Muita gente entra em contato com a Emprestimofacil.com e questiona sobre o pagamento de taxa antecipada! Grande parte dessas pessoas são aposentados e pensionistas do INSS, e para todas deixamos bem claro em nosso site que NÃO solicitamos nenhum tipo de pagamento antecipado para a realização do empréstimo consignado, refinanciamento ou cartão de crédito consignado.

Vamos explicar no nosso texto porque esse tipo de cobrança não procede, e o que fazer no caso de se encontrar nessa situação. Use o nosso índice abaixo:

Cuidado com a taxa antecipada

A taxa antecipada pode aparecer disfarçada com vários nomes:

  • Seguro fiança;
  • Custas de cartório;
  • Taxa de análise;
  • Depósito de garantia;
  • Sinal do empréstimo;
  • Pagamento da primeira parcela.

E outros nomes, mas pode ter certeza de uma coisa: Se estão te cobrando antes de receber qualquer dinheiro, tome cuidado! Não faça nenhum pagamento ou depósito em alguma conta corrente informada por eles. As instituições financeiras não solicitam pagamento antecipado para a liberação de empréstimo consignado, refinanciamento ou cartão.

Veja 9 dicas para antes de contratar o seu empréstimo consignado; e

5 dicas para não ter problemas com o seu empréstimo!

Os bancos também não permitem os correspondentes a solicitarem valores aos clientes. Nem antes do contrato ser pago e nem depois, já que as parcelas são descontadas em folha.

Não só os pagamentos das parcelas, mas de quaisquer outros valores, são todos feitos diretamente ao banco na sua folha de pagamento.

Ok! Já entendeu que não pode pagar nada antecipado, mas o contrato possui diversas taxas e tarifas que são cobrados na operação. Vamos ver mais a seguir.

Banner Simule seu cartão consignado! - post Taxa antecipada no empréstimo consignado é NÃO EXISTE!

Taxas permitidas

As taxas de juros e tarifas que estão no contrato são legítimas, mas elas não são pagas através de depósitos. Essa quantia é descontada do valor total que é liberado para você.

Exemplo de algumas taxas que são permitidas:

IOF: é o Imposto sobre Operações Financeiras.
Taxa de análise: custo pela análise das suas informações para realizar a operação de crédito.

Conheça mais sobre as siglas utilizadas pelos bancos aqui!

Normalmente nesse momento surge uma nova dúvida. E os seguros? Podem ser cobrados? Como ele é pago?

Seguros no consignado

Os seguros podem ser cobrados sim! Mas não de forma antecipada e nem com pagamento separado.

Assim como o empréstimo consignado, o seguro também é descontado em seu recebimento e só pode ser realizado somente com a sua autorização.

A sua contratação também não pode ser obrigatória. Se o correspondente ou banco estiver obrigando a sua contratação é caracterizada a venda casada, prática ilegal.

Além dos valores cobrados no banco, pode ser que você gaste outros valores para realizar o empréstimo, vamos saber mais sobre eles.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Taxa antecipada no empréstimo consignado é NÃO EXISTE!

Outros gastos para contratação

Dependendo do correspondente ou banco que irá realizar, você terá algumas despesas que podem ser de:

  • Xerox da sua documentação;
  • Envio de mensagem de SMS;
  • Lan-house para a impressão dos seus documentos;
  • Ligações telefônicas;
  • Envio de documentos pelos correios;
  • Transporte para o banco ou instituição.

Esses gastos são todos pagos por você. O correspondente bancário pode até cobrir esses tipos de gastos, mas não tem a obrigação.

Lembramos que se realizar uma operação 100 % online, esses gastos serão bem menores, já que não tem a necessidade de imprimir contrato e nem enviar pelos correios. O contrato online através da uConecte é muito seguro e rápido.

Você já entendeu o que pode ser cobrado e o que não pode, mas o que fazer quando te pedem um valor indevido? Vamos saber no próximo tópico!

O que fazer quando cobrarem um pagamento antecipado

Você entrou em contato com um correspondente bancário e escolheu a sua proposta. Informou os seus dados, mas a atendente te pediu o pagamento de uma taxa antecipada e te passou uma conta para fazer o depósito. O que fazer?

Informe ao atendente que não irá realizar nenhum tipo de pagamento e prefere cancelar a proposta. Procure outro correspondente, que certamente irá efetuar a operação sem nenhum custo abusivo.

Se você já tiver feito um pagamento e não estiver mais conseguindo contato com o suposto correspondente, se direcione a uma delegacia e faça um Boletim de Ocorrência para tentar rever o seu dinheiro. Se ainda estiver em contato, NÃO deposite mais nenhum valor! Solicite a devolução do valor já pago e se não devolverem, faça um B.O.

O melhor procedimento realmente é não depositar nenhum valor e se te pedirem depósito, encerre as negociações!

Veja aqui no site do Banco Central o que eles dizem na terceira pergunta!

Simule conosco

Já sabe que não pode pagar nenhuma taxa antecipada para o correspondente. Todas as suas taxas, tarifas e valores são pagos através da sua folha de pagamento.

Faça o seu empréstimo consignado, refinanciamento e cartão de crédito consignado de forma segura com a gente! Acesse a uConecte e faça a sua simulação com quem é confiável!

Taxa antecipada no empréstimo consignado NÃO EXISTE!
5 (100%) 1 voto[s]

Baixe Materiais GratuitosPowered by Rock Convert

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Dicas

Empréstimo consignado ou financiamento de veículo?

Uma dúvida muito comum de servidores públicos, aposentados ou pensionistas do INSS que querem comprar o carro é: Faço um empréstimo consignado ou financiamento de veículo? Qual dessas opções é mais vantajosa? Vamos ajudar explicando Leia mais…

Dicas

Sem margem? Saiba qual tipo de crédito pode realizar!

Muitas pessoas chegam até a Emprestimofacil.com querendo fazer um empréstimo consignado. Mas logo nos informam que não possui margem consignável. Ou mesmo que o seu órgão não possui convênio ativo com as Instituições Financeiras que Leia mais…

Dicas

4 Formas Simples de Calcular a Taxa de Juros do Empréstimo

Aprenda como calcular a taxa de juros do seu Empréstimo Consignado com a Calculadora do Cidadão e saiba porque deve comparar as taxas em vários bancos.