Na última segunda-feira (03/06) foi aprovada a Medida Provisória 871 referente ao novo Pente-fino no INSS.

Diversos beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), vão passar por um pente-fino até o final de 2020. Esse prazo inclusive poderá ser prorrogado mais dois anos (até 2022), caso tenha necessidade. A previsão de gastos com as análises do pente-fino no INSS é de 339 milhões de reais nos dois primeiros anos, mas a economia que o governo espera ter somente no primeiro ano com cancelamento de benefícios com indícios de fraudes no INSS, é de 10 bilhões de reais.

O objetivo do governo é fiscalizar 6 milhões e 400 mil benefícios no primeiro ano.

Benefícios vistoriados: Pente-fino no INSS

Os principais benefícios que serão revisados são os:

  • Benefício de incapacidade: aposentadoria por invalidez;
  • Benefício de incapacidade: beneficiários de auxílio-doença;
  • Auxílio-reclusão: apenas os dependentes de presos que estão em regime fechado vão receber auxílio;
  • Pensão de morte: para filhos (menores de 16 anos) de segurados que faleceu, sendo aposentado ou não;
  • Pensão de morte: para dependência econômica deve ser comprovada no caso de união estável;
  • Atividade rural: após 2023 os trabalhadores rurais vão comprovar a atividade, através do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
  • Auxílio-acidente: o beneficiário continuará a contribuir com o INSS;

Caso o seu benefício entre no Pente-fino no INSS e seja identificado algum indício de irregularidade, você será notificado e terá até 30 dias após a notificação para apresentar a sua defesa (60 dias em caso de trabalhador rural, agricultor familiar ou segurado especial). Se não apresentar a defesa dentro do prazo, ou INSS alegar que ela é insuficiente, o seu benefício será suspenso.

Esse é um assunto extremamente importante, por isso separamos duas reportagens dos principais veículos de notícias online do país, leia mais abaixo:

UOL: Senado aprova MP do pente-fino no INSS após acordo para mudar Previdência

Globo.com: Entenda como será o pente-fino no INSS aprovado pelo Congresso

Esperamos que essas informações tenham te ajudado!

Simule na uConecte!

Podem contar conosco sempre que precisar realizar uma operação de crédito. Acesse a uConecte e faça a sua simulação de empréstimo pessoal, empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado, a contratação é 100% online!

SIMULE AGORA


Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Notícias

Empréstimo com Garantia do FGTS estará disponível em breve!

O Conselho Curador do FGTS aprovou uma nova resolução que permite a realização de empréstimo com garantia do FGTS a trabalhadores que escolheram receber o saque aniversário do fundo. Esse empréstimo na verdade seria um Leia mais…

Notícias

A taxa Selic caiu para 3% ao ano! Como isso influência o seu empréstimo?

A taxa Selic caiu em 5 anos de 14,15% a.a. para 3%. A redução foi decidida na última quarta-feira dia 06 de maio, durante a reunião do Comitê de Política Monetária, o COMPOM. No nosso Leia mais…

Notícias

Redução de juros e prazos mais longos para o consignado do INSS

O Conselho Nacional de Previdência definiu ontem, como medida preventiva contra a Pandemia do Coronavírus, a redução de juros e prazos mais longo para o empréstimo consignado para os beneficiários do INSS. O teto máximo Leia mais…