A partir de agosto o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começará o seu projeto piloto da Prova de Vida Digital.

Vamos saber mais no nosso texto como é feita a prova de vida até o momento e como ela será no futuro, quando esse projeto estiver implantado.

Prova de vida antes e durante a Pandemia

Como todos os beneficiários devem saber, a cada 12 meses é preciso comprovar que está vivo e se não realizar essa comprovação o benefício pode até ser suspenso. Antes da Pandemia do Covid 19, a prova de vida era realizada de forma presencial, direto na agência bancária que recebe o seu benefício.

Logo no início da Pandemia, em meados de março, o governo assinou um decreto suspendendo a prova de vida , para não expor os beneficiários do INSS ao risco de se contaminarem com o novo coronavírus. Durante esse decreto não corre o risco de ter o benefício suspenso.

Veja aqui o nosso texto explicando sobre a Prova de Vida.

Como já adiantamos a Prova de vida será digital. Vamos aprofundar mais no próximo tópico.

Como será a Prova de Vida Digital?

A Prova de Vida Digital do INSS irá começar o seu projeto piloto com aproximadamente 550 mil beneficiários de todo o Brasil. No primeiro momento, o foco será naqueles aposentados e pensionistas que deveriam ter feito a prova de vida, mas devido à pandemia não conseguiram realizá-la.

O mecanismo que será utilizado para a prova de vida digital é o reconhecimento facial, através da câmera do celular mesmo. Mas apenas aqueles que possuem carteira de motorista digital ou título de eleitor digital é que estarão aptos a realizar o processo.

Dessa forma evitará que as pessoas vão até a sua agência bancária. Em um segundo momento, a prova de vida digital ira incorporar a biometria chamada “digital viva” assim mais pessoas poderão realizar o procedimento.

O processo até então informado pelo INSS é um pouco parecido com o processo de assinatura digital que temos disponíveis na uConecte.

Assinatura digital na uConecte

Hoje na uConecte você pode simular e contratar vários produtos financeiros, como crédito consignado, empréstimo pessoal, cartão de crédito consignado e abertura de conta corrente.

Para todos esses produtos, temos a opção de assinatura digital. Basta tirar fotos dos seus documentos, uma selfie segurando a identidade e realizar o aceite de acordo com as orientações de cada banco.

Muito simples né? Você pode realizar todo o processo sem sair da sua casa, Confira!

SIMULE AGORA

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

INSS (Previdência Social)

Previsão de reabertura das agências do INSS é novamente adiada!

A previsão de reabertura das agências do INSS é adiada pela segunda vez. A primeira data estipulada para retornar o atendimento presencial era no dia 13 de julho. Como a pandemia ainda não foi controlada Leia mais…

INSS (Previdência Social)

Reabertura das Agências do INSS foi adiada! Confira a nova data!

O Governo Federal alterou a data para reabertura das agências do INSS. Inclusive fizemos um texto no nosso blog informando que a abertura parcial iria acontecer no dia 13/07, mas como a pandemia ainda continua Leia mais…

INSS (Previdência Social)

Reprovado o aumento da margem do INSS! E agora?

Infelizmente no dia 16 de julho foi reprovado o aumento da margem consignável em votação do Senado. Mas calma, nem tudo está perdido, já que essa proposta pode voltar em pelo menos outros dois Projetos Leia mais…