Alteração para empréstimo consignado aconteceu durante todo o último ano, as principais já falamos em nosso blog, mas vamos relembrar rapidamente abaixo:
- Redução na taxa de juros;
- Antecipação do 13º;
- Isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
- Aumento da carência (até 120 dias);
- Aumento do prazo máximo (até 84 X).
Essa semana tivemos mais uma alteração, essa específica para os novos beneficiários.
A nova Medida Provisória reduz o tempo de bloqueio do benefício que anteriormente era de 90 dias, agora passou a ser 30 dias.
O que é especificamente essa MP?
Antes dessa medida provisória, que reduziu o tempo de bloquei do benefício de um novo aposentado ou pensionista para 30 dias, o prazo era de 90 dias. Durante esse período o benefício ficava bloqueado para qualquer operação financeira. Essa era uma medida de segurança para evitar fraudes e diminuir o assédio ao novo aposentados. Vamos explicar melhor:
Medida de Segurança
É uma medida de segurança, pois antes mesmo do novo beneficiário do INSS, saber que a aposentadoria ou pensão estava aprovada no Dataprev, os seus dados já circulavam nos mercados clandestinos.
Isso mesmo, a informação vazava dos órgãos chegando em fraudadores, que aproveitavam para realizarem empréstimo consignado e cartão de crédito consignado em nome daqueles recém beneficiários. Quando ficavam sabendo que o benefício estava liberado e iriam verificar o valor e se deparavam com a surpresa desagradável de já “terem” feito um empréstimo.
Veja o nosso texto sobre o que fazer se tiver um desconto indevido.
Assédio das instituições bancárias
Quando as informações dos beneficiários eram vazadas e chegavam até os Bancos ou Correspondentes Bancários, começava o assédio em cima daqueles que muitas vezes nem sabiam que a aposentadoria já estava disponível para ele. Além do incômodo de receber diversas ligações ainda tinham a privacidade invadida.
Alteração para empréstimo consignado
Como sabemos, a pandemia afetou todo o país, não somente na área da saúde, mas no comportamento e também na economia.
Exatamente por causa do financeiro, com muitas pessoas não podendo trabalhar para se sustentarem e aumento do preço de muitos produtos básicos é que ocorreu essa alteração para o empréstimo.
Com a redução do período de 90 dias para 30 dias, o recém aposentado ganha praticamente dois meses para conseguir um empréstimo consignado.
Aproveite e conheça a uConecte
Se você trabalha de carteira assinada, autônomo, servidor público, aposentado e pensionista do INSS, você pode realizar uma operação conosco da uConecte. Temos várias opções:
- Empréstimo pessoal;
- Empréstimo consignado;
- Cartão de crédito consignado (podendo realizar o saque de parte do limite);
- Abertura de Conta Digital;
- Refinanciamento;
- Portabilidade.
Faça o seu cadastro e realize uma simulação!
SIMULE AGORA