Grande parte das pessoas que precisam de dinheiro, querem o quanto antes. Mas infelizmente a aprovação não é tão rápida assim. Vamos falar no nosso texto de quanto tempo demora para liberar um empréstimo consignado. No texto especificamente vamos falar do INSS.

Vamos aprender um pouco sobre como é o processo no Dataprev, e como agilizar o processo para o empréstimo consignado para aposentado ou pensionista do INSS.

Quanto tempo demora para liberar um empréstimo

Existe o tempo médio que depende do INSS, que pode ser entre 1 e 3 dias úteis. Mas cada banco também tem os seus processos internos.

Para ser bem transparente, a uConecte disponibiliza em todas as simulações feitas um quadro com os indicadores. O destaque vai para o indicador de Agilidade, mas também temos a taxa de juros de cada proposta,  inclusive com o custo efetivo total (CET) da operação. Além disso, na simulação aparece o prazo de pagamento, que pode ser de 72 meses para beneficiários do INSS e 96 meses para servidores públicos.

Segue o quadro com os indicadores:

O indicador de Agilidade mostra o tempo médio total para a aprovação e liberação do crédito para uma proposta semelhante a sua. Esse tempo é calculado a partir de todas as propostas aprovadas daquele banco nos últimos 15 dias.

Lembramos que além da análise do INSS, do banco e do correspondente, o beneficiário do INSS também participa e interfere quanto tempo demora para liberar o empréstimo. Então veja a seguir como o processo é feito por cada uma dessas partes.

Quanto tempo demora para liberar empréstimo: Análise do INSS

Como dito antes, o INSS demora para aprovar um empréstimo entre 1 e 3 dias, esse é o tempo para a averbação do contrato. Durante isso, o banco repassa todas as suas informações ao Dataprev, que vai conferir se está tudo correto:

  • Nome;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Tipo de benefício;
  • Número do benefício;
  • Dados bancários;
  • Margem consignável.

Após confirmar tudo isso e outros dados, o Dataprev retorna a resposta do INSS. Caso esteja tudo de acordo, a proposta já estará averbada, e ficará faltando somente a análise da Instituição Financeira e do Correspondente Bancário, vamos falar sobre ela no próximo tópico.

Mas se a resposta do seu órgão for negativa, teremos que verificar qual foi o problema que ocorreu e se é possível reverter esse problema.

Banner Simule seu empréstimo consignado! - post Quanto tempo demora para liberar empréstimo

Análise do Banco e do Correspondente Bancário

Os Bancos e os Correspondentes Bancários vão analisar os seus documentos pessoais, contrato e a formalização do contrato, seja ele assinado digitalmente 100 % online ou do modo convencional, através do físico.

Além dessa análise de documentos, também pode acontecer uma análise de confirmação de dados. Ela pode ser feita pela nossa empresa ou pelo banco mesmo. Cada instituição possui a sua análise, que é totalmente independente uma da outra.

Durante essas análises, pode acontecer do Banco ou Correspondente solicitar algum documento extra. Isso acontece por motivo de segurança, tanto para as empresas envolvidas como para a pessoa que está contratando o crédito.

Como liberar o empréstimo consignado mais rápido

Agora que já sabe quanto tempo demora para fazer um empréstimo consignado, veja aqui o nosso texto com dicas para agilizar a sua proposta. Faça tudo certo de primeira. Sem retrabalho e a sem a necessidade de enviar várias vezes os mesmos documentos.

Acesse a uConecte e simule o seu crédito. Empréstimo consignado, refinanciamento, cartão de crédito consignado ou empréstimo pessoal.

SIMULE AGORA

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Empréstimo Consignado

Qual o prazo para desistência de um empréstimo consignado?

Você realizou uma operação de crédito, assinou um contrato e já recebeu o valor na sua conta, que coisa boa né!? Mas quando viu aquele dinheiro lá e pensou nas taxas de juros e todas Leia mais…

Dicas

Empréstimo consignado indevido, saiba o que fazer!

Nada mais chato que olhar o seu benefício e ver que tem um desconto de um contrato de empréstimo consignado indevido. Na hora ficamos extremamente chateados, achamos um absurdo, de como o banco pode descontar Leia mais…

Empréstimo Consignado

Aposentado por invalidez pode fazer empréstimo consignado inss?

Desde 2016, muitos benefícios começaram a ser revistos pelo governo. O aposentado por invalidez é um dos alvos nessa revisão. Dessa forma, muitas pessoas acabaram perdendo o valor da aposentadoria e tiveram que voltar ao Leia mais…