Este período de quarentena e afastamento social deixou quase todos preocupados. E como se só isso não bastasse, ainda existem várias informações que mudam de um dia para o outro.

Trazendo para o lado do consignado, há duas dúvidas que os aposentados e pensionistas estão sempre questionando. A primeira é sobre o aumento do percentual da margem consignável. Essa dúvida nos levou até a escrever um texto sobre isso, leia ele aqui.

A segunda dúvida é sobre o pagamento das parcelas do empréstimo. Eles estão suspensos? Não serei descontado nos próximos meses? Como está?

Justamente para responder essa segunda dúvida que fizemos esse texto!

Está suspenso o pagamento das parcelas do empréstimo?

Vamos tentar explicar essa história desde o começo.

Com a crise econômica devido ao Covid-19, o governo tomou várias medidas para manter a economia aquecida. As principais medidas que impactaram os beneficiários do INSS foram:

Além dessas ações, os bancos tomaram medidas para auxiliar os seus clientes, como:

  • Redução de juros do cheque especial;
  • Facilidade no parcelamento de faturas de cartão de crédito;
  • Adiamento de parcelas de financiamentos sem acréscimos de juros.

Exatamente essa última medida, fez com que a Justiça Federal do Distrito Federal entrasse com o pedido de suspensão do pagamento das parcelas do empréstimo consignado.

Então, no dia 20/04/2020 a justiça determinou a suspensão do pagamento das parcelas do empréstimo consignado nos próximos 4 meses.

Suspensão do pagamento das parcelas revogado

Na última terça-feira, dia 28/04, pouco mais de uma semana depois que a justiça havia aprovada a suspensão do pagamento das parcelas, sem nenhum ônus para os aposentados e pensionistas do INSS, o Banco Central recorreu á decisão e obteve sucesso.

As principais defesas do Banco Central foram referentes ao risco de inadimplência e até a possibilidade de levar alguns bancos à falência. Já que existem instituições financeiras que basicamente atuam somente com o empréstimo consignado, tendo mais de 80% da sua receita originada dessas operações.

Então, até o momento que estamos escrevendo esse texto, tudo voltou como era antes. As parcelas serão descontadas normalmente.

Mas sabia que talvez você ainda possa realizar alguma operação conosco!

Opções de crédito na uConecte

Na uConecte além do empréstimo consignado para beneficiários do INSS e servidores públicos, também temos a opção do refinanciamento. Essa opção por sinal é quase certo que esteja disponível para os aposentados e pensionista do INSS, já que o prazo máximo aumentou de 72 para 84 parcelas. Para conferir, faça sua simulação com a gente.

A alternativa que pode liberar algum valor é o cartão de crédito consignado. Essa opção utiliza uma margem consignável exclusiva de 5%. Você ainda pode sacar até 90% do seu limite de crédito.

Se por um acaso infelizmente você não possuir margem consignável ou se é funcionário de empresa privada, empresário ou autônomo, também existe a possibilidade de simular um empréstimo pessoal. Assim como todas as opções que temos na uConecte, a contratação e assinatura do contrato é 100% online. Você faz tudo sem sair da sua casa!

SIMULE AGORA

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Dicas

Fluxo de contratação do empréstimo do SIAPE

O fluxo de contratação do empréstimo do Servidor Siape alterou no início do mês de março. Então, se você é servidor federal, aposentado ou pensionista do Siape e quer realizar uma nova operação, mas ainda Leia mais…

Dicas

Imposto de Renda do Servidor Federal (SIAPE) 2020

Todo início do ano é a mesma coisa, assim que passa o carnaval começa a contagem para fazer a declaração ao Leão. Vamos falar no nosso texto sobre o Imposto de Renda do Servidor Federal. Leia mais…

Crédito Consignado

Calculadora do Empréstimo Consignado: como usar?

A primeira dúvida ao realizar o empréstimo, é tentar descobrir quanto poderá conseguir, e este post será para te auxiliar a utilizar a calculadora do empréstimo consignado e descobrir o valor limite aproximado que pode Leia mais…