Todos os aposentados e pensionistas sabem que em todos os anos devem realizar a comprovação que estão vivos ao INSS. Mas também sabemos que 2020 está sendo um ano atípico, em que está tudo diferente! Por isso, a prova de vida foi suspensa para os beneficiários por determinação do governo.
A prova de vida foi suspensa, mas por quê?
O governo por enquanto suspendeu a prova de vida por 120 dias desde o dia 17 de março, quando publicou o Decreto no Diário Oficial da União.
A determinação para suspender a prova de vida, sem causar nenhuma perda para os beneficiários ocorreu devido à pandemia que estamos atravessamos. Como grande parte dos segurados do INSS são idosos, que são o principal grupo de risco da Covid-19, com a suspensão desse processo, o governo evita que milhões de aposentados vão às agências do Dataprev ou aos bancos.
Com menos pessoas nas ruas, não temos muitas aglomerações, e dessa forma o governo tenta conter o avanço do vírus.
Quando realizar a prova de vida?
Como a prova de vida foi suspensa por um determinado período, ela deve ser obrigatória assim que terminar esse prazo. Caso ela não seja prorrogada, deverá ser feita como sempre foi.
O beneficiário deverá ir a agência bancária onde recebe o seu benefício com um documento de identificação com foto e realizar o processo.
Veja aqui o nosso texto explicando a prova de vida detalhadamente.
Sobre a uConecte
Você que é aposentado ou pensionista do INSS não precisa sair de casa para realizar uma operação de empréstimo consignado. Pode acessar a uConecte, criar a sua conta, realizar uma simulação e contratar a proposta que desejar. Empréstimo, refinanciamento ou cartão de crédito consignado.
Para servidores públicos, também temos as mesmas opções. É preciso realizar a simulação e verificar qual está disponível para o seu órgão.
Lembramos que os autônomos, empresários e funcionários de empresas privadas, podem realizar o empréstimo pessoal conosco. O melhor é que todas as opções podem ser realizadas online, assinando o contrato digitalmente.
SIMULE AGORA