Base para Reajuste INSS acima de 1 salário mínimo em 2024
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado ao longo de 2023 — que servirá de base para o reajuste dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham acima do salário mínimo neste ano — ficou em 3,71%. O indicador foi divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O índice deve corrigir cerca de 12,8 milhões de benefícios — aposentadorias, pensões e auxílios — acima do piso nacional.
Informações sobre o Reajuste
No início da semana, fontes do governo já haviam alertado que, neste ano, aposentados e pensionistas que ganham mais do que o piso nacional continuarão tendo apenas a reposição da inflação medida pelo INPC. Portanto, não haverá aumento real para esse grupo.
Reajuste Proporcional
Os que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio ao longo de 2023 e têm benefícios acima do mínimo não receberão integralmente 3,71% de reajuste. Neste caso, a correção será proporcional ao número de meses em que o INSS vem pagando o benefício. Essa tabela escalonada com o índice de correção a ser aplicado em cada caso será divulgada nesta quinta ou sexta-feira.
Da mesma forma, o INSS ainda vai divulgar os valores corrigidos de benefícios como renda mensal vitalícia e auxílio-reclusão.
Diferença entre INPC e IPCA
É importante dizer, no entanto, que o INPC — que mede a inflação para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos e que corrige os benefícios do INSS acima do piso — ficou abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — a inflação oficial do país — acumulado em 4,62% em 2023.
Reajuste para Beneficiários que Recebem até um Salário Mínimo
Vale destacar, porém, que outros 26,1 milhões de segurados do INSS ganham até um salário mínimo. Isso equivale a 67% do total de beneficiários da Previdência Social. Neste caso, o reajuste já tinha sido anunciado, pois segue o mesmo aumento do piso nacional: correção de 6,97% em 2024, equivalente à inflação acumulada entre dezembro de 2022 e novembro de 2023 (de 3,85%), mais três pontos percentuais (ganho real) relativos à expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes (2022).
Onde realizar empréstimo consignado do reajuste salarial INSS?
Simule na Emprestimofacil.com!
Na Emprestimofacil.com temos várias oportunidades de crédito para você.:
- Empréstimo consignado;
- Refinanciamento;
- Portabilidade de crédito;
- Cartão de crédito consignado;
- Cartão de benefício;
- Saque de parte do limite do cartão de crédito;
- Empréstimo com o celular de garantia;
- Empréstimo no cartão de crédito;
- Antecipação do saque aniversário do FGTS.