Em dezembro de 2003 foi criada a lei do empréstimo consignado. Desde então, os aposentados, pensionistas, servidores públicos e também funcionários contratados no regime CLT podem solicitar esse tipo de crédito (ainda não vinculado ao FGTS).

Dessa forma o crédito consignado cresceu muito no mercado financeiro, mas somente entre os aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos. Para os funcionários de empresas privadas o crédito ainda era muito difícil.

Em uma nova lei criada em 2016, o governo autoriza a utilização do fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS) para os funcionários de empresas privadas como garantia no empréstimo consignado.

Vamos aprender um pouco mais sobre essa opção de crédito, lançada oficialmente pela Caixa nesta quarta feira 26 de setembro.

Saiba como é o empréstimo com garantia do FGTS

O empréstimo consignado utilizando o FGTS como garantia já está disponível para contratação. Mas, no momento somente a Caixa Econômica está realizando.

Os trabalhadores da iniciativa privada podem utilizar 10% do saldo da conta do FGTS e até 40% da multa por rescisão para cobrir o saldo devedor, caso ele seja demitido.

Durante o período em que está trabalhando com a carteira assinada, a quantia continua rendendo na conta.

Os pagamentos das parcelas são através do desconto no recebimento.

Realmente essa é uma ótima notícia, uma opção de empréstimo com juros mais baixos…

Banner Simule seu cartão consignado! - post FGTS como garantia para empréstimo consignado | Saiba mais!

Teto da taxa de juros

Assim como no empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS ou servidores públicos, o governo determinou um teto para a taxa de juros.

Os juros máximos para esse tipo de operação é de 3,5% ao mês e o prazo de 48 parcelas. Milhões de trabalhadores já podem contratar essa nova linha de crédito. A taxa, ainda é alta, mas se comparada à outras linhas de crédito, como empréstimo pessoal, cheque especial ou mesmo as taxas do cartão de crédito, os juros são bem mais atrativos.

Os bancos conseguem realizar essa taxa de juros mais baixa pois além do desconto ser em folha, existe a garantia dos valores presentes na conta FGTS, caso o trabalhador venha a perder o emprego.

Então sabemos que somente quem tem carteira assinada pode realizar esse empréstimo FGTS. Vamos ver a seguir quais são os outros requisitos para contratar.

Quem pode solicitar o empréstimo usando o FGTS

Os trabalhadores da inciativa privada com carteira assinada podem solicitar o empréstimo consignado com o FGTS de garantia, porém existe alguns requisitos:

  • Convênio da empresa do setor privado com o banco;
  • Margem consignável livre (hoje ela é de 30% do salário disponível);
  • Mínimo de 12 meses de carteira assinada na empresa atual;
  • O seu salário deve ser depositado na conta corrente da Caixa (já que hoje a Caixa Econômica é o único banco que está realizando essa operação);
  • Saldo do FGTS compatível com o valor que deseja realizar.

Como citado acima, hoje somente a Caixa está realizando esse tipo de operação, mas como realizar? Vamos descobrir abaixo.

Como realizar o empréstimo consignado

Infelizmente, na uConecte ainda não temos essa opção disponível para simular, então o jeito é fazer na Caixa mesmo.

Primeiro é necessário que a empresa entre em contato com o Banco para ativar o convênio do consignado.

Após o convênio ativo é necessário que você se direcione a uma agência da Caixa com os seguintes documentos:

  • Carteira de trabalho;
  • Documento de identificação (com foto e CPF);
  • Comprovante de residência;
  • Contracheque.

Com esses documentos você irá conseguir realizar o empréstimo consignado utilizando o FGTS como garantia. Em caso de dúvidas, a Caixa coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) por meio do número 0800-726-0101.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post FGTS como garantia para empréstimo consignado | Saiba mais!

Em breve realizaremos

Realmente é uma pena não termos convênio com a Caixa Econômica e não conseguirmos realizar esse tipo de empréstimo consignado. Mas em breve, os bancos que trabalhamos também irão utilizar o FGTS para realizar esse tipo de operação, pois como disse a Caixa através de uma nota em agosto:

“A Caixa informa que disponibilizou aos bancos um sistema que permite o envio e recebimento de informações sobre os créditos consignados, no intuito de realizar a reserva de valores da conta vinculada do fundo para garantia ao contrato consignado. O sistema já se encontra disponível para que toda instituição financeira que tenha interesse em operar possa encaminhar e receber informações sobre crédito consignado. Vários bancos estão se preparando para operar com o produto”

Assim que os bancos se adequarem, informaremos através do nosso blog. Por enquanto, podemos realizar somente empréstimo consignado para os aposentados e pensionistas do INSS e para os servidores públicos. Então acesse o site da Emprestimofacil.com e faça o seu cadastro na uConecte para realizar uma simulação!

SIMULE AGORA

 

FGTS como garantia para empréstimo consignado | Saiba mais!
5 (100%) 1 voto

Fique por dentro das novidades!


Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Bancos

Variação dos juros do empréstimo consignado entre os Bancos

Porque existe essa variação dos juros entre os bancos nas mesmas linhas de crédito? Já vimos aqui no blog da Emprestimofacil.com que existe uma taxa máxima determinada pelo Banco Central. Por exemplo, hoje o juros Leia mais…

Bancos

Banco Pan | Faça aqui seu empréstimo consignado

O Banco Pan e sua principal curiosidade é sobre seu fundador: Silvio Santos! Isso mesmo, o ícone da televisão brasileira. Em nosso blog, já postamos sobre outros bancos que somos parceiros, como o Safra, Bradesco e Leia mais…

Bancos

Banco BMG – Empréstimo Consignado, Cartão Consignado e História

Banco BMG – Saiba tudo sobre o empréstimo consignado e cartão consignado realizados pelo banco, além de conhecer a história. Quando se fala em empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado (BMG Card), um dos Leia mais…