Uma das vantagens do empréstimo consignado é o longo prazo para pagamento com juros mais baixos do que o de outras linhas de crédito.

Porém, durante esse tempo muita gente consegue equilibrar mais sua vida financeira e prefere não ficar mês a mês pagando cada parcela do empréstimo. Antecipar algumas delas ou até mesmo quitar completamente seu consignado é uma opção.

Vamos aprender hoje no blog da Emprestimofacil.com como é feito o procedimento de antecipar pagamentos das parcelas do empréstimo consignado.

Trataremos os seguintes assuntos abaixo, caso tenha algum ponto que lhe interesse mais vá diretamente ao que deseja.

Realizar a antecipação das parcelas

Sim! É possível pagar antecipadamente as parcelas que estão para vencer. O melhor é que você ainda pode escolher de duas formas, fazer a quitação total de todas as parcelas do empréstimo consignado ou pagar somente as parcelas que desejar.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o saldo devedor deve ter a redução proporcional dos juros das parcelas que estão à vencer.

Veja aqui o que o Banco Central sobre a liquidação antecipada de uma operação financeira.

Mas antes, vamos descobrir no próximo tópico o que é o saldo devedor.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Antecipação das parcelas do empréstimo consignado

O que é o saldo devedor e como descobrir o seu valor

Saldo devedor é o valor que você está devendo ao banco em um empréstimo consignado. Para calcular o valor, você deve somar o total que foi liberado para você com as tarifas e taxas de juros aplicadas à época da contratação da sua proposta.

No site do Banco Central, está disponível a Calculadora do Cidadão. Através dela, é possível descobrir o seu saldo devedor aproximado.

Mas… Aproximado por quê?

Porque o saldo devedor no banco varia diariamente.

Outra forma de descobrir o saldo devedor é entrando em contato diretamente com o banco que possui a dívida. Depois de descobrir seu valor, você pode fazer a antecipação das parcelas. Vamos descobrir como!

Como pagar o saldo devedor

O que é o saldo devedor e como descobrir o seu valor

Para pagar a sua dívida total, ou mesmo parte dela, é preciso entrar em contato com o banco e solicitar o boleto de quitação.

Vale ressaltar, que se for pagar somente parte do saldo devedor, é preciso solicitar o boleto de cada valor de parcela que deseja até que atinja o valor que deseja. Depois de pagar, acompanhe o valor da dívida e verifique se o valor pago realmente foi deduzido do total.

Saiba aqui 4 direitos que você tem junto ao banco quando contrata um empréstimo consignado.

Muitas vezes, os bancos dificultam a liberação desse boleto de quitação e infelizmente os correspondentes bancários não conseguem gerar esse documento para você.

Mas quando é vantajoso antecipar o pagamento? Siga com a leitura para descobrir.

Quando realizar a antecipação?

Sempre que receber um dinheiro extra ou se sobrar um pouco no mês, vale a pena utilizar esse valor (desde que ele seja um montante interessante) para antecipar as parcelas. Mas faça bem os seus cálculos, pois não seria bom usar esse dinheiro e no mês seguinte precisar de um novo empréstimo.

Veja aqui o nosso post sobre manter as contas em dia utilizando o empréstimo consignado.

Se conseguir realizar uma nova operação de crédito com os juros mais baixos, você pode utilizar esse dinheiro e pagar o seu empréstimo atual. Você iria trocar uma dívida mais cara, por outra mais em conta.

Aproveite e simule!

Agora que já aprendeu que pode realizar a antecipação das parcelas do seu empréstimo consignado, aproveite para fazer uma simulação conosco.

Acesse a uConecte, crie a sua conta e faça a uma simulação.

SIMULE AGORA

Como antecipar a parcela do empréstimo consignado
5 (100%) 1 voto

Fique por dentro das novidades!


Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe seu comentário!

Posts Relacionados

crédito consignado

Baixa histórica das taxas de juros do consignado em 2019

O ano recomeça e junto dele a esperança de dias melhores para todos nós. Esse ano a esperança pode vir através de uma baixa histórica das taxas de juros no empréstimo consignado. Ao longo do… Continue lendo Baixa histórica das taxas de juros do consignado em 2019

crédito consignado

Despedido? Saiba como fica o seu empréstimo consignado

Uma dúvida muito comum é o que acontece com o empréstimo consignado quando alguém é despedido. Sabemos que dificilmente quem é servidor público federal, estadual ou municipal é demitido. Mas isso pode acontecer. Lembramos também… Continue lendo Despedido? Saiba como fica o seu empréstimo consignado

crédito consignado

Análise de crédito | Veja o que o banco analisa no empréstimo consignado

Você solicita um empréstimo ou financiamento e recebe a informação que a sua análise de crédito não foi aprovada… Essa sensação é muito ruim, não é mesmo? Não sei se já você já teve essa… Continue lendo Análise de crédito | Veja o que o banco analisa no empréstimo consignado