Já sabemos que no ano de 2022 a margem consignável dos beneficiários do INSS voltará para o percentual de 30%. Por esse motivo, muitas propostas podem ser reprovadas com a informação de margem excedida.
Vamos tratar exatamente sobre isso no nosso texto de hoje, mas antes precisamos saber o que é margem consignável para empréstimo consignado.
Margem consignável
A margem consignável é o percentual estipulado pelo governo que o seu órgão pode descontar no seu contra cheque.
Hoje, para os aposentados e pensionistas do INSS existem dois tipos de margem consignável. A de 5% é exclusiva para o cartão de crédito consignável, já a de 35% (até o dia 31/12/2021, depois dessa data vai retornar para 30%) pode ser utilizada somente para o empréstimo consignado.
Esse limite existe para que a pessoa que está realizando o crédito consignado não utilize toda a sua aposentadoria ou pensão para pagar empréstimos. Dessa forma sempre terá um valor para manter as suas contas.
Mesmo com um percentual exclusivo para empréstimo por que pode acontecer da margem ficar excedida? Vamos saber a seguir.
O que quer dizer margem excedida?
A informação de margem excedida vem diretamente do INSS, ela quer dizer que no momento você está sem margem consignável disponível para realizar a operação que deseja.
Veja aqui o nosso texto onde falamos sobre a variação da margem consignável!
Esse retorno do INSS pode acontecer nos três tipos de operação e vamos explicar cada uma delas aqui:
- Empréstimo consignado: quando está tentando realizar um novo empréstimo e não possui margem consignável para fazer essa operação;
- Refinanciamento: quando está com margem negativa ou ainda não aconteceu a desaverbação da margem para que ela seja averbada novamente na operação;
- Refinanciamento da portabilidade: quando está com margem negativa ou ainda não aconteceu a desaverbação da margem para que ela seja averbada novamente pelo novo banco.
Se realmente estiver com a margem excedida, não pode realizar mais nenhuma operação?
Posso realizar alguma operação mesmo com a margem excedida?
Na uConecte temos outras opções de crédito para os aposentados e pensionistas do INSS, mesmo que estejam com a margem excedida para o empréstimo consignado.
Além do refinanciamento e da portabilidade de crédito (você pode ter margem excedida somente para uma nova operação), temos a opção do cartão de crédito consignado. Mesmo que a sua margem consignável para empréstimo esteja excedida, lembramos que temos 5 % exclusivo para o cartão de crédito. Esse tipo de operação também libera um valor direto na sua conta, já que é permitido realizar o saque de parte do seu limite.
Também temos outras opções que não são consignáveis, vamos saber mais.
Empréstimo disponíveis na uConecte, independente da sua margem!
Temos outras possibilidades de crédito que estão disponíveis na uConecte, que você pode realizar mesmo que esteja com a sua margem excedida, ou mesmo que não seja servidor público, aposentado ou pensionista do INSS. Algumas opções até para negativados!
Vamos falar de cada uma agora:
- Empréstimo com o celular de garantia: você pode utilizar o celular como garantia para o empréstimo, desde que o seu aparelho esteja nas especificações aceitas pela financeira parceira;
- Crédito com o imóvel de garantia: disponível para todos que possuem um imóvel em seu nome que esteja de acordo com os parâmetros do banco;
- Antecipação do saque aniversário do FGTS: também chamado de empréstimo com garantia do FGTS, para realizar essa operação, é preciso que tenha saldo disponível na sua conta do FGTS;
- Empréstimo no cartão de crédito: qualquer pessoa que possui limite disponível no cartão de crédito e uma conta em seu nome pode realizar este tipo de operação conosco.
Acesse a uConecte, faça a sua simulação e contrate a proposta que achar mais interessante.
SIMULE AGORA