou parte de sua margem em empréstimos consignados, o valor máximo que poderá realizar em uma nova operação será menor.

Além da margem consignável, também existe a margem de segurança. Saiba mais a seguir.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post O que pode interferir no valor do empréstimo consignado?

Margem de segurança do Órgão / Banco

Outro fator que pode reduzir consideravelmente o valor de parcela que você pode comprometer em empréstimos são de margem de segurança, que podem ser estipulados pelo órgão, ou até mesmo pelo banco. Este valor pode ser em percentual do valor total de margem, ou em um valor pré-fixado.

Devido a esta complexidade, é sempre importante acessar ao portal de seu órgão e consultar a margem por lá mesmo! Isto vai agilizar muito o processo de contratação de futuros empréstimos.

No próximo tópico vamos falar mais sobre a margem consignável.

Margem consignável de empréstimo consignado

Todos os fatores que informamos anteriormente acabam influenciando diretamente o valor da sua margem consignável, logo o valor do seu empréstimo consignado.

O valor da margem consignável é definida pelo seu órgão. Na maioria das vezes o percentual é de 30% para empréstimo consignado e mais 5% para cartão de crédito consignado.

Obs.: A utilização da margem consignável para o cartão de crédito consignado não interfere na margem consignável do empréstimo consignado!

Se você for servidor federal, aposentado ou pensionista do Siape, a sua margem de 30% irá aparecer no seu contracheque. Para outros servidores, como exemplo, temos a Marinha, existe um portal de acesso onde é possível verificar a sua margem consignável.

Para servidores públicos estaduais, é preciso verificar se existe algum portal para a consulta de margem ou se a margem aparece no seu contracheque.

Os aposentados e pensionistas do INSS, vão conseguir confirmar a sua margem consignável, acessando o Portal do Meu INSS. Para isso é necessário fazer o cadastro no Portal!

Simule e descubra o valor que pode realizar!

Não conseguiu confirmar a sua margem? Não tem problema! Faça a sua simulação, a equipe da uConecte tentará confirmar a sua margem e disponibilizar uma proposta para você. Lembramos que na sua simulação, também será verificado os valores que podem ser liberados no refinanciamento.

SIMULE AGORA

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Crédito Consignado

Empréstimo consignado sem margem! É possível?

Sumário Não é possível realizar empréstimo consignado sem margemRefinanciamentoCartão de crédito consignadoEmpréstimo pessoalSimule todas estas opções na uConecte Não é possível realizar empréstimo consignado sem margem Inúmeras pessoas acessam a uConecte querendo realizar um novo Leia mais…

Crédito Consignado

Como calcular margem para empréstimo consignado?

Um dúvida bem comum entre os servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS é como calcular a margem para empréstimo? Já sabemos que o crédito consignado é uma das opções de mercado com menores taxas Leia mais…

Crédito Consignado

Documentos necessários para realizar um empréstimo na uConecte

O processo de contratação de uma operação na uConecte é muito simples. Para facilitar ainda mais, vamos falar hoje no blog sobre os documentos necessários para realizar uma proposta conosco. Como deve saber, a maioria Leia mais…