Muitos beneficiários do INSS ao realizarem um empréstimo consignado acabam recebendo várias orientações dos correspondentes, pedindo para assinarem o contrato. Alguns dizem apenas para assinar a Cédula de Crédito Bancário, mas não explicam para as pessoas o que é isso?

Justamente para ajudar quem está perdido com esse termo e não sabe o que é a Cédula de Crédito Bancário que fizemos esse texto. Vamos tentar tirar todas as suas dúvidas.

O que é Cédula de Crédito Bancário

A Cédula de Crédito Bancário, também conhecida pela sigla CCB é um documento emitido para pessoa física ou jurídica que contém um direito de crédito e representa a obrigação de uma dívida. Além de ter todas as informações da operação.

Resumindo e “traduzindo” pra linguagem popular: A CCB é a promessa de pagamento de uma dívida.

A CCB foi criada através de uma Medida Provisória em 1999 e virou Lei somente 2004 e pode ser utilizada em vários tipos de operações de crédito, segue alguns exemplos:

  • Empréstimo Consignado;
  • Cheque Especial;
  • Empréstimo Pessoal;
  • CDC.

Você pode verificar aqui no site do Governo.

Ok, já sabe o que é a Cédula de Crédito Bancário, vamos saber agora quais são as principais informações que você vai encontrar nesse documento.

Principais informações da CCB

Como é um documento com valor jurídico, a CCB vai conter informações tanto do tomador do empréstimo quanto da instituição bancária. A seguir vamos destacar 6 informações que são essenciais:

  • Valor solicitado;
  • Valor das prestações;
  • Quantidade de prestações (prazo);
  • Taxa de juros da operação;
  • Vencimento da primeira parcela;
  • Custo efetivo total (CET mensal e anual).

Veja aqui o nosso texto onde explicamos sobre as siglas que você pode encontrar em um contrato.

Cuidados na assinatura da Cédula de Crédito Bancário

Como todos os documentos, precisamos tomar muito cuidado no momento da assinatura e conferir todas as informações. Jamais assine uma CCB em branco.

Os principais dados que você deve se atentar é:

  • Confira os seus dados pessoais, como o seu nome completo, CPF, data de nascimento e a sua matrícula ou número do benefício.
  • Muita atenção nos seus dados bancários, se ele estiver incorreto, pode atrasar o recebimento do seu empréstimo.
  • Verifique se os valores e taxas de juros são aqueles que você acordou com a Instituição Financeira.
  • Mesmo que esteja realizando uma operação de crédito consignado, onde o desconto acontece automaticamente em sua folha de pagamento, se atente ás cláusulas e multas referentes à inadimplência.

Atenção: Caso tenha alguma informação incorreta, não assine a Cédula de Crédito Bancário e avise ao responsável pelo seu contrato para consertar esse erro.

Conheça a uConecte!

Agora que já sabe o que é a Cédula de Crédito Bancário, convidamos você a conhecer a uConecte. Uma plataforma onde você consegue simular várias operações financeiras, como o empréstimo consignado, refinanciamento, cartão de crédito consignado, empréstimo pessoal e até abrir uma conta digital no Banco BMG.

Todas essas opções podem ser feitas online, 100% digital, sem a necessidade de sair da sua casa!

SIMULE AGORA

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Dicas

Viva tranquilamente com a sua aposentadoria. Veja 3 dicas!

Todos querem ter uma vida financeira sem grandes sustos, por isso, separamos hoje 3 dicas para você que já é aposentado, viva tranquilamente com a sua aposentadoria. Mas sabemos que as contas nunca param. Muitas Leia mais…

Dicas

Planejamento para solicitar um empréstimo! Veja o que você deve fazer

Toda operação financeira deve ser bem pensada para tomar a decisão correta! Isso não deve ser diferente no momento de contratar um crédito consignado. Para te ajudar nesse momento, vamos falar sobre o planejamento para Leia mais…

Dicas

Pagamento das parcelas do empréstimo consignado está suspenso?

Este período de quarentena e afastamento social deixou quase todos preocupados. E como se só isso não bastasse, ainda existem várias informações que mudam de um dia para o outro. Trazendo para o lado do Leia mais…