O portal da transparência foi criado para que informações cadastrais e financeiras do governo federal, seja com fornecedores, convênios, folha de pagamento, viagens, entre outras, sejam divulgadas com total clareza para todos aqueles que tem interesse em acompanhar.

Isso é muito importante para que TODOS NÓS possamos acompanhar e pedir esclarecimentos sobre o gasto do dinheiro público.

Por isso vamos falar um pouco sobre o lançamento do novo e muito mais intuitivo, “Portal da Transparência”.  Vamos mostrar para você as principais mudanças e onde encontrar informações super importantes.

Sobre o Portal da Transparência

O Portal da Transparência existe desde 2004, o site foi lançado pelo Ministério da Transparência e pela Controladoria-Geral da União. Ele pode ser acessado por qualquer cidadão para verificar informações sobre o dinheiro público e assuntos referente à gestão pública do nosso país.

Como ele funciona

Cada órgão responsável passa as informações para a Controladoria-Geral da União. As duas principais fontes de dados são do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape).

Todas as informações recebidas são divulgadas no Portal da Transparência para o acesso de qualquer cidadão. Seja através de gráficos, painéis, consultas detalhadas ou mesmo dados abertos, todos os gastos estarão lá.

Novo Portal da Transparência

Nos últimos anos, o governo percebeu a necessidade de atualizar e melhorar o seu portal.

Com o objetivo de melhorar a integração, a usabilidade e facilitar as consultas aos dados no portal, desde o dia 28/06/2018, está no ar uma nova versão. Clique aqui para visitar o Portal da Transparência.

portal da transparência

Principais informações do portal

Vamos destacar as guias do Portal da Transparência:

  • Sobre o Portal
    Explica o que é, como funciona e o que você encontra. Também tem dados do portal, contato, além das leis relacionadas ao orçamento e prestações de contas.
  • Painéis
    Nesta opção, você verifica de forma fácil, vários gráficos, como Orçamento anual; Despesas públicas; Programas de governo; Órgãos e Servidores públicos; Licitações, Contratos e Convênios. Em um novo tópico vamos destacar alguns gráficos dos servidores públicos.
  • Consultas detalhadas
    Você especifica uma determinada consulta, ela pode ser sobre uma Licitação, Contrato, Servidor público, Orçamento da receita, Orçamento da despesa e várias outras informações.
  • Controle social
    É a ferramenta para o cidadão fiscalizar o governo, com as informações disponíveis do portal.
  • Rede de transparência
    Mais um espaço para o cidadão. Aqui você tem dezenas de links para acompanhar diversos projetos. Verifique aqui!
  • Receba notificações
    Você também pode se cadastrar no Portal da Transparência para receber emails de assuntos ou projetos do seu interesse.
  • Aprenda mais sobre o portal
    Nesta opção, você vai aprender um pouco mais sobre o Portal da Transparência. Também tem dicas para usar o portal, perguntas freqüentes, glossários e vídeos explicativos.

Curiosidades

Diversas funcionalidades possuem por lá mas vamos destacar os gráficos presentes no Portal da Transparência.
Veja abaixo alguns exemplos de informações dos servidores federais:

Quantidade de servidores

Tela do portal da transparência: quantidade de servidor federal

Visão geral dos servidores ativos

Tela do portal da transparência: especificações do vínculo dos servidores

Distribuição demográfica dos servidores ativos

Tela do portal da transparência: distribuição por faixa etária do servidor federal

Venha para a uConecte

Agora que conheceu o novo Portal da Transparência, suas funcionalidades, conheça também a uConecte.

Nosso APP Web onde você que é servidor federal, servidor estadual, servidor municipal, aposentado ou pensionista do INSS pode simular, comparar e contratar o seu empréstimo consignado, refinanciamento ou cartão de crédito consignado. Verifique!

SIMULE AGORA


Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Dicas

Empréstimo consignado indevido, saiba o que fazer!

Nada mais chato que olhar o seu benefício e ver que tem um desconto de um contrato de empréstimo consignado indevido. Na hora ficamos extremamente chateados, achamos um absurdo, de como o banco pode descontar Leia mais…

Dicas

Como consultar o saldo devedor para quitação do Empréstimo INSS?

Vários aposentados e pensionistas do INSS entram em contato com a uConecte querendo consultar o saldo devedor para quitação do seu empréstimo consignado. Essa informação é muito específica e pessoal do titular do empréstimo, portanto Leia mais…

Dicas

Preciso de um empréstimo?

Todos os dias diversas pessoas acessam a uConecte querendo solicitar um empréstimo, mas poucas pessoas fazem a pergunta: “Preciso de um empréstimo?” Como todos querem dinheiro, se esquecem de fazer essa pergunta. Hoje vamos te Leia mais…