
Uma das vantagens do empréstimo consignado é o longo prazo para pagamento com juros mais baixos do que o de outras linhas de crédito.
Porém, durante esse tempo muita gente consegue equilibrar mais sua vida financeira e prefere não ficar mês a mês pagando cada parcela do empréstimo. Antecipar algumas delas ou até mesmo quitar completamente seu consignado é uma opção.
Vamos aprender hoje no blog da Emprestimofacil.com como é feito o procedimento de antecipar pagamentos das parcelas do empréstimo consignado.
Trataremos os seguintes assuntos abaixo, caso tenha algum ponto que lhe interesse mais vá diretamente ao que deseja.
- Antecipação das parcelas do empréstimo consignado;
- Aprendendo o que é o saldo devedor;
- Como pagar parte do saldo devedor;
- Vale a pena antecipar o pagamento?
- Simule o seu empréstimo consignado ou refinanciamento.
Realizar a antecipação das parcelas
Sim! É possível pagar antecipadamente as parcelas que estão para vencer. O melhor é que você ainda pode escolher de duas formas, fazer a quitação total de todas as parcelas do empréstimo consignado ou pagar somente as parcelas que desejar.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o saldo devedor deve ter a redução proporcional dos juros das parcelas que estão à vencer.
Veja aqui o que o Banco Central sobre a liquidação antecipada de uma operação financeira.
Mas antes, vamos descobrir no próximo tópico o que é o saldo devedor.
O que é o saldo devedor e como descobrir o seu valor
Saldo devedor é o valor que você está devendo ao banco em um empréstimo consignado. Para calcular o valor, você deve somar o total que foi liberado para você com as tarifas e taxas de juros aplicadas à época da contratação da sua proposta.
No site do Banco Central, está disponível a Calculadora do Cidadão. Através dela, é possível descobrir o seu saldo devedor aproximado.
Mas… Aproximado por quê?
Porque o saldo devedor no banco varia diariamente.
Outra forma de descobrir o saldo devedor é entrando em contato diretamente com o banco que possui a dívida. Depois de descobrir seu valor, você pode fazer a antecipação das parcelas. Vamos descobrir como!
Como pagar o saldo devedor
Para pagar a sua dívida total, ou mesmo parte dela, é preciso entrar em contato com o banco e solicitar o boleto de quitação.
Vale ressaltar, que se for pagar somente parte do saldo devedor, é preciso solicitar o boleto de cada valor de parcela que deseja até que atinja o valor que deseja. Depois de pagar, acompanhe o valor da dívida e verifique se o valor pago realmente foi deduzido do total.
Saiba aqui 4 direitos que você tem junto ao banco quando contrata um empréstimo consignado.
Muitas vezes, os bancos dificultam a liberação desse boleto de quitação e infelizmente os correspondentes bancários não conseguem gerar esse documento para você.
Mas quando é vantajoso antecipar o pagamento? Siga com a leitura para descobrir.
Leia também: Como quitar empréstimo consignado
Quando realizar a antecipação?
Sempre que receber um dinheiro extra ou se sobrar um pouco no mês, vale a pena utilizar esse valor (desde que ele seja um montante interessante) para antecipar as parcelas. Mas faça bem os seus cálculos, pois não seria bom usar esse dinheiro e no mês seguinte precisar de um novo empréstimo.
Veja aqui o nosso post sobre manter as contas em dia utilizando o empréstimo consignado.
Se conseguir realizar uma nova operação de crédito com os juros mais baixos, você pode utilizar esse dinheiro e pagar o seu empréstimo atual. Você iria trocar uma dívida mais cara, por outra mais em conta.
Aproveite e simule!
Agora que já aprendeu que pode realizar a antecipação das parcelas do seu empréstimo consignado, aproveite para fazer uma simulação conosco.
Acesse a uConecte, crie a sua conta e faça a uma simulação.
2 Comments
arnaldo · 2 de julho de 2021 às 18:17
Excelente artigo. Obrigado por compartilhar!
Eu tenho dúvidas sobre quais parcelas a instituição deve escolher para antecipar:
A que está mais próxima de vencer ou a que está mais distante do vencimento?
No caso do consignado. Quando o funcionario é desligado, é descontado das verbas rescisórias um valor de até 30% dessas verbas.
Mas a financeira antecipou o pagamento usando esse valor nas parcelas mais próximas, onde os juros já estão mais altos.
Não seria o correto o desconto ocorrer do final do prazo para o começo, dando para o cliente um desconto maior?
Agradeço se puder responder. Não sei quanto tempo faz esse post, mas espero que possa me ajudar a entender.
Saulo Domingos · 23 de julho de 2021 às 15:19
Olá Arnaldo! Essas dúvidas é preciso verificar direto com o banco que possui empréstimo.