Um dúvida bem comum entre os servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS é como calcular a margem para empréstimo? Já sabemos que o crédito consignado é uma das opções de mercado com menores taxas de juros. Isso porque todo mês o valor da parcela é descontado pela instituição financeira em seu salário ou benefício.

Para os funcionários de empresas privadas, autônomos e empresários, não tem margem consignável e nem existe um limite máximo. Apesar que a maioria das financeiras não comprometem mais que 30% do valor de seu recebimento.

Margem consignável é basicamente o valor que se pode comprometer do seu recebimento.

Já para os servidores públicos e beneficiários do Dataprev, na maioria das vezes a margem consignável é de 30% para empréstimo e de 5% para o cartão de crédito consignado.

Mas como é feita a conta para calcular a margem consignável para o empréstimo? Vamos saber mais no próximo tópico.

Como é o cálculo da margem?

Calcular margem para empréstimo consignado é bem simples, segue abaixo:

  • Cálculo para descobrir o valor total da margem consignável para empréstimo: Valor do benefício| rendimento bruto (menos) descontos com impostos, planos de saúde e outros (vezes) 30%.
  • Cálculo para descobrir o valor total da margem consignável livre: Valor do benefício| rendimento bruto (menos) descontos com impostos, planos de saúde e outros (vezes) 30%. Do resultado deve subtrair todos os valores de empréstimos que possui sendo descontado do seu recebimento.

Apesar do cálculo simples, tudo bem se você não quiser realizá-lo, pode consultar a sua margem consignável através do portal do seu órgão. Veja a seguir?

Consultando a margem consignável

Como é simples realizar o cálculo da margem para empréstimo consignado, muitas vezes o correspondente bancário faz esse cálculo para você. Mas nem sempre ele vai nos informar o valor da margem correta. Isso acontece, pois muitas vezes o beneficiário possui um empréstimo sendo realizado naquele momento, ou uma proposta de refinanciamento ou de portabilidade em andamento. Tudo isso interfere no cálculo e a sua margem consignável pode ser diferente do valor encontrado.

Tanto os beneficiário quanto os servidores públicos podem acessar o Portal do seu órgão e verificar a sua margem consignável.

Confira a sua margem e simule na uConecte!

Precisa de dinheiro? Acesse o seu portal, ou realize o cálculo manualmente? Informe a sua margem no momento que realizar a simulação. Veja os valores disponíveis para você, compare e escolha o banco que preferir.

E se estiver sem margem, ainda pode tentar um empréstimo pessoal! Simule na uConecte.

SIMULE AGORA

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Crédito Consignado

Refinanciamento do consignado x Portabilidade. Saiba escolher o melhor!

Aquele servidor público ou beneficiário do INSS que não possui margem consignável disponível e está precisando de dinheiro, buscam alternativas. Aí chegamos ao seguinte ponto: Refinanciamento do consignado X Portabilidade? Primeiro vamos entender o que Leia mais…

Crédito Consignado

Empréstimo consignado é um bom negócio ou não? Saiba aqui!

Quem opta por fazer uma operação de crédito sempre fica na dúvida se vale ou não a pena realizar. Na uConecte, vários aposentados e pensionistas do INSS aparecem com dúvida se o empréstimo consignado é Leia mais…

Crédito Consignado

Meu empréstimo consignado está aprovado! Mas não recebi o dinheiro!

Todos os dias, diversas pessoas entram em contato com a gente pelo telefone, ou mesmo pelo nosso chat com o seguinte questionamento: “Meu empréstimo consignado está aprovado, cadê o meu dinheiro?” Calma, isso não é Leia mais…