A partir de agosto o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começará o seu projeto piloto da Prova de Vida Digital.
Vamos saber mais no nosso texto como é feita a prova de vida até o momento e como ela será no futuro, quando esse projeto estiver implantado.
Prova de vida antes e durante a Pandemia
Como todos os beneficiários devem saber, a cada 12 meses é preciso comprovar que está vivo e se não realizar essa comprovação o benefício pode até ser suspenso. Antes da Pandemia do Covid 19, a prova de vida era realizada de forma presencial, direto na agência bancária que recebe o seu benefício.
Logo no início da Pandemia, em meados de março, o governo assinou um decreto suspendendo a prova de vida , para não expor os beneficiários do INSS ao risco de se contaminarem com o novo coronavírus. Durante esse decreto não corre o risco de ter o benefício suspenso.
Como já adiantamos a Prova de vida será digital. Vamos aprofundar mais no próximo tópico.
Como será a Prova de Vida Digital?
A Prova de Vida Digital do INSS irá começar o seu projeto piloto com aproximadamente 550 mil beneficiários de todo o Brasil. No primeiro momento, o foco será naqueles aposentados e pensionistas que deveriam ter feito a prova de vida, mas devido à pandemia não conseguiram realizá-la.
O mecanismo que será utilizado para a prova de vida digital é o reconhecimento facial, através da câmera do celular mesmo. Mas apenas aqueles que possuem carteira de motorista digital ou título de eleitor digital é que estarão aptos a realizar o processo.
Dessa forma evitará que as pessoas vão até a sua agência bancária. Em um segundo momento, a prova de vida digital ira incorporar a biometria chamada “digital viva” assim mais pessoas poderão realizar o procedimento.
Veja o vídeo explicando detalhadamente o passo á passo.
O processo até então informado pelo INSS é um pouco parecido com o processo de assinatura digital que temos disponíveis na uConecte.
Assinatura digital na uConecte
Hoje na uConecte você pode simular e contratar vários produtos financeiros, como crédito consignado, empréstimo pessoal, cartão de crédito consignado e abertura de conta corrente.
Para todos esses produtos, temos a opção de assinatura digital. Basta tirar fotos dos seus documentos, uma selfie segurando a identidade e realizar o aceite de acordo com as orientações de cada banco.
Muito simples né? Você pode realizar todo o processo sem sair da sua casa, Confira!
SIMULE AGORA