Sabemos que desde quando a pandemia se instalou no Brasil, foram tomadas diversas medidas em todo o país. Desde restrições rigorosas para o comércio e vários estabelecimentos.
No mercado de crédito, também ocorreram muitas mudanças, devido às restrições. O governo, por exemplo em uma tentativa de aquecer a economia adiantou o décimo terceiro dos beneficiários do INSS no ano de 2020 de 2021. Em alguns momentos zerou o IOF, reduziu o teto do consignado, aumentou o prazo máximo para o empréstimo.
Fora do mercado de crédito, diminuiu impostos de remédios e de equipamentos de proteção individual por um determinado período e forneceu o auxílio emergencial para várias pessoas que ficaram desamparadas durante a pandemia.
Mas vamos ao título do nosso texto: Como está a prova de vida do INSS?
Essa dúvida está bem comum nessa última semana, pois os senadores derrubaram o veto colocado dias antes. Vamos entender melhor a seguir.
Como está a prova de vida do INSS após os senadores terem derrubado o veto à suspensão?
O senado derrubou o veto à suspensão de prova de vida do INSS. Essa frase que foi dita várias vezes ao longo dessa semana está muito confusa, ao final como está a prova de vida do INSS?
É preciso fazer presencialmente?
Posso fazer de forma virtual?
Ou não preciso mais fazer a prova de vida?
Vamos resumir o que aconteceu desde o ano passado…
Resumindo a situação da Prova de vida do INSS
No ano de 2020, com a pandemia e diversas restrições, o INSS achou interessante suspender a prova de vida até o final do ano. Mas como o corona vírus e as restrições pioraram em 2021, novamente a prova de vida foi suspensa até o final do ano.
Algumas semanas atrás o presidente vetou a suspensão da prova de vida, as principais justificativas da base do governo para esse veto é o combate a fraudes, pois o governo quer identificar pessoas que recebem o benefício do INSS que não teria mais o direito. Mais um ponto que o governo defende, é que o momento mais grave da pandemia já passou, como já tem boa parte da população vacinada, a vida de quase todos já está retornando a normalidade.
Na última segunda-feira (27/09/2021) o senado derrubou o veto presidencial, voltando a suspender a prova de vida presencial até o final do ano. Ficando como estava antes.
Como está a Prova de vida do INSS? Veja o calendário
Muitas pessoas já estão com o prazo de realizar a prova de vida vencido, mas fiquem tranquilos que não terão os benefícios suspensos, pois o INSS definiu um novo calendário para que ela seja feita:
- Vencimento da comprovação em maio e junho/2021: nova prova de vida em janeiro de 2022;
- Vencimento da comprovação em julho e agosto/2021: nova prova de vida em fevereiro de 2022;
- Vencimento da comprovação em setembro e outubro/2021: nova prova de vida em março de 2022;
- Vencimento da comprovação em novembro e dezembro/2021: nova prova de vida em abril de 2022;
- Vencimento da comprovação em janeiro e fevereiro/2022: nova prova de vida em maio de 2022;
- Vencimento da comprovação em março e abril/2022: nova prova de vida em junho de 2022;
- Vencimento da comprovação em maio e junho/2022: nova prova de vida em julho de 2022;
- Vencimento da comprovação em julho/2022: nova prova de vida em agosto de 2022.
Outras formas de fazer a Prova de vida
Lembramos que como alternativas para a Prova de vida presencial no INSS, temos a prova de vida realizada pelo Banco que paga o seu benefício. Para isso é preciso verificar com a instituição se pode ser feita através do aplicativo do banco, caixa eletrônico ou mesmo presencial na agência.
A segunda opção é fazer a Prova de vida por Biometria Facial, mas somente poderá realizar dessa forma caso já tenha a sua face cadastrada nos bancos de dados do TSE e Detran. Sendo assim, você pode realizar o processo pelo próprio aplicativo do Meu INSS.
A terceira opção é a Prova de vida domiciliar, que é para as pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção. Para realizar essa alternativa, é preciso que entre em contato no telefone do INSS, o 135 para verificar se é possível realizar o agendamento.
Conheça a uConecte!
Agora que você já sabe como está a Prova de vida do INSS, convidamos você a conhecer a uConecte.
Acesse e faça o cadastro na nossa plataforma, você pode verificar várias opções de crédito. Faça uma simulação e de acordo com o seu perfil poderá realizar um empréstimo consignado, refinanciamento, portabilidade de crédito, cartão de crédito consignado, empréstimo pessoal, empréstimo com imóvel de garantia ou empréstimo com o saldo do FGTS como garantia.
SIMULE AGORA