Uma dúvida muito comum é o que acontece com o empréstimo consignado quando alguém é despedido.

Sabemos que dificilmente quem é servidor público federal, estadual ou municipal é demitido. Mas isso pode acontecer.

Lembramos também que a Caixa Econômica começou recentemente a realizar o empréstimo consignado para funcionários que são contratados pelo regime de CLT.

Vamos aprender mais ao longo do texto:

Empréstimo consignado para CLT

Agora, os funcionários de empresas privadas podem contratar o empréstimo consignado para CLT, que é feito através da Caixa Econômica Federal.

Essa operação de crédito possui taxa de juros mais baixas, pois as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento. Além disso, utiliza o FGTS como garantia, caso o funcionário seja desligado da empresa.

Saiba mais sobre o empréstimo utilizando o FGTS aqui!

Se despedido, o banco utiliza o FGTS para quitar o saldo devedor do cliente. Mas se mesmo assim não cobrir o valor total, o que acontece? Continue a leitura, no terceiro tópico explicamos o que pode acontecer.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Despedido? Saiba como fica o seu empréstimo consignado

O que acontece quando se é despedido?

Infelizmente essa é uma situação que pode ocorrer. Além de demissão – recentemente no Brasil o governo fez a revisão de várias aposentadorias e pensões – muita gente perdeu o direito de receber o benefício que tinha.

Isso tudo gerou uma grande preocupação das Instituições financeiras, pois muitas dessas pessoas (aposentados e pensionistas do INSS, ou mesmo servidores que foram desligados de órgãos públicos) tinham empréstimos consignados que vinham sendo descontados em seu recebimento.

Como algumas dessas pessoas perderam o seu benefício, não tinha mais como o banco descontar no recebimento. Então como os bancos fazem?

Pagamento das parcelas

Despedido? saiba como fica o seu consignado

Se você foi despedido e perdeu a sua fonte de renda, os pagamentos das parcelas que eram descontadas em folha, devem continuar sendo pagas.

Provavelmente no contrato que assinou, existe uma cláusula onde você permite que o banco efetue o desconto direto da sua conta corrente. Essa é a primeira ação do banco, mas você pode entrar em contato com eles para fazer uma negociação da forma de pagamento.

Pode solicitar até um boleto para fazer o pagamento mensal, caso não deseja ter o desconto em sua conta.

Se não conseguir pagar as parcelas, o banco certamente irá colocar o seu nome nos órgãos protetores de crédito (Serasa e SPC). Mas não queremos que isso aconteça né? Então o melhor é negociar e já providenciar esses pagamentos o quanto antes.

Conheça a uConecte

A uConecte é um aplicativo Web, onde você simula, compara, contrata e acompanha o andamento da sua proposta de empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado.

SIMULE AGORA

Despedido? Saiba como fica o seu empréstimo consignado
5 (100%) 1 voto[s]

Baixe Materiais GratuitosPowered by Rock Convert

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Federal

Aprenda a tirar o Informe de Rendimentos para o IR 2019 pelo SIGEPE

A Declaração do Imposto de Renda (IR) 2019 já está disponível ao cidadão. Se você é Servidor Público Federal, pode emitir seu Informe de Rendimentos para o IR 2019 pelo SIGEPE. Todo ano a Receita Leia mais…

Empréstimo Consignado

Regras Para Empréstimo do INSS – O que Mudou e o que Continua Igual?

Em abril de 2019 entrou em vigor a Instrução Normativa 100. Saiba se as regras para empréstimo do INSS mudaram ou se elas permaneceram as mesmas!

Federal

SIGEPE Mobile – O que é, Como Acessar e Como Atualizar

Saiba o que é o SIGEPE Mobile e como atualizar o aplicativo para fazer a consulta da prévia do seu contracheque, margem consignável, férias e muito mais. O SIGEPE – Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos Leia mais…