Um dúvida bem comum entre os servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS é como calcular a margem para empréstimo? Já sabemos que o crédito consignado é uma das opções de mercado com menores taxas de juros. Isso porque todo mês o valor da parcela é descontado pela instituição financeira em seu salário ou benefício.
Para os funcionários de empresas privadas, autônomos e empresários, não tem margem consignável e nem existe um limite máximo. Apesar que a maioria das financeiras não comprometem mais que 30% do valor de seu recebimento.
Margem consignável é basicamente o valor que se pode comprometer do seu recebimento.
Já para os servidores públicos e beneficiários do Dataprev, na maioria das vezes a margem consignável é de 30% para empréstimo e de 5% para o cartão de crédito consignado.
Mas como é feita a conta para calcular a margem consignável para o empréstimo? Vamos saber mais no próximo tópico.
Como é o cálculo da margem?
Calcular margem para empréstimo consignado é bem simples, segue abaixo:
- Cálculo para descobrir o valor total da margem consignável para empréstimo: Valor do benefício| rendimento bruto (menos) descontos com impostos, planos de saúde e outros (vezes) 30%.
- Cálculo para descobrir o valor total da margem consignável livre: Valor do benefício| rendimento bruto (menos) descontos com impostos, planos de saúde e outros (vezes) 30%. Do resultado deve subtrair todos os valores de empréstimos que possui sendo descontado do seu recebimento.
Apesar do cálculo simples, tudo bem se você não quiser realizá-lo, pode consultar a sua margem consignável através do portal do seu órgão. Veja a seguir?
Consultando a margem consignável
Como é simples realizar o cálculo da margem para empréstimo consignado, muitas vezes o correspondente bancário faz esse cálculo para você. Mas nem sempre ele vai nos informar o valor da margem correta. Isso acontece, pois muitas vezes o beneficiário possui um empréstimo sendo realizado naquele momento, ou uma proposta de refinanciamento ou de portabilidade em andamento. Tudo isso interfere no cálculo e a sua margem consignável pode ser diferente do valor encontrado.
Tanto os beneficiário quanto os servidores públicos podem acessar o Portal do seu órgão e verificar a sua margem consignável.
- Portal de acesso de margem consignável de SP;
- Consulta de margem consignável no Meu INSS;
- Portal dos servidores estaduais;
- Sigepe (margem consignável no contracheque).
Confira a sua margem e simule na uConecte!
Precisa de dinheiro? Acesse o seu portal, ou realize o cálculo manualmente? Informe a sua margem no momento que realizar a simulação. Veja os valores disponíveis para você, compare e escolha o banco que preferir.
E se estiver sem margem, ainda pode tentar um empréstimo pessoal! Simule na uConecte.
SIMULE AGORA