CNIS INSS – Saiba o que é, pra que serve e como fazer a consulta do seu Extrato Previdenciário pela internet. Consulte dados de vínculos empregatícios, remunerações e muito mais.

Estamos fazendo uma série de artigos detalhando os principais extratos que você acessa através do Meu INSS. Hoje vamos te mostrar tudo sobre o CNIS, o Cadastro Nacional de Informações Sociais.

O que é CNIS?

CNIS é uma sigla que significa “Cadastro Nacional de Informações Sociais”. É um relatório que possui diversas informações de dados empregatícios do trabalhador e é um dos documentos mais importantes fornecidos pela Previdência Social.

Também conhecido como “Extrato Previdenciário“, esse documento contém dentre outras informações:

  • Dados dos vínculos empregatícios a partir de 1976;
  • Recolhimentos dos contribuintes individuais desde 1979;
  • Remunerações mensais a partir de 1990;
  • Seu número de NIT/PIS;

Mas qual a sua funcionalidade? Vamos descobrir a seguir.

Baixe gratuitamente o Ebook "Meu INSS - O Guia Definitivo"

Pra que serve o CNIS?

O Extrato CNIS serve para reconhecer seus direitos previdenciários, porque possibilita a utilização de dados relativos a vínculos empregatícios, remunerações e contribuições ao INSS como prova de filiação à Previdência Social, incluindo tempo e salário de contribuição.

Por isso, é necessário que você acesse o seu Extrato Previdenciário para saber se todas as suas atividades estão registradas adequadamente.

Em outras palavras, é através deste documento que será feito o cálculo do seu benefício no futuro, já que nele consta todas as suas contribuições realizadas através da Guia da Previdência Social (GPS).

Portanto, é de extrema importância que os seus dados estejam corretos. Caso você o consulte e veja que possui alguma informação incorreta, atualize junto ao INSS (o telefone é o 135).

Quem pode tirar o CNIS?

Qualquer cidadão que tenha cadastro no sistema pode emitir o documento. Para isso, deve-se ter trabalhado ao menos uma vez com carteira de trabalho assinada.

CNIS para quem nunca trabalhou

Quem nunca trabalhou de carteira assinada não tem registro no sistema do CNIS, portanto não pode emitir o documento.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) | Extrato Previdenciário

Como Consultar o CNIS INSS pela Internet?

Você pode fazer a consulta do Extrato Previdenciário pela internet com seu CPF e senha através do portal do meu.inss.gov.br. Faça o seguinte:

  1. Acesse o portal e localize a opção “Extrato Previdenciário” no menu;
    ícone do Extrato previdenciário

    Lembrando que se você ainda não souber acessar ou não tiver a senha inicial do Meu INSS, aprenda aqui!

  2. Assim que entrar no Extrato CNIS, você terá três opções:
    Relações Previdenciárias: aparecem todas as suas contribuições que já foram realizadas ao INSS;

    Tela do Extrato CNIS INSS - Relações Previdenciárias

    Tela de Relações Previdenciárias

    Simulador de Tempo de Contribuição: Você consegue verificar quanto tempo falta para se aposentar e quais as regras;

    Tela do Extrato CNIS INSS - Simulação de tempo de contribuição

    Simulação de tempo de contribuição

    Dados Cadastrais: Aqui aparecem todos os seus dados cadastrados junto ao INSS, inclusive o seu número do NIT/PASEP.

    Dados cadastrais

    Dados cadastrais

Lembrando que além de poder emitir através do Meu INSS, você também pode retirar o Extrato Previdenciário nas agências do INSS.

Simule seu empréstimo online

É muito fácil realizar uma simulação de empréstimo na uConecte. Basta criar a sua conta gratuitamente e realizar o seu cadastro.

Na uConecte, que é uma plataforma da Emprestimofacil.com, você consegue simular um empréstimo consignado, empréstimo pessoal ou cartão de crédito, contratar a sua proposta, fazer acompanhamento e troca de toda a documentação de forma online!

SIMULE AGORA


Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Início

Como contribuir 5 anos a menos ao INSS para se aposentar?

Emenda Constitucional da Reforma da Previdência Aprovada Na próxima terça feira, dia 12/11/19, a Emenda Constitucional da reforma da previdência será publicada. O intuito é a redução dos passivos previstos para as próximas décadas. Há Leia mais…

Empréstimo Consignado

Aposentado por invalidez pode fazer empréstimo consignado inss?

Desde 2016, muitos benefícios começaram a ser revistos pelo governo. O aposentado por invalidez é um dos alvos nessa revisão. Dessa forma, muitas pessoas acabaram perdendo o valor da aposentadoria e tiveram que voltar ao Leia mais…

INSS (Previdência Social)

Como Fazer Empréstimo Consignado INSS Online? [APRENDA]

Saiba como fazer um Empréstimo Consignado INSS Online de forma rápida e segura. Quem pode fazer, onde simular, regras, bancos e muito mais. Fazer um empréstimo consignado atualmente está bem mais prático. Diferente de um Leia mais…