Uma dúvida muito comum é o que acontece com o empréstimo consignado quando alguém é despedido.

Sabemos que dificilmente quem é servidor público federal, estadual ou municipal é demitido. Mas isso pode acontecer.

Lembramos também que a Caixa Econômica começou recentemente a realizar o empréstimo consignado para funcionários que são contratados pelo regime de CLT.

Vamos aprender mais ao longo do texto:

Empréstimo consignado para CLT

Agora, os funcionários de empresas privadas podem contratar o empréstimo consignado para CLT, que é feito através da Caixa Econômica Federal.

Essa operação de crédito possui taxa de juros mais baixas, pois as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento. Além disso, utiliza o FGTS como garantia, caso o funcionário seja desligado da empresa.

Saiba mais sobre o empréstimo utilizando o FGTS aqui!

Se despedido, o banco utiliza o FGTS para quitar o saldo devedor do cliente. Mas se mesmo assim não cobrir o valor total, o que acontece? Continue a leitura, no terceiro tópico explicamos o que pode acontecer.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Despedido? Saiba como fica o seu empréstimo consignado

O que acontece quando se é despedido?

Infelizmente essa é uma situação que pode ocorrer. Além de demissão – recentemente no Brasil o governo fez a revisão de várias aposentadorias e pensões – muita gente perdeu o direito de receber o benefício que tinha.

Isso tudo gerou uma grande preocupação das Instituições financeiras, pois muitas dessas pessoas (aposentados e pensionistas do INSS, ou mesmo servidores que foram desligados de órgãos públicos) tinham empréstimos consignados que vinham sendo descontados em seu recebimento.

Como algumas dessas pessoas perderam o seu benefício, não tinha mais como o banco descontar no recebimento. Então como os bancos fazem?

Pagamento das parcelas

Despedido? saiba como fica o seu consignado

Se você foi despedido e perdeu a sua fonte de renda, os pagamentos das parcelas que eram descontadas em folha, devem continuar sendo pagas.

Provavelmente no contrato que assinou, existe uma cláusula onde você permite que o banco efetue o desconto direto da sua conta corrente. Essa é a primeira ação do banco, mas você pode entrar em contato com eles para fazer uma negociação da forma de pagamento.

Pode solicitar até um boleto para fazer o pagamento mensal, caso não deseja ter o desconto em sua conta.

Se não conseguir pagar as parcelas, o banco certamente irá colocar o seu nome nos órgãos protetores de crédito (Serasa e SPC). Mas não queremos que isso aconteça né? Então o melhor é negociar e já providenciar esses pagamentos o quanto antes.

Conheça a uConecte

A uConecte é um aplicativo Web, onde você simula, compara, contrata e acompanha o andamento da sua proposta de empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado.

SIMULE AGORA

Despedido? Saiba como fica o seu empréstimo consignado
5 (100%) 1 voto

Fique por dentro das novidades!


Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Bancos

Variação dos juros do empréstimo consignado entre os Bancos

Porque existe essa variação dos juros entre os bancos nas mesmas linhas de crédito? Já vimos aqui no blog da Emprestimofacil.com que existe uma taxa máxima determinada pelo Banco Central. Por exemplo, hoje o juros Leia mais…

Bancos

Banco Pan | Faça aqui seu empréstimo consignado

O Banco Pan e sua principal curiosidade é sobre seu fundador: Silvio Santos! Isso mesmo, o ícone da televisão brasileira. Em nosso blog, já postamos sobre outros bancos que somos parceiros, como o Safra, Bradesco e Leia mais…

Bancos

Banco BMG – Empréstimo Consignado, Cartão Consignado e História

Banco BMG – Saiba tudo sobre o empréstimo consignado e cartão consignado realizados pelo banco, além de conhecer a história. Quando se fala em empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado (BMG Card), um dos Leia mais…