A margem emergencial do consignado tem o prazo de validade para o final do mês de dezembro. Desde março, quando a Lei foi publicada no Diário Oficial da União todos já sabiam que provavelmente ao final do ano a margem consignável iria voltar ao seu percentual normal.
Esse será o nosso assunto do texto, por que foi criada essa margem extra? O que vai acontecer com a margem consignada após o fim da Lei? Os beneficiários do INSS não poderão mais contratar empréstimos? Todos vão ficar com a margem negativa? Como regularizar a margem para que ela não fique negativa?
Para tentar te ajudar a responder essas perguntas, convidamos vocês para a leitura do nosso texto.
Por que a criação da Margem emergencial?
A margem extra, também chamada de emergencial, foi criada com o intuito de auxiliar os beneficiários do INSS, que por muitas vezes é a principal fonte de renda de uma família.
Com uma economia fragilizada, mais 5% do salário para realizar um empréstimo consignado, poderia ajudar a aquecer a economia, além dos aposentados e pensionistas conseguirem utilizar esse dinheiro para terem um alívio financeiro.
Mas essa margem vai acabar?
Fim da margem emergencial do consignado
Como todos sabem, a margem emergencial do consignado foi aprovada em março de 2021 e ela aumentou o percentual consignável em 5%, passando de 35% para 40%. Lembramos que desse total, 5% é exclusiva para o cartão de crédito consignado.
Veja o nosso texto de quando a Margem emergencial de 5% foi aprovada!
Também sabemos que assim como teve a data de início, ela também tem a data de término, que de acordo com a lei está para o último dia do ano. Depois do seu fim, a margem consignável voltará para o percentual de 35%, sendo 30% para o empréstimo consignado e o restante para o cartão de crédito.
Como fica a margem consignável com o fim da margem extra? Vamos saber a seguir.
Fim da Margem negativa?
Infelizmente aqueles que utilizaram a margem emergencial do consignado, no início do próximo ano realmente vão ficar com a margem negativa. Quem não utilizou esse percentual extra de 5%, continua tudo normal.
Uma tentativa para regularizar a margem para que ela não fique negativa, é tentar junto ao banco um refinanciamento reduzindo o valor da parcela.
Mas mesmo negativado no consignado, você pode realizar outras operações de crédito na uConecte, vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.
Qual operação pode contratar com a margem negativa?
Na uConecte temos diversas oportunidades de crédito, não apenas para quem utilizou a margem emergencial do consignado, mas também para os servidores públicos que estão sem margem e para os funcionários de empresas privadas, empresários e autônomos.
Segue as opções disponíveis para todos:
- Empréstimo pessoal com o celular de garantia;
- Crédito utilizando o seu imóvel como garantia;
- Antecipação do saque aniversário do FGTS.
Produtos consignado disponíveis na uConecte!
Além das opções de crédito citada anteriormente, temos as alternativas consignáveis, como:
- Empréstimo consignado;
- Refinanciamento;
- Refinanciamento da portabilidade de crédito;
- Cartão de crédito consignado;
- Saque de parte do limite do cartão de crédito consignado.
Acesse a uConecte, faça o seu cadastro e simule a operação que achar mais interessante.
SIMULE AGORA