Muita gente que solicita uma operação de crédito, mas na maioria das vezes não tem ideia dos processos que acontecem. Para ajudar vocês a entenderem, vamos explicar como é feito o empréstimo consignado.

O que acontece e como participam cada parte envolvida no processo.

Como é feito o empréstimo consignado: Visão da Instituição Financeira

É a instituição financeira quem vai liberar o crédito para você. Mas para isso, o banco vai analisar os seus dados e conferir se possui alguma norma interna que impeça a realização da operação. Neste momento também será verificado se o seu CPF possui alguma restrição financeira no banco.

Além disso, lembramos que para as operações de empréstimo consignado, não é feita a consulta junto dos órgãos de proteção ao crédito. Aqueles que deixam o nome sujo (SPC e Serasa).

Com esses dados no banco, a proposta segue para o próximo passo, que é a confirmação do seu órgão.

Como é feito o empréstimo consignado: Confirmação do Órgão

Após conferir as informações necessárias, o banco prossegue com a sua proposta para o seu Órgão. Seja você aposentado ou pensionista do INSS, servidor federal, servidor estadual ou municipal e até mesmo funcionário CLT. O seu órgão ou empresa privada irá confirmar os seguintes dados:

  • CPF;
  • Matrícula;
  • Nome completo;
  • Margem consignável;
  • Situação funcional, ou espécie do seu benefício.

Veja aqui dicas para agilizar o seu empréstimo consignado.

Lembramos que quase todos esses dados estão em seu contracheque. Mas você também tem uma participação extremamente importante no processo. Veja a seguir.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Como é feito o empréstimo consignado? Saiba aqui!

A sua importância no processo

O empréstimo consignado é feito com as informações que nos repassa. Por mais que o banco confirme alguns dados internamente e o seu órgão valide a sua margem e dados pessoais, ainda pode acontecer de passar algum dado incorreto.

Como exemplo, temos o seu telefone. Este é um dos dados mais importante para a operação de crédito. Se informá-lo errado, a sua proposta pode ser reprovada no último momento, exatamente quando deveria ser paga. Então, vale a pena colocar todos os dados certinhos.

Vamos explicar pra você o motivo do telefone informado ser o correto:

  • Grande parte das instituições financeiras já realizam a assinatura digital em seus contratos, e muitos utilizam de envio de SMS (mensagem) para confirmação da proposta com você.
  • O banco pode entrar em contato para confirmar os dados com você, para ter certeza que realmente é o titular quem está realizando o empréstimo, e não outra pessoa se passando por ele.
  • O correspondente bancário também pode entrar em contato para realizar as mesmas confirmações como o banco. Isso é uma medida de segurança pro titular.

Para completar a orientação de como é feito o empréstimo consignado, no último tópico vamos falar sobre a liberação do valor e o pagamento das parcelas.

Valor na sua conta e pagamento das parcelas!

Como dito anteriormente, as três partes que envolvem o processo de como é feito o empréstimo consignado são a instituição financeira, seu órgão e você! Mas o processo finaliza somente quando recebe o dinheiro né?

Passando por todo esse processo, o crédito consignado é liberado diretamente na conta em que recebe o seu salário ou o valor do seu benefício.

Caso receba o benefício através de ordem de pagamento, pode informar outra conta corrente ou poupança de sua titularidade para receber o valor do empréstimo.

As parcelas são descontadas diretamente do seu recebimento todo mês. Então não precisa se preocupar.

Banner Simule seu cartão consignado! - post Como é feito o empréstimo consignado? Saiba aqui!

Tudo mais fácil com a uConecte

Agora que já entendeu como é feito o empréstimo consignado, convidamos você para conhecer as facilidades de realizar a operação na uConecte.

Com a comodidade de realizar tudo 100 % online, além do crédito consignado que é uma das modalidades de juros mais baixos do mercado, temos a opção do empréstimo pessoal, refinanciamento e cartão de crédito consignado.

Todos podem solicitar alguma operação de crédito conosco. Faça o seu cadastro e simule agora mesmo!

SIMULE AGORA

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Dicas

Empréstimo consignado indevido, saiba o que fazer!

Nada mais chato que olhar o seu benefício e ver que tem um desconto de um contrato de empréstimo consignado indevido. Na hora ficamos extremamente chateados, achamos um absurdo, de como o banco pode descontar Leia mais…

Empréstimo Consignado

Aposentado por invalidez pode fazer empréstimo consignado inss?

Desde 2016, muitos benefícios começaram a ser revistos pelo governo. O aposentado por invalidez é um dos alvos nessa revisão. Dessa forma, muitas pessoas acabaram perdendo o valor da aposentadoria e tiveram que voltar ao Leia mais…

Dicas

Como consultar o saldo devedor para quitação do Empréstimo INSS?

Vários aposentados e pensionistas do INSS entram em contato com a uConecte querendo consultar o saldo devedor para quitação do seu empréstimo consignado. Essa informação é muito específica e pessoal do titular do empréstimo, portanto Leia mais…