A antecipação do FGTS, que na verdade é a antecipação do seu saque aniversário anual, entrou como mais uma solução financeira na uConecte ao longo do ano de 2021. Mas muita gente que acessa a nossa plataforma, ainda fica na dúvida se vale à pena realizar esse tipo de operação, se é melhor realizar o saque anual no mês em que faz aniversário ou permanecer com o seu saldo no FGTS para ser utilizado em outro momento.
Hoje no nosso texto vamos tentar ajudar vocês nessa questão, para que você identifique e realize a melhor escolha. Então vamos lá!
A questão é simples, vale à pena realizar a antecipação do FGTS?
Assim como é simples a pergunta se a antecipação do FGTS vale à pena, a nossa resposta também é muito simples:
“Depende do seu objetivo a longo ou curto prazo.”
Vamos tentar explicar o porquê depende, mas antes vamos fazer uma breve explicação sobre o que é a antecipação do saque aniversário do FGTS.
Antecipação do FGTS. Como funciona?
Já fizemos outros textos no nosso blog que explica com mais detalhes de como funciona o empréstimo do FGTS ou simplesmente chamado de antecipação do saque aniversário.
O primeiro passo é escolher a opção de Saque Aniversário no aap do FGTS. Fazendo essa escolha, todo ano no mês do seu aniversário você poderá sacar parte do saldo disponível na sua conta do FGTS, de acordo com a tabela abaixo:
Com a antecipação do FGTS, você pode realizar o saque aniversário dos próximos anos (hoje temos bancos que antecipa os próximos 8 anos). Durante os anos que optou por realizar a antecipação, a Caixa irá transferir o valor do saque para o banco que realizou a operação para você.
Ok, mas é importante entender as vantagens e desvantagens em realizar esse tipo de operação. Vamos explicar a seguir.
Vantagens em realizar a antecipação do FGTS
A principal vantagem é receber parte do valor do saque aniversário antecipadamente. Digo parte do valor, pois o banco que irá realizar a antecipação vai aplicar um juros na operação.
Outra vantagem é a própria taxa de juros. Elas são bem menores se compararmos a outros empréstimos pessoais.
A terceira vantagem que podemos destacar, é que o valor da parcela que irá pagar anualmente não sai do seu orçamento, pois é um valor que ainda não recebeu.
Desvantagens para quem realiza o empréstimo no FGTS
A primeira desvantagem é não receber o valor do saque aniversário uma vez por ano, já que esse valor foi antecipado.
Mas a principal desvantagem, que pode deixar muitos trabalhadores preocupados, é que ao optar o Saque Aniversário, você abre mão do Saque Rescisão. Ou seja, em caso de demissão você não receberá o saldo do FGTS, nessa situação você receberá somente a multa de 40% em caso de demissão sem justa causa.
Já conhece as vantagens e desvantagens, mas vamos colocar outros pontos para você identificar se vale à pena realizar a antecipação do FGTS ou não.
Você vai responder a pergunta: Vale à pena realizar a antecipação do FGTS?
Já colocamos no nosso texto as vantagens e desvantagens para a antecipação do saque aniversário, mas, além disso, existem outros pontos que você deve levar em consideração antes de decidir sobre o que vai fazer. Após você verificar essas questões, você mesmo saberá a sua resposta sobre a antecipação do FGTS.
O primeiro ponto é se você precisa, ou pensa em utilizar o seu saldo disponível do FGTS no curto prazo ou em longo prazo.
- Curto Prazo:
- Você pode realizar a antecipação para algumas situações em curto prazo, como limpar o seu nome caso ele esteja sujo;
- Utilizar o dinheiro para comprar um bem à vista, sem fazer uma nova dívida;
- Investir o dinheiro em algo que permita ganhar mais que os rendimentos do FGTS e que compensa a taxa de juros aplicada pelo banco;
- Abrir o seu próprio negócio com o dinheiro antecipado;
- Utilizar o valor antecipado para dar entrada em um bem de valor relativamente mais caro, como um imóvel ou veículo por exemplo.
- Longo prazo:
- Utilizar o FGTS para dar entrada em um imóvel no futuro;
- Utilizar o FGTS para abater no saldo devedor de um imóvel financiado;
- Também pode utilizar o FGTS para reduzir as parcelas pagas no financiamento do imóvel;
- Acumular o FGTS para uma possível saída da empresa ou mesmo para receber ele quando se aposentar.
Depois que conheceu as vantagens, desvantagens e já sabe identificar o seu objetivo, curto ou longo prazo, você está pronto para fazer a sua escolha e responder para você mesmo: Vale à pena a antecipação do FGTS?
Sem saldo no FGTS, verifique as oportunidades na uConecte!
O empréstimo no FGTS é um produto relativamente recente na uConecte que possui várias alternativas disponíveis. Então se você não possui saldo disponível na sua conta ou não quer realizar a antecipação do FGTS, conheça as outras oportunidades de crédito:
- Empréstimo consignado;
- Refinanciamento do empréstimo consignado;
- Crédito com o imóvel de garantia;
- Empréstimo com o celular de garantia;
- Cartão de crédito consignado podendo sacar parte do seu limite;
- Empréstimo no cartão de crédito.
Para cada um desses produtos, é preciso verificar se o seu perfil está de acordo com as políticas do banco parceiro. Então acesse e simule!
SIMULE AGORA