Uma das vantagens do empréstimo consignado é o longo prazo para pagamento com juros mais baixos do que o de outras linhas de crédito.

Porém, durante esse tempo muita gente consegue equilibrar mais sua vida financeira e prefere não ficar mês a mês pagando cada parcela do empréstimo. Antecipar algumas delas ou até mesmo quitar completamente seu consignado é uma opção.

Vamos aprender hoje no blog da Emprestimofacil.com como é feito o procedimento de antecipar pagamentos das parcelas do empréstimo consignado.

Trataremos os seguintes assuntos abaixo, caso tenha algum ponto que lhe interesse mais vá diretamente ao que deseja.

Realizar a antecipação das parcelas

Sim! É possível pagar antecipadamente as parcelas que estão para vencer. O melhor é que você ainda pode escolher de duas formas, fazer a quitação total de todas as parcelas do empréstimo consignado ou pagar somente as parcelas que desejar.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o saldo devedor deve ter a redução proporcional dos juros das parcelas que estão à vencer.

Veja aqui o que o Banco Central sobre a liquidação antecipada de uma operação financeira.

Mas antes, vamos descobrir no próximo tópico o que é o saldo devedor.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Antecipação das parcelas do empréstimo consignado

O que é o saldo devedor e como descobrir o seu valor

Saldo devedor é o valor que você está devendo ao banco em um empréstimo consignado. Para calcular o valor, você deve somar o total que foi liberado para você com as tarifas e taxas de juros aplicadas à época da contratação da sua proposta.

No site do Banco Central, está disponível a Calculadora do Cidadão. Através dela, é possível descobrir o seu saldo devedor aproximado.

Mas… Aproximado por quê?

Porque o saldo devedor no banco varia diariamente.

Outra forma de descobrir o saldo devedor é entrando em contato diretamente com o banco que possui a dívida. Depois de descobrir seu valor, você pode fazer a antecipação das parcelas. Vamos descobrir como!

Como pagar o saldo devedor

O que é o saldo devedor e como descobrir o seu valor

Para pagar a sua dívida total, ou mesmo parte dela, é preciso entrar em contato com o banco e solicitar o boleto de quitação.

Vale ressaltar, que se for pagar somente parte do saldo devedor, é preciso solicitar o boleto de cada valor de parcela que deseja até que atinja o valor que deseja. Depois de pagar, acompanhe o valor da dívida e verifique se o valor pago realmente foi deduzido do total.

Saiba aqui 4 direitos que você tem junto ao banco quando contrata um empréstimo consignado.

Muitas vezes, os bancos dificultam a liberação desse boleto de quitação e infelizmente os correspondentes bancários não conseguem gerar esse documento para você.

Mas quando é vantajoso antecipar o pagamento? Siga com a leitura para descobrir.

Quando realizar a antecipação?

Sempre que receber um dinheiro extra ou se sobrar um pouco no mês, vale a pena utilizar esse valor (desde que ele seja um montante interessante) para antecipar as parcelas. Mas faça bem os seus cálculos, pois não seria bom usar esse dinheiro e no mês seguinte precisar de um novo empréstimo.

Veja aqui o nosso post sobre manter as contas em dia utilizando o empréstimo consignado.

Se conseguir realizar uma nova operação de crédito com os juros mais baixos, você pode utilizar esse dinheiro e pagar o seu empréstimo atual. Você iria trocar uma dívida mais cara, por outra mais em conta.

Aproveite e simule!

Agora que já aprendeu que pode realizar a antecipação das parcelas do seu empréstimo consignado, aproveite para fazer uma simulação conosco.

Acesse a uConecte, crie a sua conta e faça a uma simulação.

SIMULE AGORA

Como antecipar a parcela do empréstimo consignado
5 (100%) 1 voto[s]

Baixe Materiais GratuitosPowered by Rock Convert

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Federal

Aprenda a tirar o Informe de Rendimentos para o IR 2019 pelo SIGEPE

A Declaração do Imposto de Renda (IR) 2019 já está disponível ao cidadão. Se você é Servidor Público Federal, pode emitir seu Informe de Rendimentos para o IR 2019 pelo SIGEPE. Todo ano a Receita Leia mais…

Empréstimo Consignado

Regras Para Empréstimo do INSS – O que Mudou e o que Continua Igual?

Em abril de 2019 entrou em vigor a Instrução Normativa 100. Saiba se as regras para empréstimo do INSS mudaram ou se elas permaneceram as mesmas!

Federal

SIGEPE Mobile – O que é, Como Acessar e Como Atualizar

Saiba o que é o SIGEPE Mobile e como atualizar o aplicativo para fazer a consulta da prévia do seu contracheque, margem consignável, férias e muito mais. O SIGEPE – Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos Leia mais…