Muitos servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS possuem a seguinte dúvida: O banco pode negar empréstimo consignado?

Existe a crença de como o empréstimo consignado é descontado direto na folha de pagamento, é um dinheiro garantido. Basta solicitar que após assinar o contrato a proposta será paga. Mas não é bem assim… O banco pode sim negar a sua proposta e não liberar nenhum dinheiro para você.

Hoje vamos destacar os principais motivos que pode acontecer.

O banco pode negar o empréstimo por diversos motivos

Você acessou a uConecte, fez a simulação e contratou o empréstimo consignado, agora é só esperar a aprovação do seu órgão e do banco e receber o dinheiro! Pena que não é tão simples assim. O banco ainda pode negar a sua proposta por vários motivos.

Segue abaixo os principais motivos de recusa de uma operação de consignado:

  • Documentação pendente: Não enviou a tempo os documentos necessários, como contrato assinado, documento de identificação, comprovante de residência e contracheque (no caso de servidores públicos).
  • Falta de contato com o titular: Muitas vezes o banco só libera o empréstimo consignado quando consegue contato com a pessoa que está solicitando a operação. Se não conseguir conversar e fazer a confirmação, a proposta pode ser reprovada.
  • Falta de margem: Cada órgão tem a sua margem consignável, que é o valor máximo que uma pessoa pode comprometer do seu salário para pagar parcelas de empréstimos. Normalmente esse valor é de até 30% do salário bruto da pessoa.
  • Quantidade máxima de contratos: Assim como possui um valor máximo, o órgão também tem a quantidade máxima de empréstimos que podem ser descontados no recebimento da pessoa. O beneficiário do INSS por exemplo, pode ter até 9 empréstimos sendo descontados em cada benefício.
  • Política do banco: É realizada uma análise interna, verificando as suas políticas de crédito, caso não esteja dentro dela, o banco pode negar o seu empréstimo consignado.
  • Órgão suspenso pelo banco: Pode acontecer do convênio com o seu órgão esteja suspenso pelo banco, impossibilitando a realização da operação de crédito consignado naquele momento.
  • Cargo não permite empréstimo: Na maioria das vezes, as instituições financeiras não realizam empréstimos consignados para cargos temporários ou comissionados.

Vale lembrar que se uma instituição bancária reprovar a sua proposta, em muito casos você pode solicitar o empréstimo consignado em outro banco. Se estiver realizando a operação na uConecte, você será informado o que fazer em seguida.

Segurança dos Bancos

Esses motivos de recusa, em sua maioria são por segurança dos Bancos. Ficam com receio de liberar uma proposta e não conseguirem realizar o desconto da parcelas do empréstimo. Evitando assim prejuízos e dessa forma conseguem manter uma das menores taxas de juros do mercado.

Não conseguiu o empréstimo consignado? Veja outra opção de crédito!

Agora se você tentou realizar um empréstimo consignado e o banco reprovou por qualquer um dos motivos que informamos, saiba que você ainda tem uma possibilidade de crédito na uConecte.

Além do crédito consignado, refinanciamento e cartão de crédito consignado, ainda temos a opção de empréstimo pessoal. Qualquer um pode tentar esse empréstimo, servidor público federal, estadual, beneficiário do INSS, funcionário de empresa privada, empresário ou autônomo. Acesse e faça uma simulação!

SIMULE AGORA

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Dicas

Fluxo de contratação do empréstimo do SIAPE

O fluxo de contratação do empréstimo do Servidor Siape alterou no início do mês de março. Então, se você é servidor federal, aposentado ou pensionista do Siape e quer realizar uma nova operação, mas ainda Leia mais…

Dicas

Imposto de Renda do Servidor Federal (SIAPE) 2020

Todo início do ano é a mesma coisa, assim que passa o carnaval começa a contagem para fazer a declaração ao Leão. Vamos falar no nosso texto sobre o Imposto de Renda do Servidor Federal. Leia mais…

Crédito Consignado

Calculadora do Empréstimo Consignado: como usar?

A primeira dúvida ao realizar o empréstimo, é tentar descobrir quanto poderá conseguir, e este post será para te auxiliar a utilizar a calculadora do empréstimo consignado e descobrir o valor limite aproximado que pode Leia mais…