Se você está pensando em fazer um empréstimo, certamente deve ter se perguntado como é definida a taxa de juros. Afinal, essa taxa é um dos fatores mais importantes na hora de escolher o empréstimo certo para você.
O que define a taxa de juros de um empréstimo
Em linhas gerais, a taxa de juros é determinada com base em alguns fatores, como a política econômica do país, a oferta e demanda de crédito, o risco do tomador do empréstimo e a margem de lucro das instituições financeiras.
A política econômica do país tem grande impacto na taxa de juros de empréstimos. Se o Banco Central decide aumentar a taxa básica de juros, por exemplo, isso tende a aumentar a taxa de juros dos empréstimos também. Por outro lado, se a taxa básica de juros é reduzida, os empréstimos tendem a ficar mais baratos.
A oferta e demanda de crédito também influenciam a taxa de juros. Se muitas pessoas estão buscando empréstimos ao mesmo tempo, a tendência é que a taxa de juros suba. Já se há menos demanda por crédito, a taxa de juros tende a cair.
Outro fator que influencia a taxa de juros é o risco do tomador do empréstimo. Quanto maior o risco de inadimplência, maior tende a ser a taxa de juros. Isso porque a instituição financeira precisa se proteger de possíveis calotes.
Como o empréstimo consignado é descontado diretamente na folha de pagamento, o risco de inadimplência é muito baixo, por isso ele possui uma das taxas mais baixas do mercado.
Por fim, as instituições financeiras incluem uma margem de lucro na taxa de juros dos empréstimos. Essa margem varia de acordo com a instituição e pode ser negociada com o cliente em alguns casos.
Entender como é definida a taxa de juros pode ajudar a escolher o melhor empréstimo para sua situação financeira. Além disso, é importante comparar as taxas de diferentes instituições financeiras e negociar as condições do empréstimo antes de fechar negócio.
Acesse a uConecte!
Na uConecte você consegue simular a sua proposta e comparar em vários bancos. Conheça todas as opções de crédito disponível para você:
- Empréstimo consignado;
- Refinanciamento;
- Portabilidade de crédito;
- Cartão de crédito consignado;
- Cartão de benefício;
- Saque de parte do limite do cartão de crédito;
- Empréstimo com o celular de garantia;
- Empréstimo no cartão de crédito;
- Antecipação do saque aniversário do FGTS.
Todo o processo é feito de forma digital!
SIMULE AGORA