O fluxo de contratação do empréstimo do Servidor Siape alterou no início do mês de março.

Então, se você é servidor federal, aposentado ou pensionista do Siape e quer realizar uma nova operação, mas ainda não sabe como autorizar ela no site do SIGEPE? Leia o nosso texto para aprender como realizar.

Vamos detalhar para você o novo fluxo para contratar um empréstimo consignado. Também vamos tirar algumas dúvidas para vocês e disponibilizar o Tutorial feito pelo governo.

Fluxo do Siape para contratação do empréstimo consignado novo

O processo terá uma nova etapa além daquelas que provavelmente você já está acostumado. Vamos relembrar como é a reserva de margem e explicar a nova parte do processo:

  1. Acessar o site do SIGEPE;
  2. Gerar a autorização para consulta e reserva de margem;
  3. O banco verifica a sua margem, reserva e aprova o seu empréstimo.

Agora que entra a parte do novo fluxo de contratação do empréstimo:

  1. Assim que o banco reservar a sua margem você terá dois dias corridos para acessar o SIGEPE e aceitar a proposta, através da Anuência. Se o aceite não acontecer dentro do prazo, a proposta será cancelada pelo seu órgão;
  2. Anuência OK, a proposta será paga pelo Banco, caso não tenha nenhuma pendência de análise do banco.

Pouca mudança no novo fluxo para contratação do empréstimo, mas com ela, certamente o processo ficou ainda mais seguro para os servidores e instituições financeiras.

Saiba mais sobre os nossos processos de segurança aqui!

Principais dúvidas sobre o novo processo

Separamos alguns pontos para esclarecimento, que talvez ainda tenha deixado dúvida para os servidores. Veja a seguir:

  • A autorização para o novo fluxo é única. Ou seja, uma autorização para cada proposta.
  • Caso esteja realizando mais de uma proposta, um empréstimo e um refinanciamento, por exemplo, você deverá gerar uma autorização e realizar o aceite de cada anuência separadamente. Uma de cada vez! O sistema não permite gerar mais de uma autorização e confirmar mais de uma anuência ao mesmo tempo.
  • A autorização (parte antiga do processo) continua com o prazo de validade de 30 dias.
  • Caso a proposta seja reprovada sem ter acontecido a reserva de margem, você ainda pode utilizar a mesma autorização.
  • Se a proposta já está com a reserva de margem aprovada e você perder o prazo de 2 dias para dar a anuência e aceitar as condições, a sua proposta será reprovada. Então o processo deverá ser refeito desde o princípio, gerando uma nova autorização.

Para facilitar ainda mais o seu entendimento, veja no próximo tópico o Tutorial disponibilizado no site do Servidor do Governo Federal.

Tutorial do Fluxo de contratação do empréstimo do SIAPE

O site do Servidor Federal adicionou o tutorial do novo Fluxo de contratação do empréstimo do Siape. Essa funcionalidade é para as propostas serem mais seguras. Também deixa a proposta com mais transparência para o servidor, aposentado ou pensionista que está contratando o empréstimo.

Segue abaixo o tutorial da “Anuência:

Fluxo de contratação do empréstimo do SIAPE - página 1 do Tutorial

Fluxo de contratação do empréstimo do SIAPE - página 2 do Tutorial

Fluxo de contratação do empréstimo do SIAPE - página 3 do Tutorial

Fluxo de contratação do empréstimo do SIAPE - página 4 do Tutorial

Fluxo de contratação do empréstimo do SIAPE - página 5 do Tutorial

O tutorial completo você encontra aqui!

Empréstimo para o SIAPE é na uConecte

A uConecte é um aplicativo Web, onde você pode fazer o seu cadastro e consegue simular várias possibilidades de crédito, como o empréstimo consignado e refinanciamento. Além dessas, tem os opção do cartão de crédito consignado.

As opções consignáveis também estão disponíveis para os aposentados e pensionistas do INSS. Caso você não possa realizar um empréstimo consignado, temos a opção do empréstimo pessoal.

Para todas as alternativas de crédito, você pode realizar a assinatura digital, 100% online! Sem a necessidade de sair da sua casa. Acesse e confira!

SIMULE AGORA

Saulo Domingos

Saulo Domingos

Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Comercial / Vendas. Trabalha na Emprestimofacil.com desde 2009, com experiência e conhecimento em empréstimo consignado e outros produtos financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Dicas

Pagamento das parcelas do empréstimo consignado está suspenso?

Este período de quarentena e afastamento social deixou quase todos preocupados. E como se só isso não bastasse, ainda existem várias informações que mudam de um dia para o outro. Trazendo para o lado do Leia mais…

Dicas

Imposto de Renda do Servidor Federal (SIAPE) 2020

Todo início do ano é a mesma coisa, assim que passa o carnaval começa a contagem para fazer a declaração ao Leão. Vamos falar no nosso texto sobre o Imposto de Renda do Servidor Federal. Leia mais…

Crédito Consignado

Calculadora do Empréstimo Consignado: como usar?

A primeira dúvida ao realizar o empréstimo, é tentar descobrir quanto poderá conseguir, e este post será para te auxiliar a utilizar a calculadora do empréstimo consignado e descobrir o valor limite aproximado que pode Leia mais…