Nada mais chato que olhar o seu benefício e ver que tem um desconto de um contrato de empréstimo consignado indevido. Na hora ficamos extremamente chateados, achamos um absurdo, de como o banco pode descontar algo que não recebemos ou simplesmente que não contratamos.

Mas calma, tem um jeito para isso. No nosso texto hoje vamos te ajudar a resolver esse problema sem se estressar muito.

Desconto de empréstimos consignados indevidos

Assim que recebeu o seu salário ou benefício, percebeu que tem algo diferente. O valor que costuma receber todos os meses está menor… O que aconteceu? Você já começa a ficar preocupado pensando o que pode ter ocorrido.

Confere o extrato da sua conta mais uma vez pra vê se isso realmente é verdade. Então vai verificar os valores descontados do benefício no seu detalhamento ou no contracheque e identifica um empréstimo consignado, mas você já sabe que esse valor que está sendo descontado, é indevido.

O primeiro passo é identificar qual banco está realizando aquele desconto!

Desconto indevido de um empréstimo consignado

Se você for servidor público, ao verificar o seu contracheque, provavelmente terá o nome do banco ou o código da instituição financeira que está realizando aquele desconto.

Para os aposentados ou pensionistas do INSS, é preciso que acessem o Meu INSS e verifiquem o seu Extrato de Empréstimo Consignado. Irá aparecer o código do banco que está descontando a parcela do seu benefício.

Mas se tentou verificar na sua folha de pagamento ou no seu Extrato de Empréstimo Consignado e não conseguiu identificar o banco, o próximo passo é entrar em contato com o RH do seu órgão caso seja servidor público. Caso seja beneficiário do INSS, entre em contato no Dataprev no telefone 135, para descobrir o banco.

Depois de descoberto quem é o responsável pelo desconto indevido, agora é hora de resolver o problema!

Entrando em contato com o banco do empréstimo consignado indevido!

Identificou o banco! Entre em contato na Central de Atendimentos das instituições financeiras e explique o ocorrido:

“Existe um empréstimo consignado indevido sendo descontado em meu recebimento. Não fiz esse empréstimo e não recebi nenhum valor do banco. Preciso que seja feito o ressarcimento desse valor que foi descontado e que liberem a minha margem consignável para não ocorrer um novo desconto no próximo mês.”

Normalmente o banco irá te solicitar um prazo de 2 a 5 dias úteis para verificar o que ocorreu. Também vai pedir para você informar uma conta de sua titularidade para depositar o valor que foi descontado indevidamente.

Então basta acompanhar e confirmar o depósito na sua conta nos próximos dias.

Evite que esse problema aconteça novamente!

Apesar de ser algo que pode acontecer mesmo tomando todos os cuidados necessários, ficam aqui algumas dicas para evitar esse problema:

  • Realize simulação de crédito consignado somente em sites de confiança;
  • Tome cuidado com os seus documentos pessoais;
  • Muito cuidado com os seus dados pessoais e quem tem acesso a eles.

Conheça a uConecte

Se ainda não conhece a uConecte, convidamos você a conhecer. Somos um site que preocupa muito com a segurança dos seus dados!

Após realizar o seu cadastro, você pode simular empréstimo, refinanciamento e cartão de crédito. Contrata a proposta que achar mais interessante, faz toda a troca de documentação e assina o seu contrato, de uma forma muito simples. Confira!

SIMULE AGORA

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

2 Comments

Avatar

Rute Maria dos Santos · 16 outubro, 2019 às 20:08

Quê isso pode acontecer comigo

    Saulo Domingos

    Saulo Domingos · 21 outubro, 2019 às 9:19

    É sempre bom evitar Rute! Tome cuidado com seus documentos pessoais. Não empreste nem deixe acessível para qualquer pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Empréstimo Consignado

Qual o prazo para desistência de um empréstimo consignado?

Você realizou uma operação de crédito, assinou um contrato e já recebeu o valor na sua conta, que coisa boa né!? Mas quando viu aquele dinheiro lá e pensou nas taxas de juros e todas Leia mais…

Dicas

O banco pode negar empréstimo consignado? Saiba os motivos!

Muitos servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS possuem a seguinte dúvida: O banco pode negar empréstimo consignado? Existe a crença de como o empréstimo consignado é descontado direto na folha de pagamento, é um Leia mais…

Empréstimo Consignado

Aposentado por invalidez pode fazer empréstimo consignado inss?

Desde 2016, muitos benefícios começaram a ser revistos pelo governo. O aposentado por invalidez é um dos alvos nessa revisão. Dessa forma, muitas pessoas acabaram perdendo o valor da aposentadoria e tiveram que voltar ao Leia mais…