Aprenda a retirar seu Informe de Rendimentos do INSS / Extrato do INSS para o Imposto de Renda 2019. É fácil, rápido e pode ser feito online pelo site do Meu INSS!

Na primeira semana de março, o governo começou a receber as declarações do Imposto de Renda (IR). Todos nós temos que declarar, inclusive os aposentados e pensionistas. Estes vão precisar do Extrato do INSS para fazer a declaração. Quem recebeu menos de R$ 28.559,70 em 2018, deve declarar como isento.

Mas o que é o Informe de Rendimentos / Extrato do INSS para Imposto de Renda? Nos próximos tópicos vamos falar a este respeito.

Baixe gratuitamente o Ebook "Meu INSS - O Guia Definitivo"

O que é o Informe de Rendimentos do INSS / Extrato INSS para o Imposto de Renda?

O Informe de Rendimentos do INSS é um documento onde aparecem todos os valores recebidos pelo beneficiário ao longo do ano.

É um demonstrativo que comprova o o correto recebimento de benefícios durante o ano em questão. Por isso, esse documento é obrigatoriamente utilizado para a declaração do Imposto de Renda, já que, a partir dos valores já recolhidos e da renda mensal auferida pelo segurado, é possível calcular o tributo devido ou verificar a possibilidade de restituição.

Lembramos que esse extrato é diferente do Extrato de Pagamento.

Qualquer pessoa que tenha recebido algum valor da Previdência Social pode retirar esse extrato.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Extrato do INSS para o Imposto de Renda 2019 - Informe de Rendimentos

Como tirar o Informe de Rendimentos do INSS através da internet?

O Informe de Rendimentos INSS pode ser retirado pelo Meu INSS ou pelo Site da Previdência Social. Qualquer uma das formas é bem simples.

Veja a seguir:

Como consultar o Informe de Rendimentos no Site da Previdência Social?

Para consultar o Informe de Rendimentos INSS através do Site da Previdência, basta acessar o site e colocar as informações necessárias:

  • Escolher o Ano do Informe de Rendimentos;
  • Número do Benefício;
  • Data de Nascimento;
  • Nome do beneficiário;
  • CPF.

Faça a validação do Captcha e pronto, o Extrato irá aparecer para você.

Extrato do INSS - Tela do site da previdência social

Como consultar o Informe de Rendimentos no Meu INSS?

Se você já possui cadastro no Meu INSS, a consulta do Extrato do INSS para o Imposto de Renda também é bem fácil. Se ainda não possui o cadastro, aprenda aqui a fazer o seu Primeiro Acesso.

  1. Acesse o Meu INSS.
    Tela inicial do site Meu INSS

    Tela inicial

  2. Localize no menu o ícone do “Extrato para Imposto de Renda (IR)”;
    Ícone do Extrato para Imposto de Renda (IR)Opção do Extrato IR
  3. Assim que clicar no Extrato para Imposto de Renda (IR), basta escolher o ano que deseja emitir o Informe de Rendimentos e pronto!

Outras formas de tirar o seu Extrato INSS para o Imposto de Renda

Além das duas formas online que explicamos para você, o Extrato INSS para Imposto de Renda também pode ser tirado de outras formas, inclusive presencial, indo pessoalmente a uma agência da Previdência Social ou na agência do seu banco (caso o seu banco emita esse documento).

Caso o seu banco faça a emissão do Informe de Rendimentos do INSS, você consegue emiti-lo nos caixas de autoatendimento, no seu internet banking ou pode verificar com o gerente da sua conta.

Para tirar o extrato presencialmente na agência da Previdência Social, você deve fazer o agendamento através do portal do Meu INSS. É preciso que compareça no dia e hora agendada, levando os seus documentos pessoais, inclusive um comprovante de residência em seu nome.

Como é o Informe de Rendimentos / Extrato do INSS para o Imposto de Renda?

Segue abaixo um exemplo do Extrato para Imposto de Renda. Lembramos que ele tem as informações do ano anterior (2018) e que ele deve ser usado para declarar o imposto de renda do ano de 2019.

Modelo do informe de rendimentos do INSS

Modelo de Informe de Rendimentos do INSS

Sobre a Emprestimofacil.com + uConecte

A uConecte é uma plataforma da Emprestimofacil.com, onde você consegue:

  •  Simular um empréstimo consignado, refinanciamento ou cartão de crédito;
  • Contratar a proposta que deseja em qualquer um dos bancos disponíveis;
  • Acompanhar o andamento da sua proposta na uConecte;
  • Dependendo do banco você pode realizar o processo todo online!

Acesse a uConecte e crie a sua conta!

SIMULE AGORA


Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

INSS (Previdência Social)

Prova de vida digital do INSS! Saiba tudo sobre essa novidade

A partir de agosto o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começará o seu projeto piloto da Prova de Vida Digital. Vamos saber mais no nosso texto como é feita a prova de vida até Leia mais…

INSS (Previdência Social)

Reabertura das Agências do INSS foi adiada! Confira a nova data!

O Governo Federal alterou a data para reabertura das agências do INSS. Inclusive fizemos um texto no nosso blog informando que a abertura parcial iria acontecer no dia 13/07, mas como a pandemia ainda continua Leia mais…

INSS (Previdência Social)

Reprovado o aumento da margem do INSS! E agora?

Infelizmente no dia 16 de julho foi reprovado o aumento da margem consignável em votação do Senado. Mas calma, nem tudo está perdido, já que essa proposta pode voltar em pelo menos outros dois Projetos Leia mais…