Quando você decide financiar um imóvel, todo o seu histórico de crédito é analisado e levado em conta para se aprovar ou não o valor do financiamento, inclusive financiamentos que você já tem, cartões de crédito e empréstimos que você pode ter realizado.

Resumindo, toda a sua capacidade de pagar o financiamento do imóvel a partir da sua renda líquida mensal é levada em conta

Mas afinal, se você já um empréstimo consignado, isso vai te impedir de financiar um imóvel?

Como funciona a análise do financiamento?

Quando decidimos fazer uma compra de valor alto, como por exemplo um imóvel ou um automóvel, é comum recorrermos a um financiamento bancário, e, quanto maior o valor a ser financiado, mais complexa pode ser a análise de aprovação.

A aprovação do financiamento pode levar até mais de 30 dias para ser feita, mesmo estando com toda a documentação necessária em ordem.

Mas posso acelerar o processo?

Não, não podemos fazer nada para apressar a análise, somente cumprir à risca todas as exigências da documentação pedida pela instituição financeira. Se houverem problemas nessa etapa, a análise do financiamento do imóvel pode atrasar ainda mais.

É importante ressaltar que interessado tem que estar em dia com todos os órgãos de proteção de crédito (SPC, Serasa, Receita Federal).

Qualquer pendência nesses órgãos pode impedir a negociação do valor do financiamento do imóvel.

Quem tem empréstimo consignado pode financiar imóvel?

Homem assinando um contrato de financiamento de imóvel -

Sim. Quem já tem um empréstimo consignado pode conseguir um financiamento de imóvel. Porém, será necessário provar que a renda mensal comporta todas as parcelas de quitação do novo crédito solicitado.

Em outras palavras, é interessante que a pessoa que vai solicitar o financiamento do imóvel não esteja com toda a sua margem consignável comprometida com empréstimo consignado.

Leia também: Você sabe o que é Margem Consignável?

A margem consignável estipula limites de quanto da renda da pessoa pode ser gasto com o pagamento das parcelas de um empréstimo mensalmente.

Com relação ao consignado, aposentados, pensionistas, servidores públicos e alguns funcionários de empresas privadas podem gastar até 35% de sua renda mensal líquida com linhas desse tipo de crédito, onde 30% do valor é destinado a empréstimos e 5% destinado a contratação de um cartão de crédito consignado.

Portanto, a instituição financeira irá avaliar quanto da renda do interessado já está comprometida com empréstimo consignado antes de aprovar o financiamento.

A partir disso, será feita a análise padrão, pra saber se é possível a pessoa arcar com todas as despesas.

Como fazer para não me endividar ao fazer um financiamento ou empréstimo?

Independente da modalidade, a decisão de fazer um financiamento/empréstimo deve ser tomada com calma e sem impulsos, afinal, você estará comprometendo parte do seu vencimento ou benefício por vários meses ou anos.

Com isso, a principal dica aqui é sempre avaliar se é essa é a melhor opção. Fazer um novo financiamento nem sempre é a melhor saída para resolver o seu problema atual.

Confira algumas dicas:

Planeje-se

Nenhum crédito deve ser tomado sem uma análise prévia, sobretudo o empréstimo consignado, que é descontado compulsoriamente do salário ou benefício.

Caso você esteja usando regularmente o empréstimo para quitar outras dívidas é importante analisar onde está o real problema da sua vida financeira. Isso pode estar sendo gerado por conta de gastos desnecessários ou compras impulsivas.

Leia também: 10 Dicas Infalíveis para Economizar hoje Mesmo

Não atrase pagamentos

O atraso nas mensalidades (exceto do empréstimo consignado, que é descontado automaticamente) acaba gerando taxas de juros extras, além de multas. Perder o controle dos pagamentos vai fazer com que a sua dívida aumente em pouco tempo.

Se isso acontecer, quite o valor aberto o quanto antes. Você pode até mesmo negociar a dívida com a instituição financeira, dependendo do tempo de atraso.

Quite as dívidas de forma antecipada

Sempre que possível quite suas dívidas antes do vencimento do contrato. Além de não ter dores de cabeça, a dívida quitada antes de seu vencimento pode trazer descontos (uma vez que é trazida ao valor presente, tendo, portanto, o valor dos juros descontados).

A dica válida aqui é: caso sobre alguma quantia no mês, aproveite para quitar as parcelas das dívidas mais caras de forma antecipada.

Simule um Empréstimo Consignado com as melhores taxas

Tá pensando em fazer um financiamento? Que tal simular um empréstimo consignado online e comparar taxas e condições de diversos bancos?

Na uConecte você contrata seu empréstimo consignado sem precisar sair de casa, em qualquer hora e lugar. É só acessar e fazer uma simulação.

SIMULE AGORA

 


Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Crédito Consignado

Como calcular margem para empréstimo consignado?

Um dúvida bem comum entre os servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS é como calcular a margem para empréstimo? Já sabemos que o crédito consignado é uma das opções de mercado com menores taxas Leia mais…

Crédito Consignado

Documentos necessários para realizar um empréstimo na uConecte

O processo de contratação de uma operação na uConecte é muito simples. Para facilitar ainda mais, vamos falar hoje no blog sobre os documentos necessários para realizar uma proposta conosco. Como deve saber, a maioria Leia mais…

Crédito Consignado

O que pode interferir no valor do empréstimo consignado?

As pessoas que acessam a uConecte em busca de um crédito rápido e fácil, acabam com a seguinte dúvida: “Quanto posso realizar de empréstimo consignado?” Essa é uma dúvida tão comum, que hoje vamos te Leia mais…