Você realizou uma operação de crédito, assinou um contrato e já recebeu o valor na sua conta, que coisa boa né!?
Mas quando viu aquele dinheiro lá e pensou nas taxas de juros e todas as parcelas que vai pagar e logo veio a vontade de voltar atrás e cancelar o contrato.
Você então se pergunta: Qual o prazo para desistência de um empréstimo? Como faço para cancelar essa operação?
É sobre isso que o nosso texto fala. Vamos te explicar melhor sobre esses questionamentos.
Existe um prazo para desistência?
Sim, como em todas as compras ou contratos realizados, existe o direito de arrependimento, que é o prazo para desistência.
No empréstimo consignado, esse prazo é de até uma semana após a proposta ser aprovada e paga pela instituição financeira.
O prazo de sete dias é norma do Banco Central e está previso no Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor para compras e contratações fora do estabelecimento comercial:
O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Para contratações em agências ou correspondentes bancários, a Federação brasileira dos Bancos (Febraban) e Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançaram a auto regulamentação recentemente, onde esse prazo também é utilizado para contratações em estabelecimento físico.
Vale lembrar que no momento da simulação, a proposta ainda não está em andamento no sistema do banco. Como diz o nome, é apenas uma simulação, ainda não temos certeza se ela será aprovada.
Se a proposta estiver em andamento pelo INSS, em etapa de aprovação, ela não pode ser cancelada ainda, neste caso acontece essa trava para evitar eventuais erros sistêmicos e operacionais.
Mas, logo depois que a proposta é aprovada, ou até mesmo pendenciada, é possível solicitar o cancelamento ao correspondente bancário.
OK, mas a proposta já foi paga e o dinheiro está na sua conta corrente, o que fazer?
Prazo para desistência do empréstimo.
Como dissemos acima, o prazo de cancelamento por desistência do empréstimo é de até uma semana após receber o dinheiro.
Para realizar o cancelamento, é preciso que entre em contato com o correspondente bancário que realizou o empréstimo consignado e solicitar o boleto de arrependimento.
Caso não consiga mais contato com o correspondente, a sugestão é entrar em contato direto com a Central de Atendimento do banco e solicitar o boleto.
As Instituições Financeiras são obrigadas a disponibilizar o boleto de quitação por arrependimento para você.
É muito importante verificar o valor desse boleto, pois ele tem que ser exatamente o mesmo valor que foi disponibilizado em sua conta.
Sem nenhum acréscimo. Então, basta fazer o pagamento dele. Assim que o banco reconhecer o pagamento do boleto, vai encerrar o seu contrato.
Sendo assim, não irá ocorrer nenhum desconto referente as parcelas desse empréstimo.
Conhece a uConecte?
Na uConecte você tem todas as informações que precisa sobre o seu contrato com transparência e segurança necessária.
Basta você realizar o seu cadastro, simular o empréstimo consignado, refinanciamento, cartão de crédito consignado e empréstimo pessoal. Contrate a proposta que desejar!
SIMULE AGORA
6 Comments
Thiago Amorim · 6 de abril de 2021 às 17:21
Boa tarde, estou nessa situação onde o banco está me cobrando o IOF para fazer o cancelamento, o que eu devo fazer?
Saulo Domingos · 8 de abril de 2021 às 14:37
Olá Thiago! De acordo com a Febraban, o cancelamento pode ser feito em até 7 dias sem custo nenhum para o titular do empréstimo, sendo assim, sugiro que você entre em contato com o Banco Central ou Procon para fazer essa reclamação.
Nina · 26 de fevereiro de 2020 às 15:28
Boa tarde!
Cuidado com as afirmações:
“Sim, como em todas as compras ou contratos realizados, existe o direito de arrependimento, que é o prazo para desistência.”. Conforme disposto no art. 49 do CDC, o Direito de Arrependimento pode ocorrer apenas quando: “a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.”. Lembrando que isso é uma previsão legal, não regulamentar, ou seja, de uma norma específica do Banco Central.
Nesse sentido, por exemplo, se o empréstimo consignado for contratado na Agência Bancária não pode ser alegado direito de arrependimento, pois a contratação não ocorreu fora do estabelecimento comercial.
Saulo Domingos · 27 de fevereiro de 2020 às 11:51
Olá, como realizamos as propostas sempre on-line, não reparamos nesse detalhe no momento da nossa publicação. Atualizamos o nosso texto acrescentando a informação da auto regulamentação lançada em janeiro nesse ano. Obrigado por nos atentar!
manoel tavares neto · 20 de novembro de 2019 às 13:14
eu acho que voces sao brincalhoes fazem a gente fazer isso e aquilo para reprovarpor favor nao manden mais mensagens
Saulo Domingos · 20 de novembro de 2019 às 16:36
Olá Manoel, infelizmente a sua proposta de empréstimo consignado foi reprovada por falta de margem. Já a de empréstimo pessoal, foi reprovada por política interna da financeira. Infelizmente essas partes do processo dependem do seu órgão (no caso do consignado) e da análise da financeira (no caso do empréstimo pessoal). Tudo o que foi pedido foi com o intuito de aprovar a sua proposta.