Aumento de margem para servidores público já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo plenário do Senado. No nosso texto vamos explicar o que falta para a nova margem virar realidade e ficar disponível para a contratação de empréstimos.
Passo a passo do aumento de margem para servidores
O primeiro passo do aumento de margem para servidores virar realidade já foi dado, que é a apresentação do texto e aprovação na Câmara dos Deputados. Isso ocorreu no último dia 22.
O segundo passo também já aconteceu e foi no dia 29/11, quando o Senado votou e aprovou o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 28/2022 decorrente da Medida Provisória (MP) 1.132/2022.
Agora o último passo é a sanção do Presidente para que a Medida Provisória vire Lei. Essa sanção pode acontecer em até 15 dias úteis.
Mas qual será o novo percentual da margem consignável? Vamos saber a seguir no nosso texto.
Qual será a nova margem consignável?
O novo percentual será de até 45% do salário. Esse percentual será dividido da seguinte forma:
- 35% para o empréstimo consignado, aumentando em 5% do percentual atual;
- 5% para o cartão de crédito consignado;
- 5% para o cartão consignado de benefício.
Lembramos que cada percentual deve ser usado apenas para a linha de crédito determinada, não sendo permitido que o servidor utilize a margem do cartão de crédito para um empréstimo consignado por exemplo.
De acordo com o relator do projeto no Senado, o Senador Plínio Valério, é muito melhor o servidor federal utilizar essa nova margem consignável para ter acesso a um dinheiro em caso de emergencial, que utilizar outras linhas de créditos disponíveis no mercado. Veja o que ele disse:
“Decerto, é muito melhor financeiramente, para os que se endividam além da margem máxima recomendável de 30%, obter recursos emergenciais com a garantia da margem consignável em vez de obtê-los sem garantia em linha de crédito do rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial.”
Mas terá servidores que mesmo com o aumento de margem consignável não poderá realizar nenhuma operação! Saiba o motivo a seguir.
Curiosidade do aumento de margem para servidores
É preciso ter muita atenção na regra de 70% e vamos explicar para vocês como ela funciona.
Mesmo que se tenha margem consignável disponível para realizar um empréstimo ou algum dos cartões consignáveis, você não poderá realizar caso a soma das consignações e dos demais descontos chegue a 70% da renumeração do servidor.
Vamos saber quais servidores terão aumento de margem consignável!
Quem será contemplado com esse aumento de margem?
O grupo que terá o aumento de margem serão os:
- Servidores públicos federais das Administrações Direta/Indireta;
- Servidores públicos federais inativos;
- Militares das Forças Armadas;
- Militares do Distrito Federal;
- Militares dos ex-territórios Federais;
- Pensionistas de Servidores;
- Pensionistas de Militares;
- Militares da inatividade remunerada.
Não está dentro daqueles que terão aumento na margem consignável? Fique tranquilo e confira as outras oportunidades de crédito disponíveis na uConecte! Conheça essa opções no nosso próximo tópico.
Outras linhas de crédito na uConecte!
Conheça todas as opções de crédito que temos disponíveis na uConecte:
- Empréstimo consignado: para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS que possuem margem consignável;
- Refinanciamento: para os servidores públicos que já possuem um empréstimo sendo descontado nos bancos que representamos;
- Portabilidade de crédito: para os servidores públicos que já possuem um empréstimo sendo descontado nos bancos que não representamos;
- Cartão de crédito consignado: disponível pra os aposentados e pensionistas do INSS que ainda não possui cartão de crédito consignado;
- Cartão benefício: para todos que possuem margem consignável de 5% disponível para o cartão benefício;
- Saque complementar do cartão de crédito consignado: para aqueles que possuem o cartão de crédito consignado que ainda não realizaram o saque de parte do limite disponível;
- Auxílio Brasil: todos os beneficiários do Dataprev que recebem esse tipo de benefício podem realizar;
- Empréstimo pessoal com o celular de garantia: pode ser realizado por qualquer pessoa que possui um celular que esteja de acordo com as especificações do nosso parceiro;
- Empréstimo pessoal no cartão de crédito: pode ser realizado por qualquer pessoa que tenha limite disponível no cartão de crédito;
- Antecipação do saque aniversário do FGTS: todos que optaram pelo saque aniversário e que tem saldo disponível na sua conta do FGTS podem realizar essa operação.
Acesse a uConecte, faça o seu cadastro, simule e contrate a proposta que desejar!
SIMULE AGORA