Uma notícia que tem deixado muitos beneficiários do INSS esperançoso é a possibilidade de receber um décimo quarto salário ainda em 2020.
Não precisamos falar sobre o quanto foi e ainda está sendo diferente o ano de 2020. Com várias medidas de isolamento e restrições. Tanto que no início da pandemia, uma das ações do governo para tentar manter a economia aquecida, foi a antecipação do décimo terceiro, entre os meses de abril e junho. Essa medida injetou aproximadamente 23 bilhões de reais na economia.
Mas e agora? Como ficam os beneficiários do INSS sem aquele salário extra do fim de anos? Será que o 14º salário realmente existirá?
Como surgiu a notícia de mais um salário?
Essa especulação começou um pouco antes de julho e tomou força quando o Senador do Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul criou o Projeto de Lei no dia 06/07/2020 com a seguinte explicação:
Dobra, em 2020, o abono anual dos segurados e dependentes do RGPS, instituindo, na prática, um décimo quarto salário em favor dos que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Mas será que o Projeto de Lei será aprovado? Vamos saber a seguir qual é o procedimento para a aprovação?
O 14º salário será aprovado?
Ainda não sabemos se o décimo quarto salário será aprovado ou não, temos que acompanhar o processo e esperar as próximas etapas. O passo a passo para a aprovação é o seguinte:
- Votação pelo Senado;
- Votação na Câmara dos Deputados;
- Lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Mas como conhecemos a política brasileira, infelizmente pelo “andar da carruagem”, acreditamos que não terá tempo hábil para todas essas votações. Já que o décimo quarto salário deveria ser aprovado o quanto antes, para ter tempo de ser pago em novembro e dezembro.
De toda forma ficamos na expectativa acompanhando as notícias.
Enquanto a definição não sai, aproveite as vantagens da uConecte
Qualquer novidade sobre o décimo quarto salário, vamos informar no nosso blog. Mas enquanto não temos uma definição, convidamos você para conhecer a uConecte.
Na nossa plataforma, você pode abrir uma conta digital do BMG e simular um empréstimo consignado (inclusive, se for aposentado ou pensionista do INSS, pode aproveitar o aumento de margem de 5%). Simulando um consignado, também verificamos a possibilidade de você realizar um refinanciamento ou portabilidade. Além disso, temos o cartão de crédito consignado.
Mas se você não possui margem conisgnável, não é servidor público e nem beneficiários do INSS, temos a opção do empréstimo pessoal.
Vale lembrar que temos a assinatura online para todos os produtos disponíveis na uConecte!