No nosso texto vamos falar o que é a CIP e qual a sua importância na portabilidade de crédito.
Mas antes vamos entender o que é e como realizamos a portabilidade. Vamos também conhecer algumas vantagens da Portabilidade.
Então vamos começar explicando o que é Portabilidade.
Portabilidade do Consignado
Antes de entendermos o que é a CIP, vamos explicar o que é a Portabilidade do Consignado, que também pode ser chamada de Compra de Dívida de Empréstimo. Então vamos lá:
A Portabilidade do Consignado é a transferência de um contrato de empréstimo consignado de uma instituição financeira para outra instituição financeira, mediante a solicitação do cliente.
Junto com a portabilidade, os bancos realizam o refinanciamento da portabilidade, que é simplesmente refinanciar a parcela que foi portada para o novo banco e dessa forma libera um crédito para o titular que está realizando a operação.
Então vamos aprender a seguir como realizamos uma portabilidade.
Como realizar uma operação de portabilidade?
Na uConecte todo o processo é muito simples, após realizar o seu cadastro, você deve fazer uma simulação. O nosso sistema vai identificar todas as possibilidades de crédito disponível que podemos realizar, seja um Empréstimo Consignado, Refinanciamento, Cartão de Crédito Consignado ou refinanciamento da portabilidade.
Com todas as propostas disponíveis, você pode contratar aquela que achar mais interessante. Como estamos falando sobre a portabilidade, não vamos entrar em detalhes nas demais opções disponíveis, mas são todas bastante parecidas.
Após a contratação, na própria uConecte você vai informar os dados solicitados, nosso sistema vai gerar o seu contrato junto ao banco e disponibilizará para você. Logo em seguida, você receberá a informação de como realizará a assinatura digital pelo seu celular.
Assim que realizar a assinatura digital, basta aguardar o retorno do banco. Mas onde entra a CIP? O que ela é? Vamos saber mais nos próximos tópicos.
O que é a CIP?
A sigla CIP quer dizer Câmara Interbancária de Pagamentos.
Na prática a CIP é uma associação que integra o Sistema de Pagamento Brasileiro, ela é quem processa todas as operações financeiras e transações de pagamento com cartões.
Como a CIP funciona na Portabilidade?
A CIP atua na portabilidade de crédito através da Central de Transferência de Crédito.
Vamos exemplificar:
- O aposentado solicitou a portabilidade de crédito de uma parcela de X reais do banco A para o banco B.
- O banco B ao receber a solicitação, entra em contato com CIP, que notifica o banco A sobre o interesse do aposentado de realizar a portabilidade.
- O banco A responde a CIP se vai manter o contrato com o aposentado ou se pode seguir com a portabilidade.
- Seguindo com a portabilidade, a CIP vai responder ao banco B, que deverá liquidar o contrato aberto com o banco A.
- Assim que o contrato for quitado, o banco A informa a CIP que está tudo certo e o contrato é transferido para o banco B.
Mas qual é a vantagem do cliente ao realizar toda essa operação? Apenas mudar o banco que ele deve? Vamos saber mais.
Qual a vantagem em realizar a Portabilidade?
Depois de todo esse processo realizado com a ajuda da CIP, qual a vantagem que a pessoa tem em realizar a portabilidade de crédito?
Podemos destacar 4 vantagens:
- Através da portabilidade, você leva o desconto da sua parcela para o banco de sua escolha, onde você possui um melhor relacionamento.
- No processo de portabilidade, não é permitido que o novo banco aumente a sua taxa de juros, inclusive é bem comum que ela tenha uma pequena redução.
- A sua margem consignável e a parcela descontada em seu salário, não sofre nenhuma alteração.
- Assim que a portabilidade for finalizada, você pode realizar o seu refinanciamento, dessa forma, ao final da operação, você vai receber um crédito.
Agora que já entendeu sobre a CIP, faça uma simule na uConecte!
Já entendeu como a CIP funciona, agora faça uma simulação na uConecte. Além do refinanciamento da portabilidade de crédito que falamos no nosso texto, existem outras opções disponíveis como:
- Empréstimo Consignado: para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS;
- Refinanciamento: para todos que possuem empréstimos nos bancos que temos parcerias;
- Cartão de Crédito Consignado: para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, inclusive podendo sacar parte do valor de limite disponível;
- Empréstimo pessoal com o celular de garantia: para todos que possuem um celular que esteja dentro do parâmetro do nosso parceiro.
- Crédito com garantia de imóvel: para quem possui um imóvel que esteja dentro do parâmetro do Banco;
- Empréstimo pessoal: para autônomos, empresários, funcionários de empresas privadas, servidores públicos, aposentados e pensionistas que estão sem margem consignável.
- Empréstimo com garantia do FGTS: disponível para todas as pessoas que possuem saldo disponível em sua conta ativa ou inativa no FGTS.
Acesse a uConecte, faça o seu cadastro e realize uma simulação conosco!
SIMULE AGORA