A taxa Selic caiu em 5 anos de 14,15% a.a. para 3%. A redução foi decidida na última quarta-feira dia 06 de maio, durante a reunião do Comitê de Política Monetária, o COMPOM.

No nosso texto, vamos explicar o que é a taxa e como a sua nova queda pode interferir no mercado dos bancos e nos empréstimos!

O que é a taxa Selic?

Então para você ficar por dentro do assunto, vamos começar explicando o que é. A taxa Selic, é a taxa básica da economia que serve de referência para as taxas de juros.

Esse percentual é utilizado pelos bancos, para que eles emprestem dinheiro entre si. Sim, as instituições financeiras não podem terminar o dia bancário com o caixa vermelho, e fazem estas operações com juros padronizados.

Por via de regra, então se a taxa Selic caiu, quer dizer que o crédito ficou mais barato para as próprias Instituições Bancárias. Isso certamente terá um reflexo ao tomador desse “dinheiro” no final do processo, que é o empréstimo para as pessoas físicas e jurídicas.

No final das contas, a Selic é tão importante para investir quanto para tomar um empréstimo.

Apenas por curiosidade Selic quer dizer “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”.

No próximo tópico, vamos falar como os bancos estão reagindo a essa nova queda da taxa.

A taxa Selic caiu! Como os bancos estão reagindo?

Quanto mais baixa a taxa de juros Selic estiver, mais barato costuma ser o crédito oferecido pelos bancos. Estamos presenciando recentemente diversas quedas em quase todas as taxas de juros, como a de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e pessoal, além de outras categorias mais específicas.

Nesta quarta-feira (06/05/2020), após o anúncio que a taxa Selic caiu para 3%, os bancos Itaú, Bradesco e Banco do Brasil divulgaram que já estão trabalhando com essa nova taxa e a redução deve chegar aos clientes e já na próxima segunda-feira, dia 11/05/2020.

A seguir, vamos dizer o que pode acontecer com o seu empréstimo.

O que acontece com meus empréstimos com a queda da Selic?

No momento em que se contrata um empréstimo, as condições de taxa, valor de parcela e prazo firmado em contrato, se mantêm até seu término. Como a taxa selic caiu, é muito provável que a taxa de juros também caia. Então será possível realizar novas operações e também refinanciar suas dívidas com taxas bem mais atrativas. Este é o momento oportuno para adquirir bens como automóveis, imóveis ou investir em um negócio próprio. Também é uma ótima oportunidade quitar dívidas com juros mais altos.

Recentemente, o empréstimo consignado também teve redução significativa na taxa mensal, saindo de 2,08% para 1,8% ao mês.

Venha simular na uConecte!

Na uConecte temos vários oportunidades de crédito para vocês. Seja consignado para servidores públicos ou beneficiários do INSS, através do cartão de crédito ou do empréstimo.

Para funcionários de empresas privadas, empresários, autônomos ou servidores públicos e beneficiários do INSS que não possuem margem consignável, temos a opção do empréstimo pessoal. Acesse a uConecte e faça sua cotação. Não perca a oportunidade de solicitar crédito com juros baixos.

SIMULE AGORA

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Notícias

Empréstimo com Garantia do FGTS estará disponível em breve!

O Conselho Curador do FGTS aprovou uma nova resolução que permite a realização de empréstimo com garantia do FGTS a trabalhadores que escolheram receber o saque aniversário do fundo. Esse empréstimo na verdade seria um Leia mais…

Notícias

Redução de juros e prazos mais longos para o consignado do INSS

O Conselho Nacional de Previdência definiu ontem, como medida preventiva contra a Pandemia do Coronavírus, a redução de juros e prazos mais longo para o empréstimo consignado para os beneficiários do INSS. O teto máximo Leia mais…

Notícias

Calendário de Pagamento de Aposentadorias e Pensões do INSS 2020

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou nesta segunda-feira, 16, o calendário de depósito dos benefícios previdenciários em 2020. A ordem de pagamento para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, salário maternidade e auxílio reclusão é Leia mais…