Você solicita um empréstimo ou financiamento e recebe a informação que a sua análise de crédito não foi aprovada…
Essa sensação é muito ruim, não é mesmo? Não sei se já você já teve essa experiência, mas certamente já aconteceu com muita gente que realiza empréstimo consignado ou cartão.
saiba hoje como é feita a verificação dos bancos no caso do empréstimo consignado e o que é necessário para que a sua proposta seja aprovada.
Se preferir, navegue pelo menu abaixo:
- Como é feita a análise;
- Documentos para contratação;
- Documentos extras;
- Validação das informações;
- Margem consignável;
- Limite de crédito;
- Simule, compare e Contrate.
A base da análise de crédito
A análise de crédito é feita através de vários documentos e dados (pessoais e profissionais) fornecidos por você, como o nome completo, endereço, contatos, onde trabalha, onde recebe….
O banco analisa todo o seu perfil como: idade, órgão, valor e prazo solicitado, dados bancários e até mesmo se possui empréstimo pessoal ou cartão de crédito fora da atual contratação.
Todas as suas informações e documentos são repassados para a instituição e nenhum deles é fornecido à outra instituição financeira a não ser aquela a qual esteja contratando seu empréstimo ou cartão (pelo menos aqui em nossa empresa).
Vamos saber no próximo tópico qual a documentação você deve enviar.
Documentos básicos para contratação
Para o início do processo de análise, é preciso que você envie alguns documentos ao banco ou correspondente bancário, logo que contratar o empréstimo consignado ou cartão.
Para os aposentados e pensionistas do INSS, a documentação básica é a seguinte:
- Documento de identificação (RG ou CNH válida);
- Comprovante de residência, conta de consumo como água,energia ou gás;
- Contrato assinado: pode ser o contrato físico mesmo (papel). No caso dos bancos onde a contratação é 100 % digital, o aceite é feito através de mensagem celular SMS.
Para a análise de crédito dos servidores públicos (federal, estadual ou municipal) ser feita, também é necessário enviar o contracheque mais recente.
Essa é a documentação básica, mas cada banco pode solicitar um determinado tipo de documento extra, como por exemplo no caso de aposentados e pensionistas do INSS, o cartão magnético de recebimento, outro caso exemplo de servidor federalm pode exigir que seja enviado os dois últimos contracheques .
A seguir você vai saber quais os mais comuns.
Outros documentos que podem ser solicitados
Vivemos em um mundo onde há o perigo de fraude. Isso é uma das maiores preocupações nossa, como correspondente bancário e também dos bancos quando a operação não ser verdadeira. Por isso alguns documentos/dados/arquivos extras também podem ser solicitados para a concessão do crédito consignado, como por exemplo:
- Selfie segurando o seu RG ou CNH válida;
- Vídeo confirmando o pedido do empréstimo;
- Documento de identificação (RG ou CNH válida) de testemunhas;
- Declaração de endereço, caso o banco não aceite o comprovante enviado por você.
Mas a análise não para por aí. O próximo passo é a validação de todas suas informações.
Confirmação dos dados
Tanto os bancos quanto a Emprestimofacil.com através da uConecte possuem uma análise e confirmação de dados muito rigorosa.
Veja aqui dicas para agilizar o seu empréstimo consignado.
Esse procedimento é feito para aumentar a segurança na operação. Por mais que o empréstimo consignado seja uma operação segura, com as parcelas descontadas em folha, ainda existem algumas tentativas de fraude. Por isso, a nossa equipe faz a confirmação de tudo: De dados pessoais à dados que podem pertencer ao titular que façam o cruzamento com os que este informou ao contratar na proposta..
Mas seria ótimo se fosse somente confirmar os dados e liberar o crédito, não é mesmo?
Uma etapa muito importante da análise é verificar a sua margem consignável.
É preciso ter margem consignável disponível
Sem margem, não tem como realizar um novo empréstimo consignado ou cartão consignado. A margem consignável livre pode limitar o valor máximo que você pode realizar. Nesse caso, você teria apenas a possibilidade de realizar um refinanciamento.
Para verificar se pode realizar o refinanciamento, faça uma simulação na uConecte.
Leia aqui o nosso post onde explicamos detalhadamente o que é margem consignável.
Vamos supor que você tenha margem consignável. Até aí tudo bem, mas isto não basta, porque o banco ainda realiza mais uma análise: a de limite de crédito. Leia a seguir.
Quanto pode pegar de empréstimo
O limite de crédito disponível é o valor que o banco vê de risco máximo para empréstimo olhando seu perfil. Ele coloca um teto para que a sua capacidade de pagamento não seja prejudicada.
Essa análise é exclusiva de cada instituição financeira. Ela pode verificar e reduzir este limite se você possui outras operações em andamento como um empréstimo pessoal ou mesmo financiamento de algum bem (como imóvel ou carro).
Ao verificar se o seu novo pedido está dentro das suas condições (de acordo com a análise do banco) o crédito é liberado.
Está tudo de acordo!
Com o limite de crédito aprovado, margem consignável livre, documentos e dados corretos, você pode solicitar o seu empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado.
Se já possuir conta na uConecte, faça uma simulação. Caso ainda não possua, crie a sua conta e experimente!