Quem opta por fazer uma operação de crédito sempre fica na dúvida se vale ou não a pena realizar. Na uConecte, vários aposentados e pensionistas do INSS aparecem com dúvida se o empréstimo consignado é um bom negócio ou não.

Então vamos explicar no nosso texto, quando é interessante realizar o consignado e quando é melhor aguardar uma nova oportunidade.

Sobre o empréstimo consignado

Como já sabemos, o empréstimo consignado é um dos produtos financeiros para pessoas físicas com as menores taxas do mercado. Isso acontece, pois a inadimplência é muito baixa, já que o pagamento das parcelas acontece através de descontos automáticos direto no recebimento do beneficiário do INSS ou do servidor público.

Lembramos que para realizar o empréstimo consignado, é preciso que tenha margem consignável disponível.

Então vamos começar com os questionamentos de quando será um bom negócio e quando não será.

Empréstimo consignado é um bom negócio para a quitação de dívidas?

Informamos anteriormente que o empréstimo consignado possui uma taxa de juros bem baixa, para os aposentados e pensionistas do INSS como exemplo, essa taxa é no máximo 1,80% ao mês.

Então, esta dúvida se o empréstimo consignado é um bom negócio para quitar outras dívidas, vai depender da taxa de juros dessas dívidas. Se você estiver devendo o cartão de crédito, cheque especial ou mesmo um empréstimo pessoal e possui margem consignável para realizar um consignado, a resposta é sim! Nesse caso vale (e muito a pena) realizar o empréstimo consignado para pagar esses tipos de dívidas!

Agora outra suposição: você possui uma dívida sem nenhum juro com um amigo ou familiar e sempre paga tudo conforme. Nessa situação, não vale a pena realizar nenhum tipo de empréstimo para pagar juros em uma dívida onde ele não existe.

Reforma ou construção

Outra situação bem comum é o empréstimo consignado para realizar uma reforma ou uma construção.

Caso não tenha o dinheiro total para realizar a obra que deseja e pagar tudo à vista, vale à pena primeiro você verificar uma linha de crédito exclusiva para isso. Muitos bancos possuem produtos onde você consegue financiar esse gasto com uma taxa de juros às vezes mais em conta que o próprio consignado.

Se não conseguir essas linhas de crédito com taxas menores, o empréstimo consignado é uma opção muito interessante.

Só vale lembrar-se de realizar o empréstimo com um valor maior que o necessário, pois muitas vezes essas obras acabam ficando mais caras que o previsto. Afinal de contas, você não quer ficar com uma dívida e com uma obra inacabada, não é mesmo?

Empréstimo consignado é um bom negócio para comprar um imóvel?

Se possuir a condição de realizar o financiamento do imóvel através de uma linha de crédito imobiliário, certamente é a melhor opção, pois os juros serão menores.

Outro fator que pode interferir é o valor liberado. O do empréstimo consignado, muitas vezes é bem mais baixo que o valor liberado no outro financiamento. Isso sem contarmos o prazo para pagamento, enquanto o consignado pode ser em até 96 parcelas para servidores federais e 84 parcelas para os beneficiários do INSS, o financiamento imobiliário, pode chegar a até 35 anos, ou seja, 420 parcelas!

Comprar um carro ou outro veículo

A mesma regra para a compra do imóvel pode ser levada em conta na compra de um veículo, porém com uma diferença. Dependendo do tipo de contrato, o bem adquirido fica em nome do banco. Então é preciso ficar atento!

Mas, se você não conseguir uma taxa interessante para o financiamento do carro, vale a pena considerar o empréstimo consignado. Você pode conseguir o dinheiro total e negociar um desconto com o vendedor para realizar o pagamento à vista, além do bem já ficar registrado em seu nome.

Empréstimo consignado é um bom negócio para viajar?

Hoje é muito fácil conseguir o parcelamento de uma viagem, então, não é vantajoso e nem faz sentido você pagar juros se pode parcelar sem pagar nada a mais por isso.

O empréstimo consignado seria interessante, caso precise completar o valor de uma viagem, mas se for uma viagem de passeio, provavelmente você pode esperar um pouco e terminar de juntar todo o dinheiro antes.

Faça um empréstimo na uConecte, apenas se for um bom negócio

Agora que você já sabe quando um empréstimo consignado é um bom negócio, avalie a sua situação e se valer a pena faça uma operação conosco.

Lembramos que além do empréstimo consignado, temos a opção do empréstimo pessoal e do cartão de crédito consignado. Todas essas opções podem ser realizadas através da internet, já que na uConecte você faz o contrato 100% online!

SIMULE AGORA

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Crédito Consignado

Refinanciamento do consignado x Portabilidade. Saiba escolher o melhor!

Aquele servidor público ou beneficiário do INSS que não possui margem consignável disponível e está precisando de dinheiro, buscam alternativas. Aí chegamos ao seguinte ponto: Refinanciamento do consignado X Portabilidade? Primeiro vamos entender o que Leia mais…

Crédito Consignado

Meu empréstimo consignado está aprovado! Mas não recebi o dinheiro!

Todos os dias, diversas pessoas entram em contato com a gente pelo telefone, ou mesmo pelo nosso chat com o seguinte questionamento: “Meu empréstimo consignado está aprovado, cadê o meu dinheiro?” Calma, isso não é Leia mais…

Crédito Consignado

Calculadora do Empréstimo Consignado: como usar?

A primeira dúvida ao realizar o empréstimo, é tentar descobrir quanto poderá conseguir, e este post será para te auxiliar a utilizar a calculadora do empréstimo consignado e descobrir o valor limite aproximado que pode Leia mais…